Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC anual introduzirá os alunos aos métodos de investigação científica, qualitativa e quantitativa, aplicados no contexto das tecnologias digitais, e nela será realizada também uma reflexão sobre os principais debates e princípios éticos aplicáveis nesta área de estudos. Nesta UC, professores, investigadores internos ou externos, e empresas apresentarão propostas de teses alinhadas com as suas áreas de interesse, os orientadores das teses serão estabelecidos e os estudantes iniciarão a definição do seu tema (e problema) de trabalho, bem como as perguntas e hipóteses de investigação. Os alunos definirão as metodologias de investigação que irão adotar, iniciarão a revisão sistemática da literatura, e realizarão a sua introdução prática à escrita, publicação e apresentação científica. Por fim, os alunos irão preparar uma proposta inicial do plano da tese.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
"Os objetivos de aprendizagem são: OA1 Enquadrar a investigação científica e compreender os principais métodos de investigação em tecnologias digitais OA2 Aplicar no decorrer da investigação, os princípios e os principais debates éticos na área das tecnologias digitais OA3 Definir o problema central de investigação OA4 Criar as perguntas de investigação e desenvolver de forma fundamentada as hipóteses de investigação OA5 Conhecer e saber aplicar metodologias e ferramentas de revisão sistemática da literatura e análise bibliomátrica OA6 Avaliar as metodologias de desenho da investigação e saber aplicar a mais apropriada tendo em atenção as perguntas e as hipóteses de investigação OA7 Avaliar as práticas da escrita de artigo científico e apresentação científica e saber aplicar ao caso concreto da investigação"
Conteúdos Programáticos / Syllabus
"CP1:Investigação científica e seus principais métodos CP2:Princípios e debates éticos transversais CP3:Apresentações de temas e propostas de teses por Professores, Investigadores e Empresas CP4:Problema, perguntas e hipóteses de investigação CP5:Metodologias e ferramentas para revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica CP6:Metodologias de desenho da investigação CP7:Escrita de artigo científico e apresentação científica CP8:Apresentações individuais da componente metodológica dos projetos de tese"
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente responsável e outros docentes e investigadores convidados, darão feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre os problemas, temas de investigação e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a unidade curricular adotará Design Thinking ao longo do ano.
Avaliação / Assessment
"A avaliação inclui as os seguintes momentos, em modalidade de avaliação contínua: - Participação (10%) - Apresentação e discussão da proposta de tese e estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projeto de investigação na área do mestrado (20%, apresentação individual) - Apresentação de um artigo da literatura selecionado pelo/a estudante, dentro to tópico da tese (20%, apresentação individual) - Trabalho escrito com a proposta de tese, a descrição da estratégia metodológica a adotar no projeto de mestrado (50%, trabalho individual), com estrutura pré-definida pelo docente A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final."
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC Metodologias de Investigação Aplicada adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, combinada com Aprendizagem Baseada em Problemas. Design Thinking será utilizada como estratégia de motivação, criatividade, pensamento inovador e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos e o conhecimento é visto como ferramenta de transformação das sociedades, devendo ser transferido e aplicado em diferentes contextos e com diferentes públicos (conhecimento aplicado).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase enquadrar a investigação científica e compreender os principais métodos de investigação em tecnologias digitais e posteriormente, analisar, os princípios e os principais debates éticos na área das tecnologias digitais. Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico, necessários à identificação do problema central de investigação que irão endereçar durante o programa. Para esse efeito, o docente responsável e outros docentes, investigadores convidados e empresas, que irão apresentar ideias e temas de investigação sob a forma de estudos de caso, darão feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre os mesmos e as correspondentes propostas de tópicos de investigação. Os estudantes terão acesso a informações detalhadas sobre o caso e tema de investigação, incluindo contexto, personagens e problemas específicos a serem resolvidos. Seguirão uma sequência predefinida de análise, discussão e abordagem do caso. Escolhido o tema de investigação e o orientador, os alunos realizarão então uma aprendizagem baseada em problemas, aplicada ao seu tópico específico, exigindo pesquisa, análise crítica e um caminho para a solução, baseado na procura ativa do conhecimento necessário. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, e endereçar o seu tema de investigação. De seguida, os estudantes farão o enunciado das perguntas de investigação e o consequente levantamento, de forma fundamentada, das hipóteses de investigação que irão demonstrar durante o programa. Na fase seguinte, irão conhecer e saber aplicar na prática, metodologias e ferramentas de revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica, de modo a identificar as oportunidades mais promissoras e relevantes de inovação científica. Segue-se a compreensão e avaliação das metodologias de desenho da investigação e a sua aplicação ao caso concreto da investigação de cada estudante, tendo em atenção as respetivas perguntas e hipóteses de investigação. Por fim, cada estudante deverá conhecer e saber avaliar as práticas da escrita de artigo científico e apresentação científica, mais apropriadas para o seu caso. Como estratégia de motivação e desenvolvimento da capacidade criativa e de inovação, a unidade curricular adotará Design Thinking ao longo do ano. Com esta metodologia de resolução de problemas, centrada no ser humano, os estudantes utilizarão ferramentas como a empatia, a experimentação, a ideação, a iteração e a prototipagem rápida, para criar soluções inovadoras, garantindo o seu envolvimento ao longo da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
The PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Med. 2009, 6, e1000097 Christopher Turk; John Kirkman, Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication, 1989, E & FN Spon Dodig, G., Theory of Science, 2003, Maelardaen University Sweden Jackson, S.L., Research Methods, a modular approach, 2008, Wadsworth, 2008 Dawson, C., Introduction to Research Methods, 2009, 4th Ed., Howtobooks, 2009, ISBN 978-1-84528-367-4 Kumar, R., Research Methodology, 2014, 4th Ed., SAGE, 2011, ISBN 978-1-84920-301-2
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ivan Valiela, Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research, 2001, Oxford University Press. New York Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.), Handbook of Public Communication on Science and Technology, 2008, London: Routledge Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods Brown, T, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, 2009, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623 Lewrick, M, Link, P., Leifer, L., The Design Thinking Toolbox, Wiley, 2020, ISBN 9781119629191
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16