Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03361
Acrónimo :
SDnSC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


I- Aprofundar as dimensões conceptuais, teóricas e metodológicas da super-diversidade no contexto da sociedade contemporânea. II- Analisar e interpretar os contributos dos conhecimentos sobre a super-diversidade para uma intervenção social integrada e adequada as novas realidades sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


I. Elaborar um pensamento crítico sobre a super-diversidade no contexto das novas dinâmicas da sociedade contemporânea. II. Aplicar metodologias que integrem indicadores de super-diversidade na pratica profissional III. Planear intervenções integradas no âmbito da super-diversidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Dimensões conceptuais da super-diversidade na intervenção social e política i.i problematização do conceito da super-diversidade i.ii A diversidade de diversidades (etnia, religião, língua, género, idade) i.iii A diversidade cultural vs. multiculturalidade II. Teorias e modelos com enfoque na super-diversidade ii.i Etnorelativismo cultural ii.ii abordagens Anti-discriminatórias e anti-opressivas ii.iii Teoria das Forças ii.iv O modelo de identidade nacional ii.v O assimilacionismo ii.vi O multiculturalismo ii.vii A interculturalidade III. Debates contemporâneos sobre super-diversidade na sociedade contemporânea iii.i sensibilidade(s) étnico(s)-cultural(ais) iii.ii Apresentação e discussão de experiencias e projetos a nível internacional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos são elaborados em função dos objetivos da unidade curricular. Os objetivos são orientadores da definição dos conteúdos programáticos com vista à aquisição das competências específicas. Legenda: Objetivo geral= (OG) Objetivo de aprendizagem (OA) Conteúdo programático (CP) Demonstração da coerência: OG(I) OA (I) CP (I,II) OG(II) OA (II,III) CP (II,III)

Avaliação / Assessment


A unidade curricular possui apenas uma modalidade de avaliação: ?Avaliação final?. A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema relacionado com a super-diversidade e que deverá ser discutido com o professor (num máximo de 8 páginas) que equivale a 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa; - Análise e interpretação de documentos pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Geldof, D. (2016). Superdiversity and the City. In Social Work and the City (pp. 127?149). London: Palgrave Macmillan UK. https://doi.org/10.1057/978-1-137-51623-7_5 Dominelli, L., & Moosa-Mitha, M. (2014). Reconfiguring citizenship: Social exclusion and diversity within inclusive citizenship practices. Surrey: Ashgate Publishing Limited. Dominelli, L. (2007). Revitalising Communities in a Globalising World. (L. Dominelli, Ed.). Hampshire: Ashgate Publishing Limited. Dominelli, L. (2002). Anti-Oppressive Social Work Theory and Practice. New York: Palgrave Macmillan. Dominelli, L. (1997) Anti-Racist Social Work. A Challenge for White Practitioners and Educators. New York: Palgrave Macmillan. Boccagni, P. (2015). (Super)diversity and the migration?social work nexus: a new lens on the field of access and inclusion? Ethnic and Racial Studies, 38(4), 608?620. https://doi.org/10.1080/01419870.2015.980291

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vertovec, S. (2010). Towards post-multiculturalism? Changing communities, conditions and contexts of diversity. International Social Science Journal, 61(199), 83?95. https://doi.org/10.1111/j.1468-2451.2010.01749.x Sealy, T. (2018). Multiculturalism, interculturalism, ?multiculture? and super-diversity: Of zombies, shadows and other ways of being. Ethnicities, 0(0), 1?25. https://doi.org/10.1177/1468796817751575 Retortillo Osuna, Á., Ovejero Bernal, A., Cruz Sousa, F., Lucas Mangas, S., & Arias Martínez, B. (2006). INMIGRACIÓN Y MODELOS DE INTEGRACIÓN: ENTRE LA ASIMILACIÓN Y EL MULTICULTURALISMO. Revista Universitaria de Ciencias Del Trabajo, 7, 123?139. Micolta León, A. (2005). Teorías y conceptos asociados al estudio de las migraciones internacionales. Trabajo Social ( Universidad Nacional de Colombia ), (7), 59?76. García Abad, R. (2003). UN ESTADO DE LA CUESTIÓN DE LAS TEORÍAS DE LAS MIGRACIONES. Historia Contemporánea, 26, 329?351. Creese, A., & Blackledge, A. (2018). The Routledge Handbook of Language and Superdiversity - Google Libros. (A. Creese, Angela and Blackledge, Ed.). New York: Routledge. Taylor & Francis. Vertovec, S. (2017). Talking around super-diversity. Ethnic and Racial Studies. https://doi.org/10.1080/01419870.2017.1406128 Vertovec, S. (2010). Towards post-multiculturalism? Changing communities, conditions and contexts of diversity. International Social Science Journal, 61(199), 83?95. https://doi.org/10.1111/j.1468-2451.2010.01749.x Vertovec, S. (2007). Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, 30(6), 1024?1054. https://doi.org/10.1080/01419870701599465 Van Breugel, I., Maan, X., & Scholten, P. (n.d.). Conceptualizing Mainstreaming in Immigrant Integration Governance. Rotterdam. Schrooten, M., Geldof, D., & Withaeckx, S. (2015). Transmigration and urban social work: towards a research agenda. European Journal of Social Work , 1?13. https://doi.org/10.1080/13691457.2014.1001725 Robaeys, B. Van, Van Ewijk, H., & Dierckx, D. (2018). The challenge of superdiversity for the identity of the social work profession: Experiences of social workers in ?De Sloep? in Ghent, Belgium. International Social Work, 61(2), 274?288. https://doi.org/10.1177/0020872816631600 Mintchev, N., & Moore, H. L. (2018). Super-diversity and the prosperous society. European Journal of Social Theory, 21(1), 117?134. https://doi.org/10.1177/1368431016678629 Meissner, F., & Vertovec, S. (2016). Comparing super-diversity. New York: Routledge. Taylor & Francis. Meissner, F., & Vertovec, S. (2015). Comparing super-diversity. Ethnic and Racial Studies, 38(4), 541?555. https://doi.org/10.1080/01419870.2015.980295 Goodson, L., & Grzymala-Kazlowska, A. (2017). Researching Migration in a Superdiverse Society: Challenges, Methods, Concerns and Promises. Sociological Research Online, 22(1), 1?13. https://doi.org/10.5153/sro.4168

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16