Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há
Objetivos Gerais / Objectives
Avaliar o impacto da corporate governance no desempenho das empresas
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Comparar os principais modelos de governação 2. Analisar os tópicos chave na governação da empresa 3. Avaliar as dinâmicas nos conselhos de administração e os seus impactos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução à governação da empresa e aos seus principais modelos 2. Tópicos chave na governação da empresa 3. Dinâmicas nos conselhos de administração
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita. O CP 1 (Introdução à governação da empresa e aos seus principais modelos) está associado ao objetivo OA1 de Descrever os principais modelos de governação. O CP2 (Tópicos chave na governação da empresa) está associado ao OA2, Identificar e analisar os tópicos chave na governação da empresa O CP 3 (Dinâmicas nos conselhos de administração) está associado ao Compreender as dinâmicas nos conselhos de administração (OA3).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 50% Trabalho individual + 50% Trabalho de grupo. Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação por exame: Teste - 100% .
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem foram definidas tendo em conta as características e especificidades da UC (nomeadamente, a natureza aplicada e comportamental da UC e as 15h00 horas de contacto), sendo usadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência, no início de cada conteúdo programático novo 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação, a seguir à exposição 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, incluindo leitura de documentação e materiais de estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O ODS 8 está associado à UC pois esta contribui para uma melhor governance das empress que se traduz num maior crescimento económico Não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT), exceto se o docente o autorizar excecionalmente
Bibliografia Principal / Main Bibliography
George, K, Osborne, S., Putte, A.V (2021). Corporate Governance 3.0. TGF: Birmingham, UK
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Ismail, A. M., & Latiff, I. H. M. (2019). Board diversity and corporate sustainability practices: Evidence on environmental, social and governance (ESG) reporting. International Journal of Financial Research, 10(3), 31-50. - Peterson, R., falcão, P.F. (2023), 6 Kinds of Board members and how to influence them, Harvard Business Review, online - Brown, G., Petterson, R. (2021). Disaster in the boardroom. Springer: London, UK - Jensen, Michael & William Meckling (1976), Theory of firm: managerial behaviour, agency costs and ownership structure, Journal of Financial Economics, 3(4), 203-360
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-20