Ramirez, F., e J. Boli (1999), "Texto 20: La construcción política de la escolarización de masas: sus orígenes europeos e institucionalización mundial", em Mariano F. Enguita (org.), Sociología de la Educación, Barcelona, Ariel Referencia, pp. 297-314.
Prats, Joaquim, e Francesc Pedró (orgs.) (2005), Los Sistemas Educativos Europeos: Crisis o Transformación?, Barcelona, Obra Social, Fundación "La Caixa".
Popkewitz, Thomas S. (1999), "O estado e a administração da liberdade nos finais do século XX: descentralização e distinções estado/sociedade civil", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Asa, pp. 11- 66.
Osborn, Marilyn, Patricia Broadfoot, Elizabeth McNess, Claire Planel, Birte Ravn, e Pat Triggs (2003), A World of Difference? Comparing Learners Across Europe, Glasgow, Open University Press.
Nóvoa, António; Schriewer, Jurgen (eds.) (2000), A Difusão Mundial da Escola, Lisboa, Educa.
Meyer, John, Francisco Ramirez, e Yasemin Nuhoglu Soysal (1992), "World expansion of mass education, 1870-1970", Sociology of Education, 65, pp. 128-149.
Meuret, Denis, e Marie Duru-Bellat (2003), "English and French modes of regulation of the education system: a comparison ", Comparative Education, 39(4), pp. 463-477.
Martins, Susana da Cruz (2011), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais.
Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, J. M. Gray, e P. Daly (orgs.) (2004), Institutional Context of Education Systems in Europe: A Cross-Country Comparison on Quality and Equity, Dordrecht, Kluwer Academic Publishers.
Gauthier, Roger-François (2006), The Content of Secondary Education Around the World: Present Position and Strategic Choices, Paris, UNESCO.
Dupriez, Vincent, e Xavier Dumay (2006), "Inequalities in school systems: effect of school structure or of society structure?" Comparative Education, 42(2), pp. 243-260.
Benavot, Aaron (2006), "The Diversification of Secondary Education: School Curricula in Comparative Perspective", IBE Working Papers on Curriculum Issues, UNESCO ed., Vol. 6, UNESCO, pp. 1-24.
Barroso, João (2003), "Regulação e desregulação nas políticas educativas: tendências emergentes em estudos de educação comparada", em João Barroso (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa, pp. 19-48.
Azevedo, Joaquim (2000), O Ensino Secundário na Europa: O Neoprofissionalismo e o Sistema Educativo Mundial, Porto, Edições Asa.
Archer, Margaret (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage.
:
Secundária
Zanten, Agnès van (dir.) (2000), L´École: L´État des Savoirs, Paris, Ed. La Découverte.
Weiler, Hans N. (1999), "Perspectivas comparadas em descentralização", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Edições ASA, pp. 95-122.
Vasconcellos, Maria Drosile (2000), "L'évolution des politiques éducatives", em Agnès Van Zanten (org.), L'École, l'Etat des Savoirs, Paris, Éditions la Découverte, pp. 85-94.
UNESCO (2010), Global Education Digest 2010: Comparing Education Statistics Across the World, Montreal, Unesco.
Schriewer, Jürgen (2003), "Globalisation in education: process and discourse", Policy Futures in Education, 1(3), pp. 271-283.
Saha, Lawrence (2001), "The Sociology of comparative education", em Jack Demaine (ed.), Sociology of Education Today, Londres, Palgrave.
Richonnier, Michel (2008), "Que escolas para o século XXI? A abordagem da União Europeia", Comunicação apresentada no As Escolas Face a Novos Desafios/Schools Facing Up New Challenges, Portugal 2007, Lisboa, 2 e 3 de Novembro de 2007, IGE-ME.
Pedró, Francesc (1999), "Nuevas metas para la enseñanza postobligatoria en Europa", Colóquio/Educação e Sociedade - «Ensino secundário: desafios e alternativas», 5, pp. 69-81.
OCDE (2008, 2009 e 2010), Education at a Glance, Paris.
Nóvoa, António, e Tali Yariv-Mashal (2003), "Comparative research education: a mode of governance or a historical journey?", Comparative Education, 39(4), pp. 423-438.
Meyer, John, Francisco O. Ramirez, David John Frank, e Evan Schofer (2006), "Higher Education as an Institution", CDDRL, Working Papers, 57.
Martins, Susana da Cruz (2005), "Portugal, um lugar de fronteira na Europa: uma leitura de indicadores socioeducacionais", Sociologia, Problemas e Práticas, 49, pp. 141-161.
Lima, Licínio C., e Almerindo Janela Afonso (2002), Reformas da Educação Pública: Democratização, Modernização, Neoliberalismo, Porto, Afrontamento.
