Bibliografia

Principal

  • Terrail, Jean-Pierre (2002), De l´inegalité scolaire, Paris, La Dispute. *Silva, Cristina Gomes da (1999), Escolhas Escolares, Heranças Sociais, Oeiras, Celta. *Sebastião, João (2009), Democratização do Ensino, Desigualdades Sociais e Trajectórias Escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. *Seabra, Teresa (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, Lisboa, ICS-UL. *Matos, M. e I. Duarte (2003), Identificação dos Riscos Educativos no Ensino Básico, Lisboa, CNE. *Laurens, Jean-Paul (1992), 1 sur 500, la reussite scolaire en milieu populaire, Toulose, Press Universitaire du Mirail. *Lahire, Bernard (2008, 1995), Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável, S. Paulo, Ática. Gomes, Carlos A. (1987), "A interacção selectiva na escola de massas", Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49. Duru-Bellat, Marie (2002), Les inegalités sociales á l´école ? genèse et mites, Paris, PUF. *Cousin, Olivier (1999), L´efficacité des collèges ? Sociologie de l´effet établissement, Paris, Puf. Canário, Rui (2005), O que é a Escola? ? um ?olhar? sociológico, Porto, Porto Editora (cap.5. A escola como construção histórica, pp.59-88) Bourdieu, P. e P. Champagne (1992), « Les exclus de l´interieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75. *Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. Neves (1987), Do outro lado da escola, Lisboa, IED. Alves, N. e R. Canário (2004), ?Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010. Almeida, Ana N. e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ICS-UL. :

