Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04288
Acrónimo :
SIGSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
63.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão da Saúde

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


1 ano do mestrado em GSS

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão explicar as principais abordagens à investigação em gestão de serviços de saúde e conceber o projeto da sua tese de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Saber definir um problema e objetivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Efetuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Selecionar estratégias de análise de dados adequadas OA6. Escrever um projeto usando um estilo de escrita científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2. Processos fundamentais de investigação Fases de investigação Revisão de literatura Formulação do problema Definição de objetivos de investigação Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3. Recolha de Dados Técnicas de recolha de dados Tratamento de informação secundária Investigação em ambiente organizacional CP4. Análise de Dados Escolha das técnicas de análise de dados A análise de conteúdo CP5. Comunicação - organização e redação do relatório

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem expressa-se do modo seguinte: O OA1, centrado na definição de um problema de investigação e no design da pesquisa são abordados nos CP1 e CP3, pontos que tratam da ancoragem dos problemas e métodos na pesquisa pré-existente. O OA2, centrado na formulação de hipóteses testáveis é coberto pelos CP2 e CP3, dado tratarem dos tópicos das fases fundamentais da investigação em gestão e da operacionalização de variáveis. O CP3, focado nas técnicas de recolha de informação, incluindo a pesquisa bibliográfica, contribui para os LG3 e LG4. O LG5 corresponde aos conteúdos do CP4 (escolha de estratégias de análise de dados) e o LG6 ao CP5 (organização e escrita de projetos de pesquisa).

Avaliação / Assessment


Cada estudante deverá elaborar a primeira versão do projecto da sua tese de mestrado (conta 100% da nota). Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Atendendo às especificidades desta UC, não existe segunda época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Com vista a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC faz uso de abordagens duas pedagógicas diferenciadas: 1-apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias de investigação usadas em gestão; 2- simulação da realização de uma investigação, na sua totalidade: definição do problema, identificação da literatura a consultar, uso de técnicas de recolha de dados, validação das medidas, teste de hipóteses e linhas de discussão dos resultados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. A exposição de modelos e de exemplos de diferentes estratégias e técnicas de pesquisa retirados da literatura específica de gestão possibilita uma aprendizagem ancorada nas organizações em estudo no programa vai ao encontro dos OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. A realização da simulação de uma pesquisa desde o seu início até ao fim permite aos estudantes familiarizar-se com os problemas a solucionar em cada fase, contribuindo para a consecução dos OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. O sistema de avaliação, baseado na realização do projecto da tese de mestrado, contribui para a consolidação das competências referentes aos OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, E. Bryman, A. and Harley, A. (2019). Business research methods (5th edition). New York: Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Yin, R. (2018). Case study research and applications: design and methods (6th ed). London: Sage. Øvretveit, J. (2008). Writing a scientific publication for a management journal. Journal of Health Organization and Management, 22(2): 189-206. Gibbert, M. and Ruigrok, W. (2010). The "what" and "how" of case study rigor: Three strategies based on published work. Organizational Research Methods, 13(4): 710-737. Edmondson, A. and McManus, S. (2007). Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, 32(4): 1155-1179. Buchanan, D. and Bryman, A. (2011). The SAGE handbook or organizational research methods. London: SAGE.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16