Métodos de Ensino e Avaliações

O processo de ensino-aprendizagem no Mestrado em Engª Informática compreende 2 aulas de 1,5h semanais. Optou-se por variar o tipo de aulas em teóricas (T), Teórico/práticas (TP) e práticas (P). Nas aulas P serão utilizadas não só para o acompanhamento do trabalho prático de modelação dimensional, mas igualmente para debater diferentes casos de estudo (exercícios). Pretende-se desta forma consolidar os conceitos teóricos leccionados nas aulas teóricas, com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. Este esquema de aulas, alinhado com o novo paradigma de ensino centrado no aluno preconizado por Bolonha, tem menos horas de contacto e, consequentemente, pressupõe que os alunos complementem e consolidem autonomamente as matérias leccionadas acompanhando as leituras recomendadas. | Tendo em conta os learning outcomes/resultados de aprendizagem definidos o processo de avaliação é composto por 3 instrumentos de avaliação: (1) Fichas de avaliação (Peso na classificação final: 45%) Questões de resposta múltipla, verdadeiro/falso ou de completar onde serão avaliados conhecimentos dos alunos sobre todos os conteúdos programáticos e objectivos educacionais da disciplina. Não existem questões com respostas a desenvolver e será atribuído um prémio aos 3 melhores classificados. Desta forma pretende-se criar um espírito de competição (saudável) contribuindo com um incentivo extra. (2) Trabalho prático em grupo (Peso na classificação final: 50%) (3) Assuidade (Peso na classificação final: 5%) Para além do natural interesse que se espera encontrar nos alunos por esta disciplina, o facto da assiduidade e participação contribuírem directamente para a classificação final irá servir de incentivo adicional Os alunos para obterem aproveitamento nesta unidade curricular terão que realizar obrigatoriamente todas as fichas de avaliação e um trabalho prático (os grupos devem ser constituídos por um máximo de 5 e mínimo de 2 elementos). A nota média mínima admissível nas fichas e no trabalho prático é de 10 (dez) valores. O trabalho prático deverá ser realizado em grupo. No caso de um aluno na média das fichas obtiver uma nota inferior a 10, mas superior ou igual a 8, será submetido a uma prova oral de avaliação, caso contrário será submetido a exame.