Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
- Ter obtido aprovação na unidade curricular de Seminário em Gestão de Sistemas de Informação 1. - Domínio básico da leitura e compreensão de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
- Pretende-se que os alunos aprofundem as suas competências como investigadores, de modo a desenvolverem um projeto científico, conforme os objetivos propostos, o planeamento estabelecido e o (esboço de) projeto antes delineado. - Também se pretende que os alunos saibam elaborar uma pesquisa bibliográfica rigorosa e comparar diferentes abordagens ao mesmo problema.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá elaborar um projeto científico e ficar apto a: OA1. Aplicar originalidade, criatividade e pensamento científico independente. OA2. Demonstrar coerência lógica e capacidade de argumentação científica. OA3. Organizar, estruturar e apresentar o projeto. OA4. Escolher e fundamentar a metodologia adotada. OA5. Enunciar teoricamente (e em termos conceptuais) e justificar de modo fundamentado uma temática, com conhecimento atualizado das principais referências bibliográficas na temática. AO6. Debater os contributos científicos do projeto em desenvolvimento. OA7. Demonstrar rigor, clareza, segurança e objetividade na redação do trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Noções avançadas sobre um projeto científico e suas fases de desenvolvimento. CP2. Questões metodológicas importantes nas várias fases de um projeto. CP3. Apresentação formal e discussão dos projetos realizados pelos/as mestrandos/as. CP4. Acompanhamento individual de cada mestrando/a no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu projeto. CP5. Esboço de um trabalho científico com base no projeto em desenvolvimento (artigo para jornal científico ou conferência, capítulo de livro, dissertação).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP1 estão associados aos OA1, OA2 e OA3 que referem “Aplicar originalidade, criatividade e pensamento científico independente”, “Demonstrar coerência lógica e capacidade de argumentação científica” e “Organizar, estruturar e apresentar o projeto”, respectivamente. Os CP2 estão associados aos OA4 e OA6 que referem “Escolher e fundamentar a metodologia adotada” e “Debater os contributos científicos do projeto em desenvolvimento”, respectivamente. Os CP3 estão associados aos OA1 a OA6, supramencionados e ao OA5 que refere “Enunciar teoricamente (e em termos conceptuais) e justificar de modo fundamentado uma temática, com conhecimento atualizado das principais referências bibliográficas na temática.” Os CP4 estão associados aos OA2, já mencionado, e ao OA7 que refere “Demonstrar rigor, clareza, segurança e objetividade na redação do trabalho”. Os CP5 estão associados aos OA1 a OA7, já mencionados.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Ficha de Registo de Tema e Orientador de Dissertação (10%), entrega durante o semestre. - Trabalho escrito individual (60%). Projeto científico com um máximo de trinta páginas e formato a pormenorizar (com resumo, palavras-chave, índice, introdução e enquadramento teórico), entrega no final do semestre. - Apresentação e discussão do projeto, perante os colegas e orientadores (30%), durante a 1ª época ou 2ª época. Sendo uma UC de seminário iminentemente prática de projeto, esta UC não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar e analisar bibliografia, aprofundar a temática central e preparar o seu projeto, desenvolvendo o enquadramento teórico e metodologia.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos/as alunos/as que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Apresentam-se a seguir as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA3, OA4, OA5. 2. Aulas Participativas: OA1 a OA7. 3. Aulas Ativas: OA5, OA6, OA7 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA7. O alinhamento entre o instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem, é alcançado com: a apresentação e discussão do projeto realizado: OA1 a OA5; e o trabalho escrito individual - projeto científico: OA1 a OA7. Por parte da docente, em sala de aula (e em orientação tutorial) haverá um acompanhamento de cada mestrando/a no desenvolvimento e melhoramento do seu projeto, podendo algumas questões ser discutidas entre um grupo de mestrandos/as.
Observações / Observations
Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo. - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.). - Creswell, John W. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd ed.). - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. - Reis, Felipa Lopes dos (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. - Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Albarello, Luc; Digneffe, Françoise; Hiernaux, Jean-Pierre; Maroy, Christian; Ruquoy, Danielle & Saint-George, Pierre de (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva (2ª ed.). - Alferes, Valentim R. (1997). Investigação Científica em Psicologia. Lisboa: Almedina. - Alturas, Bráulio (2013). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0. - Andrade, Maria Margarida de (2005). Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: ATLAS. - Azevedo, Mário (2001). Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora. - Bell, Judith (1993). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva (3ª ed.). - Brace, Nicola; Kemp, Richard & Snelgar, Rosemary (2009). SPSS for Psychologists. London: Palgrave Macmilan (4th edition). - Bryman, Alan & Cramer, Duncan (1992). Análise de Dados em Ciências Sociais. Oeiras: Celta. - Ceia, Carlos (2006). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença (6ª ed.). - Chotguis, José (1998). Como Escrever e Apresentar sua Tese ou Dissertação. Consultado em 30-01-2016 através de http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm. - Christensen, Larry B. (1997). Experimental methodology. Boston: Allyn & Bacon (7th ed.). - Creswell, John W. & Clark, Vicki L. Plano (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd ed.). - D'Oliveira, Teresa (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Demo, Pedro (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Eco, Umberto (2008). Como se faz uma tese em ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença (14ª ed.). - Espírito Santo, Alexandre do (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola. - Figueiredo, António Dias de (1997). Estratégia para a elaboração de uma Tese. Consultado em 30 de Janeiro de 2016 através de http://eden.dei.uc.pt/~ctp/teses.htm. - Flick, Uwe (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Bisturi. - Foddy, William (1993). Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora. - Frada, João (2005). Novo Guia Prático: para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: SeteCaminhos. - Ghiglione, Rodolphe & Matalon, Benjamin (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. - Hill, Manuela Magalhães & Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Kock, Ned (2007). Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods. USA: Springer. - Laureano, Raul M. S. (2011). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-628-1. - Laureano, Raul M. S. & Botelho, M. do Carmo (2010). SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-608-3. - Maroco, João P. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Pêro Pinheiro: ReportNumber (5ª ed.). - Moreira, Antónia; Camargo, Brigido Vizeu; Jesuíno, J. Correia & Nóbrega, S. Maia (2005). Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. Paraíba: Ed. Universitária UFPB. - Oliveira, Maria M. (2005). Como fazer... São Paulo: Ed. Campus (3ª ed.). - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2004). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo. - Phillips, Estelle M. & Pugh, Derek S. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições. - Poeschl, Gabrielle (2006). Análise de dados na Investigação em Psicologia - Teoria e Prática. Lisboa: Almedina. - Poynter, Ray (2010). The Handbook of online and social media research. Chichester, UK: John Willey. - Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva. - Reis, Elizabeth; Melo, Paulo; Andrade, Rosa & Capalez, Teresa (1999). Estatística Aplicada. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.). - Ruiz, João Álvaro (1993). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas (3ª ed.). - Salomon, Délcio Vieira (2004). Como fazer uma Monografia. S. Paulo: Martins Fontes (4ª ed.). - Sarmento, Manuela (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica. Lisboa: Univ. Lusíada Editora. - Spector Nelson (2001). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.). - Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31