Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03394
Acrónimo :
SEGE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem por objectivo principal capacitar os alunos para uma discussão aprofundada dos principais tópicos da governação da empresa à volta do mundo. Diferentes sistemas de governação da empresa serão analisados e estudadas as suas implicações na economia do mundo globalizado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Descrever os principais sistemas de governação de diferentes regiões 2. Descrever criticamente as relações e as implicações entre dimensões da gestão e os diferentes modelos de governação da empresa 3. Compreender as dinâmicas nos conselhos de administração

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à governação da empresa 2. Sistemas de governação da empresa 3. Tópicos avançados na governação da empresa: estrutura de capital, responsabilidade social da empresa e sustentabilidade 4. Dinâmica nos conselhos de administração

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - (CP1 e CP2) OA2 - (CP3) OA3 - (CP4)

Avaliação / Assessment


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalho de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Avaliação contínua: 50% Trabalho individual + 50% Trabalho de Grupo. Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre: Exame final - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos: OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1,OA3 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo: OA1 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Transversal a todos os OAs.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


George, K, Osborne, S., Putte, A.V (2021). "Corporate Governance 3.0". TGF: Birmingham, UK

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Ismail, A. M., & Latiff, I. H. M. (2019). Board diversity and corporate sustainability practices: Evidence on environmental, social and governance (ESG) reporting. International Journal of Financial Research, 10(3), 31-50. - Dah, M. A., & Frye, M. B. (2017). Is board compensation excessive?. Journal of Corporate Finance, 45, 566-585. - Brown, G., Petterson, R. (2021). Disaster in the boardroom. Springer: London, UK - Jensen, Michael & William Meckling (1976), Theory of firm: managerial behaviour, agency costs and ownership structure, Journal of Financial Economics, 3(4), 203-360

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16