Secundária

  • Zanten, Agnès van (dir.) (2000), L´École: L´État des Savoirs, Paris, Ed. La Découverte Vincent, G., B. Lahire e D. Thin (1994), « Sur l´histoire et la théorie de la forme scolaire » em G. Vincent (dir.), L´éducation prisonnière de la forme scolaire? ? scolarisation et socialisation dans les sociétés industrielles, Lyon, PUL, pp.11-48. Torres, Jurgo S. (1995), O curriculum oculto, Porto, Porto Editora. Seabra, Teresa e Sandra Mateus (2007), ?Imigração e Escolaridade: trajectórias, quotidiano e aspirações?, em Guerreiro, Maria das Dores, Anália Cardoso Torres e Luís Capucha (org.), Quotidiano e Qualidade de Vida, em Portugal e a Europa: Sociedade, Estado, Quotidiano, Volume III, Lisboa, CIES-ISCTE e Celta. Seabra, Teresa (2007), "Relações das famílias com a escolaridade e resultados escolares: comparando alunos de origem cabo-verdiana, de origem indiana e autóctones", em P. Silva (org.), Escolas, Famílias e Lares: Um caleidoscópio de olhares, Lisboa, Profedições Seabra, Teresa e Sandra Mateus (2008), ?Imigração e escolaridade: trajectórias, quotidiano e aspirações?, em Guerreiro, Maria das Dores, Anália Cardoso Torres e Luís Capucha (org.), Quotidiano e Qualidade de Vida, em Portugal e a Europa: Sociedade, Estado, Quotidiano, Volume III, Lisboa, CIES-ISCTE e Celta. Seabra, Teresa (2008), Desempenho Escolar, Desigualdades Sociais e Etnicidade: Os descendentes de imigrantes indianos e cabo-verdianos no ensino básico em Portugal, Lisboa/ISCTE (Tese de doutoramento). Seabra, Teresa (2009), ?Desigualdades sociais e escolares?, Sociologia, Problemas e Práticas, nº 59, pp. 75-106. Intercultural, IP. Escolaridade Básica, Lisboa, Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Trajectos e Projectos de Jovens Descendentes de Imigrantes à Saída da Seabra, Teresa, Sandra Mateus, Elisabete Rodrigues e Magda Nico (2011), Sarmento, Manuel Jacinto (2000), Lógicas de acção nas escolas, Lisboa, Instituto de Inovação Educacional. Pinto, J. Madureira (1990), ?Escolarização, relação com o trabalho e práticas sociais? em S. Stoer (org.), Educação, Ciências Sociais e Sociedade Portuguesa, Porto, Afrontamento, pp. 15-32. Mónica, Mª Filomena (org.) (1981), Escola e classes sociais, Lisboa, GIS/Ed. Presença. Mateus, Sandra (2002), ?Futuros Prováveis: um olhar sociológico sobre os projectos de futuro no 9º ano?, Sociologia, Problemas e Práticas, 39, 117-149. Lopes, João Teixeira (1996), Tristes escolas - práticas culturais estudantis no espaço escolar urbano, Porto, Afrontamento. Lahire, Bernard (2008), La raison scolaire ? École et pratiques d´écriture, entre savoir et pouvoir, Rennes, PUR. Kellerhals, J. e C. Montandon (1991), Les stratégies éducatives des familles ? milieu social, dynamique familial et éducation des pré-adolescents, Lausanne, Delachaux et Niestle. Haecht, A. Van (2001), L´école des inégalités, Bruxelas, Ed. Talus d´approche. Grácio, Sérgio e S. Stoer (Org.) (1982), Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas, Lisboa, Liv.Horizonte. Grácio, Sérgio, S. Miranda e Stephen Stoer (Org.) (1982), Sociologia da Educação I - Funções Da Escola E Reprodução Social, Lisboa, Liv.Horizonte. Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa. Forquin, Jean-Claude (1997), Les sociologues de l´´education américains et britanniques : Présentation et choix de textes, Bruxelas, INRP/DeBoeck Université. Enguita, Mariano F. e F. Sánchez (eds.) (1999), Sociologia de la Education, Barcelona, Editorial Ariel. Enguita, M., L. Mena y J. Rivière (2010) : Fracaso y el abandono escolar en España, Fundación « La Caixa », colección Estudios Sociales, http://obrasocial.lacaixa.es/estudiossociales/coleccion_es.html Education et Societé, nº14, 2004/05 (Les classes moyennes, l´école et la ville: la reproduction renouvelée). Education et Societé, nº 5, 2000/01 (Les inégalités d´éducation: un classique revisité). Duru-Bellat, Marie e A. Henriot-Van Zanten (1992), Sociologie de L´école, Paris, Armand Colin. Dubet, F. e Martuccelli, D. (1996), A l´école - sociologie de l´experience scolaire, Paris, Ed. Du Seuil. Duarte, José B. (org.) (2002), Igualdade e Diferença numa Escola para Todos ? Contextos, Controvérsias, Perspectivas, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Domingos, Ana M.; Helena Barradas; Helena Rainha; Isabel P. Neves (1986), A teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa, FCG. Derouet, Jean-Louis (dir.) (2003), Le collège unique en question, Paris, Puf. Casa Nova, Maria José (2001), Etnicidade, Género e Escolaridade ? estudo em torno das socializações familiares de género numa comunidade cigana da cidade do Porto, Lisboa, IIE. Charlot, B., É. Bautier e J.Y. Rochex, (1993), École et savoirs en banlieue et ailleurs, Paris, A. Colin. Canário, Rui, N. Alves e C. Rolo (2001), Escola e exclusão social, Lisboa, IIE/Educa. Cabral, M. V. (2002), ?Espaços e temporalidades sociais da educação em Portugal? em AA.VV., Espaços de educação, Tempos de formação, Lisboa, FCG, pp.47-67. Bourdieu, P. e J.C. Passeron (s/d; 1970), A reprodução - elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Vega. Bourdieu, P. (1979), « Les trois états du capital culturel », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 30, pp. 3-6. Benavente, Ana; Jean Campiche; Teresa Seabra e João Sebastião (1994), Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, Lisboa, Fim de Século. Barrère, A. E N. Sembel (2006, 2002), Sociologia da Escola, S. Paulo, Ed. Loyola. Abrantes, Pedro (2003), Os Sentidos da Escola ? identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, Oeiras, Celta. :