Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03361
Acrónimo :
SDnSC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


I- Aprofundar as dimensões conceptuais, teóricas e metodológicas da super-diversidade no contexto da sociedade contemporânea. II- Analisar e interpretar os contributos dos conhecimentos sobre a super-diversidade para uma intervenção social integrada e adequada as novas realidades sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


I. Elaborar um pensamento crítico sobre a super-diversidade no contexto das novas dinâmicas da sociedade contemporânea. II. Aplicar metodologias que integrem indicadores de super-diversidade na pratica profissional III. Planear intervenções integradas no âmbito da super-diversidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Dimensões conceptuais da super-diversidade na intervenção social e política i.i Problematização do conceito da super-diversidade i.ii A diversidade de diversidades (etnia, religião, língua, género, idade) i.iii As dimensões da super-diversidade II. Teorias e modelos com enfoque na super-diversidade ii.i Etnorelativismo cultural ii.ii abordagens Anti-discriminatórias e anti-opressivas ii.iii Teoria das Forças ii.iv O modelo de identidade nacional ii.v O assimilacionismo ii.vi O multiculturalismo ii.vii A interculturalidade III. Debates contemporâneos sobre super-diversidade na sociedade contemporânea iii.i sensibilidade(s) étnico(s)-cultural(ais) iii.ii Apresentação e discussão de experiencias e projetos a nível internacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são elaborados em função dos objetivos da unidade curricular. Os objetivos são orientadores da definição dos conteúdos programáticos com vista à aquisição das competências específicas. Legenda: Objetivo geral= (OG) Objetivo de aprendizagem (OA) Conteúdo programático (CP) Demonstração da coerência: OG(I) OA (I) CP (I,II) OG(II) OA (II,III) CP (II,III)

Avaliação / Assessment


A unidade curricular possui apenas uma modalidade de avaliação: Avaliação final. A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema relacionado com a super-diversidade e que deverá ser discutido com o professor (num máximo de 8 páginas) que equivale a 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem são estruturadas para proporcionar um entendimento profundo dos conceitos teóricos e aplicados da área, através de métodos expositivos e participativos. Estas metodologias maximizam a assimilação dos conteúdos pelos estudantes e promovem a sua aplicação prática no contexto profissional. I. Organização e Funcionamento da UC A unidade curricular está organizada em torno de três temas principais: Dimensões conceptuais da super-diversidade na intervenção social e política; Teorias e modelos com enfoque na super-diversidade; e debates contemporâneos sobre super-diversidade na sociedade contemporânea. Cada tema é abordado através de sessões teórico-práticas e seminários, distribuídas de forma equilibrada para garantir a cobertura abrangente e profunda dos conteúdos programáticos. Para compreender a articulação dos conteúdos com as horas atribuídas a cada tema, por favor, ver "Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC" II. Métodos de Ensino II.i Exposição Teórica Apresentação dos conceitos fundamentais e teorias relacionadas aos temas da unidade curricular para facilitar a compreensão inicial e a base teórica necessária. II.ii Debate e Discussão Sessões participativas que incentivam os alunos a discutir e refletir sobre os conteúdos apresentados, promovendo um entendimento mais crítico dos assuntos tratados. II.iii Análise e Interpretação de Documentos Atividades práticas onde os estudantes analisam e interpretam documentos relevantes, aplicando os conceitos teóricos na prática. III. Trabalho Autónomo do Estudante O trabalho autónomo é uma componente crucial desta unidade curricular, complementando as horas de contacto. Os estudantes são incentivados a realizar: III.i Leituras Dirigidas Leitura de textos académicos e documentos relevantes para aprofundamento teórico. III.ii Exercícios Práticos Realização de exercícios que aplicam os conceitos teóricos a situações práticas. IV. Articulação com o Modelo Pedagógico do Iscte As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular são coerentes com o modelo pedagógico do Iscte, que enfatiza a aprendizagem ativa, a reflexão crítica e a integração entre teoria e prática. A combinação de métodos expositivos e participativos, juntamente com a ênfase no trabalho autónomo, assegura que os estudantes não adquiram apenas conhecimentos teóricos, mas também que desenvolvam competências práticas essenciais para o exercício profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino caracterizada por uma metodologia mista (exposição e debate), promovendo um método reflexivo, expresso nos objectivos da Unidade Curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência para o exercício profissional.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vertovec, S. (2007). Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, 30(6), 1024-1054. https://doi.org/10.1080/01419870701599465 Meissner, F., Sigona, N., & Vertovec, S. (Eds.). (2023). The Oxford Handbook of Superdiversity. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780197544938.001.0001 Meissner, F., & Vertovec, S. (2016). Comparing super-diversity. Routledge. Vertovec, S. (2017). Talking around super-diversity. Ethnic and Racial Studies. https://doi.org/10.1080/01419870.2017.1406128

