Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
O1 - Introduzir os mestrandos à investigação científica e às metodologias da investigação científica, incluindo aos desafios da investigação pluridisciplinar e interdisciplinar. O2 - Apoiar os mestrandos no desenho dos seus projetos de investigação que servirão de base à elaboração das dissertações de mestrado. O3 ? Facilitar a identificação dos temas e tópicos a investigar em governação e sustentabilidade do mar, apoiada seja na experiência profissional, seja em interesses académicos ou pessoais do mestrando (e considerando, designadamente, os conteúdos do Seminário Interdisciplinar).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 ? Exposição dos mestrandos aos conceitos básicos, objetivos, problemas e dilemas, e desafios contemporâneos da investigação científica em ciências sociais. OA2 - Estimular o debate crítico sobre a natureza, os fins e os meios da investigação científica em ciências sociais. OA3 ? Apoiar na identificação de temas e tópicos relevantes e desejavelmente inovadores para efeito da elaboração das dissertações de mestrado. OA4 - Desenvolver competências de pesquisa metodologicamente rigorosa e de reflexão crítica. OA5 - Desenvolver competências de comunicação escrita e oral.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução à investigação científica e à metodologia da investigação científica em ciências sociais e aos desafios da investigação pluridisciplinar e interdisciplinar. Investigação fundamental, investigação aplicada e desenvolvimento experimental. Neutralidade ou empenhamento das ciências. Desafios das ciências sociais numa sociedade em mudança económica, tecnológica, social e cultural. 2.Temas e tópicos de investigação em governação e sustentabilidade do mar. Como desenhar o projeto de investigação conducente à tese de mestrado?? 3.Exercícios de elaboração de projetos de investigação: i) objecto e objectivos; ii) justificação; iii) estado da arte; iv) metodologia/s; v) fontes documentais e bibliográficas; vi) estrutura e formato da dissertação; vii) modos de citação e referenciação bibliográfica. 4.Exposição oral e discussão em aula dos temas/tópicos de investigação a desenvolver pelos mestrandos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
1. > OA1 2. > OA1 3. > OA3, OA4, OA5 4. > OA3, OA4, OA5
Avaliação / Assessment
Aulas teóricas procuram expor ideias e conceitos básicos relativos à investigação científica em ciências sociais,aos desafios e as metodologias de investigação.Aulas práticas, procura apoiar os mestrandos no desenho dos seus projetos de investigação conducentes à elaboração das dissertações.1º passo é a identificação do tópico a investigar.?Deverão elaborar o plano para um projeto de pesquisa individual a ser apresentado e discutido na aula e com base no qual será avaliado o seu aproveitamento. | Avaliação: Apresentação oral do tema/tópico do projeto de investigação (15-20m): 30% Relatório escrito sobre o projeto de investigação (4-6pp): 50% Participação nas aulas: 20% Atendendo à natureza da Unidade Curricular não haverá avaliação final Esta UC funciona debaixo do regime de avaliação contínua
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas procuram expor ideias e conceitos básicos relativos à investigação científica em ciências sociais,aos desafios e as metodologias de investigação.Aulas práticas, procura apoiar os mestrandos no desenho dos seus projetos de investigação conducentes à elaboração das dissertações.1º passo é a identificação do tópico a investigar.?Deverão elaborar o plano para um projeto de pesquisa individual a ser apresentado e discutido na aula e com base no qual será avaliado o seu aproveitamento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propostas procuram dotar os mestrandos de instrumentos de trabalho que os habilitem com fundamentos teóricos e conceptuais e instrumentos de pesquisa e, simultaneamente, com a capacidade de desenvolverem exercícios de investigação próprios, com autonomia. As metodologias de ensino estabelecem, deste modo, uma relação forte com os objetivos da aprendizagem (acima enunciados). Articulam-se metodologias de carácter mais expositivo, consideradas necessárias à exposição dos fundamentos teóricos e dos principais instrumentos conceptuais relativos às ciências e à investigação científica, com a participação ativa dos mestrandos no desenvolvimento dos seus projetos e no debate a realizar nas aulas.
Observações / Observations
N.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Weingart, P. and N. Stehr, Practising Interdisciplinarity, Toronto: Toronto University Press, 2000. Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1992), Manual de investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva, 1ª Edição. Klein, J. T., ?The Transdisciplinary Moment(um)?, https://integral-review.org/issues/vol_9_no_2_klein_the_transdiciplinary_moment(um).pdf Frodeman, R. (ed.), The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, Oxford University Press, 2010. Ampudia de Haro, F. e outros (2016), Investigação em Ciências Sociais - Guia Prática do Estudante, Lisboa: Pactor.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16