Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04288
Acrónimo :
SIGSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
63.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão da Saúde

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


1 ano do mestrado em GSS

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as principais abordagens à investigação em gestão de serviços de saúde e conceber o projeto da sua tese de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir um problema e objetivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Efetuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Selecionar estratégias de análise de dados adequadas OA6. Formular e redigir um projeto usando um estilo de escrita científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2. Processos fundamentais de investigação • Fases de investigação • Revisão de literatura • Formulação do problema • Definição de objetivos de investigação • Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3. Recolha de Dados • Técnicas de recolha de dados • Tratamento de informação secundária • Investigação em ambiente organizacional CP4. Análise de Dados • Escolha das técnicas de análise de dados • A análise de conteúdo CP5. Comunicação - organização e redação do relatório

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1, centrado na definição de um problema de investigação e no design da pesquisa são abordados nos CP1 e CP3, pontos que tratam da ancoragem dos problemas e métodos na pesquisa pré-existente. O OA2, centrado na formulação de hipóteses testáveis é coberto pelos CP2 e CP3, dado tratarem dos tópicos das fases fundamentais da investigação em gestão e da operacionalização de variáveis. O CP3, focado nas técnicas de recolha de informação, incluindo a pesquisa bibliográfica, contribui para os LG3 e LG4. O LG5 corresponde aos conteúdos do CP4 (escolha de estratégias de análise de dados) e o LG6 ao CP5 (organização e escrita de projetos de pesquisa).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: realização de um trabalho individual que consiste no primeiro esboço da sua tese de mestrado (100%). Atendendo às especificidades desta UC, não existe a possibilidade de avaliação por exame nem segunda época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas, combinando metodologias expositivas, participativas e, sobretudo, ativas. Para além da apresentação de elementos conceptuais centrais, faz-se recurso exemplos de estudos realizados com base em diferentes métodos e técnicas de investigação. Os estudantes são estimulados a ler estes exemplos antes das aulas, nas quais se realiza a discussão e avaliação crítica dos mesmos. Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, sobretudo de avaliação e de criação esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão; 2- simulação da realização de uma investigação, na sua totalidade: definição do problema, identificação da literatura a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses e linhas de discussão dos resultados Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. O desenvolvimento do pensamento autónomo é crítico numa UC desta natureza, uma vez que a mesma se encontra especialmente vocacionada para o desenvolvimento de competências de tipo analisar, avaliar e criar. Deste modo, privilegiam-se metodologias de ensino participativas e ativas. A exposição de artigos representando exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura específica de gestão possibilita uma aprendizagem ancorada em estratégias de pesquisa aceites na comunidade científica vai ao encontro dos OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. A realização da simulação de uma pesquisa desde o seu início até ao fim permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase, contribuindo para a consecução dos OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. O sistema de avaliação, baseado na realização do projeto da tese de mestrado, contribui para a consolidação das competências referentes aos OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6.

Observações / Observations


Horário de atendimento por marcação. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O recurso a instrumentos baseados em inteligência artificial é permitido desde que o seu uso, incluindo prompts, seja explicitado. Revista recomendada Organizational Research Methods

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, E. Harley, B. & Bryman, A. (2022). Business research methods (6th edition). New York: Oxford University Press..

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yin, R. (2018). Case study research and applications: design and methods (6th ed). London: Sage. Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22(2): 189-206. Gibbert, M. and Ruigrok, W. (2010). The "what" and "how" of case study rigor: Three strategies based on published work. Organizational Research Methods, 13(4): 710-737. Edmondson, A. and McManus, S. (2007). Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32(4): 1155-1179. Buchanan, D. and Bryman, A. (2011). The SAGE handbook or organizational research methods. London: SAGE.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27