Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03394
Acrónimo :
SEGE
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há

Objetivos Gerais / Objectives


Avaliar o impacto da corporate governance no desempenho das empresas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Comparar os principais modelos de governação 2. Analisar os tópicos chave na governação da empresa 3. Avaliar as dinâmicas nos conselhos de administração e os seus impactos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução à governação da empresa e aos seus principais modelos 2. Tópicos chave na governação da empresa 3. Dinâmicas nos conselhos de administração

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita. O CP 1 (Introdução à governação da empresa e aos seus principais modelos) está associado ao objetivo OA1 de Descrever os principais modelos de governação. O CP2 (Tópicos chave na governação da empresa) está associado ao OA2, Identificar e analisar os tópicos chave na governação da empresa O CP 3 (Dinâmicas nos conselhos de administração) está associado ao Compreender as dinâmicas nos conselhos de administração (OA3).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: 50% Trabalho individual + 50% Trabalho de grupo. Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação por exame: Teste - 100% .

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem foram definidas tendo em conta as características e especificidades da UC (nomeadamente, a natureza aplicada e comportamental da UC e as 15h00 horas de contacto), sendo usadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência, no início de cada conteúdo programático novo 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação, a seguir à exposição 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, incluindo leitura de documentação e materiais de estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O ODS 8 está associado à UC pois esta contribui para uma melhor governance das empress que se traduz num maior crescimento económico Não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT), exceto se o docente o autorizar excecionalmente

Bibliografia Principal / Main Bibliography


George, K, Osborne, S., Putte, A.V (2021). Corporate Governance 3.0. TGF: Birmingham, UK

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Ismail, A. M., & Latiff, I. H. M. (2019). Board diversity and corporate sustainability practices: Evidence on environmental, social and governance (ESG) reporting. International Journal of Financial Research, 10(3), 31-50. - Peterson, R., falcão, P.F. (2023), 6 Kinds of Board members and how to influence them, Harvard Business Review, online - Brown, G., Petterson, R. (2021). Disaster in the boardroom. Springer: London, UK - Jensen, Michael & William Meckling (1976), Theory of firm: managerial behaviour, agency costs and ownership structure, Journal of Financial Economics, 3(4), 203-360

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-20