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tema 1 Aptekar, S. (2019). Super-diversity as a methodological lens: Re-centring power and inequality. Ethnic and Racial Studies, 42(1), 53-70. https://doi.org/10.1080/01419870.2017.1406124 Boccagni, P. (2015). (Super)diversity and the migration–social work nexus: A new lens on the field of access and inclusion? Ethnic and Racial Studies, 38(4), 608-620. https://doi.org/10.1080/01419870.2015.980291 Creese, A., & Blackledge, A. (Eds.). (2018). The Routledge Handbook of Language and Superdiversity. Routledge. Geldof, D. (2016). Superdiversity and the City. In Social Work and the City (pp. 127-149). Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1057/978-1-137-51623-7_5 Grzymala-Kazlowska, A., & Phillimore, J. (2018). Introduction: Rethinking integration. New perspectives on adaptation and settlement in the era of super-diversity. Journal of Ethnic and Migration Studies, 44(2), 179-196. https://doi.org/10.1080/1369183X.2017.1341706 Meissner, F. (2015). Migration in migration-related diversity? 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Transmigration and urban social work: Towards a research agenda. European Journal of Social Work, 18(2), 288-302. https://doi.org/10.1080/13691457.2014.1001725 Vertovec, S. (2010). Towards post-multiculturalism? Changing communities, conditions and contexts of diversity. International Social Science Journal, 61(199), 83-95. https://doi.org/10.1111/j.1468-2451.2010.01749.x Tema 2 Dominelli, L., & Moosa-Mitha, M. (Eds.). (2014). Reconfiguring citizenship: Social exclusion and diversity within inclusive citizenship practices. Ashgate. Dominelli, L. (Ed.). (2007). Revitalising Communities in a Globalising World. Ashgate. Dominelli, L. (2002). Anti-Oppressive Social Work Theory and Practice. Palgrave Macmillan. Dominelli, L. (1997). Anti-Racist Social Work: A Challenge for White Practitioners and Educators. Palgrave Macmillan. Sealy, T. (2018). Multiculturalism, interculturalism, “multiculture” and super-diversity: Of zombies, shadows and other ways of being. Ethnicities, 20(4), 527-545. https://doi.org/10.1177/1468796817751575 Retortillo Osuna, Á., Ovejero Bernal, A., Cruz Sousa, F., Lucas Mangas, S., & Arias Martínez, B. (2006). Inmigración y modelos de integración: Entre la asimilación y el multiculturalismo. Revista Universitaria de Ciencias del Trabajo, 7, 123-139. Urry, J. (2005). The complexity turn. Theory, Culture & Society, 22(5), 1-14. https://doi.org/10.1177/0263276405057188 Schiller, N. G., & Salazar, N. B. (2013). Regimes of mobility across the globe. Journal of Ethnic and Migration Studies, 39(2), 183-200. https://doi.org/10.1080/1369183X.2013.723253 Beck, U., & Sznaider, N. (2006). Unpacking cosmopolitanism for the social sciences: A research agenda. British Journal of Sociology, 57(1), 1-23. https://doi.org/10.1111/j.1468-4446.2006.00091.x Hernandez, F., & Kose, B. W. (2012). The developmental model of intercultural sensitivity: A tool for understanding principals’ cultural competence. Education and Urban Society, 44(4), 512-530. https://doi.org/10.1177/0013124510393336 Tema 3 Creese, A., & Blackledge, A. (Eds.). (2018). The Routledge Handbook of Language and Superdiversity. Routledge. Van Breugel, I., Maan, X., & Scholten, P. (n.d.). Conceptualizing mainstreaming in immigrant integration governance. Erasmus University Rotterdam. Robaeys, B., Van Ewijk, H., & Dierckx, D. (2018). The challenge of superdiversity for the identity of the social work profession: Experiences of social workers in “De Sloep” in Ghent, Belgium. International Social Work, 61(2), 274-288. https://doi.org/10.1177/0020872816631600 Mintchev, N., & Moore, H. L. (2018). Super-diversity and the prosperous society. European Journal of Social Theory, 21(1), 117-134. https://doi.org/10.1177/1368431016678629 Meissner, F., & Vertovec, S. (2015). Comparing super-diversity. Ethnic and Racial Studies, 38(4), 541-555. https://doi.org/10.1080/01419870.2015.980295 Goodson, L., & Grzymala-Kazlowska, A. (2017). Researching migration in a superdiverse society: Challenges, methods, concerns and promises. Sociological Research Online, 22(1), 1-13. https://doi.org/10.5153/sro.4168

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23