Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04716
Acrónimo :
SIPN - ELMM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
42.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
42.0h/sem
Trabalho Autónomo :
108.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


Fornecer uma visão dos conceitos de liderança num mundo em mudança, incluindo a comunicação oral e digital. Liderar é a capacidade de adquirir e transmitir informações com precisão e eficácia. Neste curso, a liderança é conceptualizada de forma ampla para incluir: conhecimento de teorias, inventários e história; desenvolvimento de competências que permitam aos indivíduos compreenderem-se a si próprios e trabalharem com comunidades diversas; capacidade de recolher e partilhar informação eficazmente de várias formas (oralmente, digitalmente e por escrito). Por último, os estudantes terão oportunidade de praticar a liderança numa sociedade diversificada. A literacia da informação, bem como a literacia oral e digital, são competências fundamentais para uma liderança eficaz e serão exploradasao longo do curso. Este curso atende aos resultados de aprendizagem dos alunos na categoria de Estudos Essenciais Ocidentais (WES) Nível I:Fundamentos-Comunicação Oral e Digital

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Demonstrar capacidades de comunicação oral e digital eficazes e adequadas. (ORL) OA2. Demonstrar e aplicar a literacia da informação. (ILL) OA3. Os seus valores pessoais e estilo(s) de liderança. OA4. Discutir teorias tradicionais e emergentes de liderança. OA5. Refletir criticamente sobre o papel dos valores e da ética na liderança. OA6. Articular competências e aptidões necessárias à liderança numa sociedade diversificada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução à Teoria e Prática da Liderança; Literacia da informação e comunicação oral e digital; Liderança Relacional; Compreender o seu Eu de Liderança; Compreender os outros; Liderança no contexto português; Liderar com Integridade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Introdução à Teoria e Prática da Liderança (OA 3 e 4); Literacia da Informação e Comunicação Oral e Digital (OA 1 e 2); Liderança Relacional (OA 3 e 6); Compreender o seu Eu de Liderança (OA 3 e 5); Compreender os Outros (OA 6); Liderança no Contexto Português (OA 6); Liderar com Integridade (OA 5)

Avaliação / Assessment


Avaliação do curso Actividades de aprendizagem Pontos Carta de apresentação + Questionário sobre o programa 5 Participação nas aulas, 15 a 3 pontos cada 45 Estudo de Caso de Liderança 10 Líder no contexto português 10 Atividade de aplicação do teste comparativo CRAAP 10 Filosofia Pessoal de Liderança PechaKucha 20 Total 100 Política e escala de classificação O professor espera qualidade em todos os produtos e desempenhos e atribui notas de acordo com a seguinte escala: ≥90 pontos = A 80-89 pontos = B 70-79 pontos = C 60-69 pontos = D <60 pontos=E

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, actividades de grupo experimentais, estudos de casos, debates em pequenos grupos, visitas de estudo fora da sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As actividades acima referidas permitirão aos estudantes uma variedade de modalidades através das quais poderão examinar vários tópicos sobre liderança relacionados com os resultados do curso.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Komives, S. R., Lucas, N., & McMahon, T. R. (2013). Exploring leadership: For college students who want to make a difference (3rd ed.). Jossey-Bass. (ISBN: 978-1118399477).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Martin, A., & Ernst, C. (2005). Leadership, learning and human resource management: Exploring leadership in times of paradox and complexity. Corporate Governance, 5(3), 82-94.

Larson, L., & DeChurch, L. A. (2020). Leading teams in the digital age: Four perspectives on technology and what they mean for leading teams. The Leadership Quarterly, 31(1), 101377.

Dimitrov, A. (2017). Political leadership in times of crisis: Theories and models worthy for our changing world. Journal of Comparative Politics, 10(1), 25-39.

Cunliffe, A. L., & Eriksen, M. (2011). Relational leadership. Human Relations, 64(11), 1425-1446.

Armstead, C., Bierman, D., Bradshaw, P., Martin, T., & Wright, K. (2017). Groups vs. teams: Which one are you leading? Nurse Leader, 14(3), 179-182.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-01