Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objectivo principal capacitar os alunos para uma discussão aprofundada dos principais tópicos da governação da empresa à volta do mundo. Diferentes sistemas de governação da empresa serão analisados e estudadas as suas implicações na economia do mundo globalizado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Descrever os principais sistemas de governação de diferentes regiões 2. Descrever criticamente as relações e as implicações entre dimensões da gestão e os diferentes modelos de governação da empresa 3. Compreender as dinâmicas nos conselhos de administração
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à governação da empresa 2. Sistemas de governação da empresa 3. Tópicos avançados na governação da empresa: estrutura de capital, responsabilidade social da empresa e sustentabilidade 4. Dinâmica nos conselhos de administração
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - (CP1 e CP2) OA2 - (CP3) OA3 - (CP4)
Avaliação / Assessment
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalho de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Avaliação contínua: 50% Trabalho individual + 50% Trabalho de Grupo. Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre: Exame final - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos: OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: OA1,OA3 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo: OA1 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Transversal a todos os OAs.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
George, K, Osborne, S., Putte, A.V (2021). "Corporate Governance 3.0". TGF: Birmingham, UK
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Ismail, A. M., & Latiff, I. H. M. (2019). Board diversity and corporate sustainability practices: Evidence on environmental, social and governance (ESG) reporting. International Journal of Financial Research, 10(3), 31-50. - Dah, M. A., & Frye, M. B. (2017). Is board compensation excessive?. Journal of Corporate Finance, 45, 566-585. - Brown, G., Petterson, R. (2021). Disaster in the boardroom. Springer: London, UK - Jensen, Michael & William Meckling (1976), Theory of firm: managerial behaviour, agency costs and ownership structure, Journal of Financial Economics, 3(4), 203-360
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16