Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Redes Digitais e Engenharia de Serviços
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Aquisição de competências na área das redes digitais de comunicação, no domínio da segurança e da gestão de redes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Distinguir, avaliar e implementar os diferentes protocolos ou aplicações existentes para o funcionamento e gestão das redes de computadores. OA2 - Conhecer os diferentes métodos para garantir a segurança da informação e identificar soluções para potenciais ameaças de segurança. OA3 - Distinguir, avaliar e implementar de uma forma integrada, com outros protocolos, as diferentes técnicas de segurança existentes. OA4 - Tendo em conta problemas concretos postos ao nível de aplicação e, gestão das redes e da segurança, ser capaz de usar de uma forma integrada sistemas, aplicações, serviços e/ou ferramentas que resolvam esses problemas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Gestão da sessão e armazenamento de dados em aplicações distribuídas. CP2 - Redes overlay ad-hoc; redes overlay não ad-hoc; acesso a ficheiros. CP3 - Gestão de redes: arquitetura; protocolo SNMP; monitorização; ASN1; Codificação BER. CP4 - Segurança: ataques e segurança na Informação; criptografia e serviços de segurança; cifras e autenticação com algoritmos simétricos, assimétricos e de resumo; encadeamento de cifras; algoritmos de Chave Pública; infra-estruturas de distribuição de chaves e Certificação Digital; autenticação; assinaturas Digitais; não-Repúdio; integridade; segurança multi-camada nas redes com PAP, CHAP, EAP, RADIUS, IPSec, SSL/TLS, S-HTTP, PGP, DNSSEC; firewalls; autenticação BlockChain; segurança no nível de Aplicação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2, CP3 OA2: CP4 OA3: CP4 OA4: CP1, CP2, CP3, CP4
Avaliação / Assessment
Resumo do processo de avaliação: - Avaliação Periódica e 1ª Época: 30% - 1ª prova escrita, com média ponderada mínima das duas provas escritas de 8 valores. 35% - 2ª prova escrita, com média ponderada mínima das duas provas escritas de 8 valores. 35% - 5 laboratórios (9%, 9%, 7%, 5%, 5%), com média ponderada mínima de 8 valores. Se o estudante tiver estatuto de incapacidade temporária coincidente com a realização de algum laboratório, até um máximo de 2 laboratórios poderão ter a avaliação substituída pelo resultado da prova escrita. ou 100% - prova escrita - Avaliação 2ª época 65% - prova escrita, nota mínima de 8 valores 35% - 5 laboratórios (9%, 9%, 7%, 5%, 5%), realizados durante o semestre, com média ponderada mínima de 8 valores. Se o estudante tiver estatuto de incapacidade temporária coincidente com a realização de algum laboratório, até um máximo de 2 laboratórios poderão ter a avaliação substituída pelo resultado da prova escrita. ou 100% - prova escrita - Avaliação em época especial. Apenas exame a 100%, sem laboratórios.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas de exposição de conceitos e tecnologias e de discussão e resolução casos e problemas. Os alunos utilizam autonomamente a bibliografia e discutem e propõem soluções para os casos práticos e problemas sugeridos. Aulas de laboratório em grupo onde são exploradas experimentalmente diversas arquiteturas de redes, seguindo um guião de procedimentos semi-aberto. Alunos estudam autonomamente tecnologias associadas. Resultados são registados e comentados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas com exposição de conhecimentos, casos práticos e realização de exercícios pretendem assegurar os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA3 e OA4. Com as aulas de laboratório, onde são executados diversos trabalhos experimentais em grupo, pretende-se aprofundar e assegurar os objetivos de aprendizagem OA2, OA3 e OA4.
Observações / Observations
Havendo medidas extraordinárias impostas do estado de pandemia, as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Computer Networking: A Top-Down Approach, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning >> https://e-learning.iscte-iul.pt
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Engenharia de Redes Informáticas, Edmundo Monteiro e Fernando Boavida, FCA - Editora de Informática TCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e Mario Bernardes, FCA - Editora de Informática Segurança em Redes Informáticas, André Zúquete, FCA - Editora de Informática Applied Cryptography: Protocols, Algorithms and Source Code in C, Bruce Schneier, John Wiley and Sons Outros: Cryptography and Network Security, Principles and Practice, William Stallings, Pearson Education Computer Networks, Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall, Pearson Computer Networks, A systems Approach, Larry L. Peterson, Bruce S. Davie, Elsevier
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16