Lawn, Martin, e Bob Lingard (2002), "Constructing a European policy space in Educational Governance: the role of transnational policy actors", European Educational Research Journal, 1(2), pp. 290-307.
Kyvik, Svein (2004), "Structural Changes in Higher Education Systems in Western Europe", Higher Education in Europe, XXIX (3), pp. 393-409.
Jarvis, Peter (2000), "Globalisation, the learning society and comparative education", Comparative Education, 36(3), pp. 343-355.
Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, e J. M. Gray (2008), "Comparing key dimensions of schooling: towards a typology of European school systems", Comparative Education, 44(1), pp. 93-110.
HIS (2008), Eurostudent III 2005-2008: Social and Economic Conditions of Student Life in Europe, Hanover.
Halsey, A. H. (2006), "The European university", em Hugh Lauder, Phillip Brown, Jo-Anne Dillabough, e A. H. Halsey (orgs.), Education, Globalization and Social Change, Oxford, Oxford University Press, pp. 854-865.
Green, Andy (2006), "Education, globalization, and the nation state", em Hugh Lauder, Phillip Brown, Jo-Anne Dillabough, e A. H. Halsey (orgs.), Education, Globalization and Social Change, Oxford, Oxford University Press, pp. 192-197.
Green, Andy (1999), "Êxito educativo em sistemas centralizados e descentralizados", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Edições ASA, pp. 67-94.
Gorard, Stephen, e Emma Smith (2004), "An international comparison of equity in education systems", Comparative Education, 40(1), pp. 15-28.
Fredriksson, ULF (2003), "Changes of education policies within the European Union in the light of globalisation", European Educational Research Journal, 2(4), pp. 522-546.
Ferreira, António Gomes (2008), ?O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade?, Educação, 31(2), pp. 124-138.
Eurydice, EACEA (2009), Key Data on Education in Europe 2009, Bruxelas, Comissão Europeia.
Eurydice (2008), Níveis de Autonomia e Responsabilidades dos Professores na Europa, Bruxelas, Comissão Europeia.
Eurydice, EACEA (2007/08), Description of the Structures of the Education Systems from Pre-primary to Higher Education (ISCED 0 to 5), School Year 2007/08, Bruxelas, Comissão Europeia.
Eurydice (2007), Autonomia das Escolas na Europa: Políticas e Medidas, Bruxelas, Comissão Europeia.
Ertl, Hubert, e David Phillips (2006), "Standardization in EU education and training policy: findings from European research network", Comparative Education, 42(1), pp. 77-91.
Duru-Bellat, Marie, e Bruno Suchaut (2005), "Organisation and context, efficiency and equity of educational systems: what PISA tells us", European Educational Research Journal, 4(3), pp. 181-194.
Durkheim, Émile (2007), Educação e Sociologia, Lisboa, Edições 70.
Dale, Roger (2004), "Globalização e educação: demonstrando a existência de uma «cultura educacional mundial comum» ou localizando uma «agenda globalmente estruturada para a educação»?" Educação e Sociedade, 25(87), pp. 423-460.
Dale, Roger (2005), "Globalisation, knowledge economy and comparative education", Comparative Education, 41(2), pp. 117-149.
Crahay, Marcel (1999), Podemos Lutar Contra o Insucesso Escolar? Lisboa, Instituto Piaget.
Cardoso, Clementina Marques (2003), "Do público ao privado: gestão racional e critérios de mercado, em Portugal e em Inglaterra", em João Barroso (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa, pp. 149-191.
Burns, Tom R., e Helena Flam (2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta Editora.
Broadfoot, Patricia (2000), "Comparative education for the 21st century: retrospect and prospect", Comparative Education, 36(3), pp. 357-371.
Bourdieu, Pierre, e Jean-Claude Passeron (1964), Les Héritiers: Les Étudiants et la Culture, Paris, Les Éditions de Minuit.
Barroso, João (2003) (org.), A Escola Pública: Regulação, Desregulação, Privatização, Porto, Asa.
Ballion, Robert (1999), "Texto 19: La enseñanza privada: una «escuela a medida»?" em Mariano F. Enguita (org.), Sociología de la Educación, Barcelona, Editorial Ariel, pp. 272-294.
Azevedo, Joaquim (2007), Sistema educativo mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação, Fundação Manuel Leão, Vila Nova de Gaia.
Antunes, Fátima (2005), "Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfoses ", Sociologia, Problemas e Práticas, 47, pp. 125-143.
Alves, Natália, e Rui Canário (2004), "Escola e exclusão social: das promessas às incertezas", Análise Social, V.38 (169), pp. 981-1010.
Alves, José Matias (1999), Crises e Dilemas do Ensino Secundário: Em Busca de Um Novo Paradigma, Porto, Asa, Cadernos Pedagógicos.
: