Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03344
Acrónimo :
SGSI2
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- Ter obtido aprovação na unidade curricular de Seminário em Gestão de Sistemas de Informação 1. - Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta unidade curricular o aluno deverá elaborar um projeto científico e ficar apto a: 1. Aplicar originalidade, criatividade e pensamento científico independente. 2. Demonstrar coerência lógica e capacidade de argumentação científica. 3. Organizar, estruturar e apresentar o projeto. 4. Escolher e fundamentar a metodologia adotada. 5. Enunciar teoricamente (e em termos conceptuais) e justificar de modo fundamentado uma temática, com conhecimento atualizado das principais referências bibliográficas na temática. 6. Debater os contributos científicos do projeto em desenvolvimento. 7. Demonstrar rigor, clareza, segurança e objetividade na redação do trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Pretende-se que os alunos aprofundem as suas competências como investigadores, de modo a desenvolverem um projeto científico, conforme os objetivos propostos, o planeamento estabelecido e o (esboço de) projeto antes delineado. - Também se pretende que os alunos saibam elaborar uma pesquisa bibliográfica rigorosa e comparar diferentes abordagens ao mesmo problema.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Noções avançadas sobre um projeto científico e suas fases de desenvolvimento. 2. Questões metodológicas importantes nas várias fases de um projeto. 3. Apresentação formal e discussão dos projetos realizados pelos alunos. 4. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu projeto. 5. Esboço de um trabalho científico com base no projeto em desenvolvimento (artigo para jornal científico ou conferência, capítulo de livro, dissertação).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Noções avançadas sobre um projeto científico e suas fases de desenvolvimento: OA1, OA2, OA3. 2. Questões metodológicas importantes nas várias fases de um projeto: OA4, OA6. 3. Apresentação formal e discussão dos projetos realizados pelos alunos: OA1 a OA6. 4. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu projeto: OA2 a OA7. 5. Esboço de um trabalho científico com base no projeto em desenvolvimento: OA1 a OA7.

Avaliação / Assessment


Ficha de Registo de Tema e Orientador de Dissertação (10%). - Trabalho escrito individual (60%). Projeto científico com um máximo de trinta páginas e formato a pormenorizar (com resumo, palavras-chave, índice, introdução e enquadramento teórico). - Apresentação e discussão do projeto, perante os colegas e orientadores (30%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com discussão de exemplos. 3. Ativas, com realização de exercícios. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade, espera-se que o aluno trabalhe cerca de 10 horas semanais para consultar bibliografia, aprofundar a temática central e preparar o seu projeto, desenvolvendo o enquadramento teórico e metodologia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Apresentam-se a seguir as interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA3, OA4, OA5. 2. Aulas Participativas: OA1 a OA7. 3. Aulas Ativas: OA5, OA6, OA7 4. Trabalho Autónomo: OA1 a OA7. O alinhamento entre o instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem, é alcançado com: a apresentação e discussão do projeto realizado: OA1 a OA5; e o trabalho escrito individual - projeto científico: OA1 a OA7. Por parte do professor, em sala de aula (e em orientação tutorial) haverá um acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e melhoramento do seu projeto, podendo algumas questões ser discutidas entre um grupo de alunos.

Observações / Observations


Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo. - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.). - Creswell, John W. (2009). Research Design. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (3rd ed.). - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. - Reis, Felipa Lopes dos (2010). Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha. Lisboa: Pactor. - Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Albarello, Luc; Digneffe, Françoise; Hiernaux, Jean-Pierre; Maroy, Christian; Ruquoy, Danielle & Saint-George, Pierre de (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva (2ª ed.). - Alferes, Valentim R. (1997). Investigação Científica em Psicologia. Lisboa: Almedina. - Alturas, Bráulio (2013). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0. - Andrade, Maria Margarida de (2005). Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: ATLAS. - Azevedo, Mário (2001). Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora. - Bell, Judith (1993). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva (3ª ed.). - Brace, Nicola; Kemp, Richard & Snelgar, Rosemary (2009). SPSS for Psychologists. London: Palgrave Macmilan (4th edition). - Bryman, Alan & Cramer, Duncan (1992). Análise de Dados em Ciências Sociais. Oeiras: Celta. - Ceia, Carlos (2006). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Editorial Presença (6ª ed.). - Chotguis, José (1998). Como Escrever e Apresentar sua Tese ou Dissertação. Consultado em 30-01-2016 através de http://www.learnerassociates.net/dissthes/guideprt.htm. - Christensen, Larry B. (1997). Experimental methodology. Boston: Allyn & Bacon (7th ed.). - Creswell, John W. & Clark, Vicki L. Plano (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (2nd ed.). - D'Oliveira, Teresa (2005). Teses e Dissertações. Lisboa: Edições RH. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmilan. - Demo, Pedro (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. - Eco, Umberto (2008). Como se faz uma tese em ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença (14ª ed.). - Espírito Santo, Alexandre do (1992). Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola. - Figueiredo, António Dias de (1997). Estratégia para a elaboração de uma Tese. Consultado em 30 de Janeiro de 2016 através de http://eden.dei.uc.pt/~ctp/teses.htm. - Flick, Uwe (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Bisturi. - Foddy, William (1993). Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora. - Frada, João (2005). Novo Guia Prático: para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: SeteCaminhos. - Ghiglione, Rodolphe & Matalon, Benjamin (1992). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. - Hill, Manuela Magalhães & Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Kock, Ned (2007). Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods. USA: Springer. - Laureano, Raul M. S. (2011). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-628-1. - Laureano, Raul M. S. & Botelho, M. do Carmo (2010). SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-608-3. - Maroco, João P. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Pêro Pinheiro: ReportNumber (5ª ed.). - Moreira, Antónia; Camargo, Brigido Vizeu; Jesuíno, J. Correia & Nóbrega, S. Maia (2005). Perspectivas Teórico-Metodológicas em Representações Sociais. Paraíba: Ed. Universitária UFPB. - Oliveira, Maria M. (2005). Como fazer... São Paulo: Ed. Campus (3ª ed.). - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2003). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo (2ª ed.). - Pereira, Alexandre & Poupa, Carlos (2004). Como apresentar em publico teses, relatórios, comunicações, usando o PowerPoint. Lisboa: Edições Sílabo. - Phillips, Estelle M. & Pugh, Derek S. (1998). Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Mem-Martins: Lyon Edições. - Poeschl, Gabrielle (2006). Análise de dados na Investigação em Psicologia - Teoria e Prática. Lisboa: Almedina. - Poynter, Ray (2010). The Handbook of online and social media research. Chichester, UK: John Willey. - Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van (1992). Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva. - Reis, Elizabeth; Melo, Paulo; Andrade, Rosa & Capalez, Teresa (1999). Estatística Aplicada. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.). - Ruiz, João Álvaro (1993). Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas (3ª ed.). - Salomon, Délcio Vieira (2004). Como fazer uma Monografia. S. Paulo: Martins Fontes (4ª ed.). - Sarmento, Manuela (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica. Lisboa: Univ. Lusíada Editora. - Spector Nelson (2001). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.). - Vilelas, José (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16