Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de ensino-aprendizagem desta UC na Licenciatura de Informática e Gestão compreende 3 aulas de 1,5h semanais. Optou-se por variar o tipo de aulas em teóricas (T) e Teórico/práticas (TP). As aulas TP serão utilizadas não só para o acompanhamento do trabalho prático de Balanced Scorecard, mas igualmente para debater diferentes casos de estudo (exercícios) e para a apresentação/debate de artigos de investigação. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos teóricos leccionados nas aulas teóricas, com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. Este esquema de aulas, alinhado com o novo paradigma de ensino centrado no aluno preconizado por Bolonha, tem menos horas de contacto e, consequentemente, pressupõe que os alunos complementem e consolidem autonomamente as matérias leccionadas acompanhando as leituras recomendadas. | Existem dois tipos de avaliação: contínua e por exame. Tendo em conta os resultados de aprendizagem definidos recomenda-se o processo de avaliação em avaliação contínua, que é composto por 4 instrumentos de avaliação: - Trabalho prático em grupo: 50% + - Apresentação artigo investigação em grupo (mas a nota é individual): 5% + - Debate sobre artigo investigação em grupo (mas a nota é individual): 5%+ - Teste teórico individual (frequência): 40% Os grupos devem ser constituídos por um máximo de 5 e mínimo de 2 elementos. Para completar com sucesso a avaliação contínua cada aluno deverá ter uma nota mínima de 8 valores nos quatro instrumentos de avaliação (i.e., trabalho, apresentação e discussão de artigos, e teste). As notas intercalares não estão sujeitas a arredondamentos para valores inteiros. Apenas a nota final será entre 0 e 20 valores (sem casas decimais). A avaliação contínua é sempre realizada em 1ª época. Quem não optar pela avaliação contínua ou falhar o requisito de nota mínima poderá fazer esta unidade curricular por exame, que constituirá 100% da nota. A prova de exame é disponibilizada na avaliação de 1ª época (em conjunto com a frequência) e em 2ª época. Os alunos que tiveram aprovação em 1ª época podem realizar o exame de 2ª época para melhoria de nota. A melhoria de nota não altera a nota já obtida em 1ª época, caso seja inferior. A nota do exame constitui 100% da nota de melhoria.