Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03373
Acrónimo :
SITrans
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
22.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
221.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem em vista fomentar a discussão rigorosa e cientificamente fundamentada de alguns tópicos relevantes no debate público e académico internacional, em forte articulação com a investigação realizada nos Centros de Investigação das instituições associadas ao programa doutoral (DINAMIA?CET-IUL/ISCTE-IUL, CES/UCOIMBRA, CSG/UL e UECE/UL - designadamente no âmbito de projetos de investigação desenvolvidos nestes Centros) procurando identificar pistas de investigação futura. Esta UC complementa o programa e objectivos de Projeto de Investigação e Escrita Académica, abrindo perspectivas sobre temas, tópicos e projetos de investigação transdisciplinar envolvendo a Economia Política.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Familiarizar os doutorandos com questões e desafios societais da atualidade nos contextos internacional, europeu e português (designadamente, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, da financeirização, do trabalho, das desigualdades e inclusão sociais, da era digital, da regulação e governação,...) à luz de programas de investigação existentes (por ex., H2020) e de projetos de investigação recentes ou em curso em cada um dos Centros de Investigação parceiros deste programa doutoral. 2.Pôr, especificamente, em evidência a relevância da transdisciplinaridade para uma melhor compreensão das questões e desafios mencionados em 1. 3.Familiarizar os doutorandos com métodos e práticas da investigação transdisciplinar à luz dos casos de estudo mencionados em 1. 4.Dar a oportunidade aos doutorandos de debater pesquisa transdisciplinar com os investigadores.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Em que consiste a investigação científica transdisciplinar? 1.1. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade. 1.2. Oportunidades e desafios da investigação trans- e interdisciplinar. 2. Desafios da investigação em Ciências Sociais e Humanas numa sociedade em mudança. 2.1. Temas e tópicos de investigação em que a Economia Política dialoga com outras CSH (v.g. sociologia, história, filosofia, antropologia, direito, ciência política). 2.2. Programas e projetos de investigação e outras iniciativas científicas transdisciplinares no DINÂMIA?CET, no CES, no CSG e na UECE. ?????

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos articulam-se com os objetivos apontados uma vez que se procura dotar os estudantes de conhecimentos sobre a importância, oportunidades e dificuldades inerentes ao desenvolvimento de investigação envolvendo o contributos e perspectivas de diferentes disciplinas científicas. A aprendizagem é promovida por meio da discussão da problemática da trans- e interdisciplinaridade no plano teórico à luz de questões centrais da atualidade económica e social susceptíveis de beneficiar de investigação e análise transdisciplinares articulada com o exame de ilustrações concretas de projetos de investigação e estudos transdisciplinares realizados ou em desenvolvimento nos Centros de Investigação parceiros deste programa doutoral.

Avaliação / Assessment


A avaliação assentará nas seguintes componentes: 1. Participação nas aulas (20%); 2. Apresentação oral, em aula, de dois comentários sobre duas apresentações, escolhidas livremente pelo doutorando, de projetos dos Centros de Investigação, evidenciando o contributo específico da transdisciplinaridade para os resultados do projeto (v. Programa, ponto 2.2.), (40%); 3. Apresentação escrita dos comentários referidos em 2. (40%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC incluirá aulas (3) de introdução e problematização da investigação transdisciplinar, seguidas de aulas (11) de apresentação de projetos de investigação transdisciplinar, envolvendo contributos da Economia Política, realizados ou em curso em cada um dos Centros de Investigação envolvidos. Conta-se com o contributo, para esta apresentação, de investigadores responsáveis pelos projetos em causa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC inclui uma componente teórica, dedicada à introdução do conceito, problemas e práticas da investigação transdisciplinar. A UC envolve também uma componente prática de análise crítica de experiências de investigação transdisciplinar. Este esforço deverá levar em devida conta os conhecimentos adquiridos nas aulas quer no que se refere aos critérios de identificação de tópicos de investigação que requerem investigação e análise transdisciplinares, quer no que se refere aos inerentes desafios metodológicos. As apresentações dos comentários e sua discussão em aula serão de molde a facilitar a apreensão das oportunidades e desafios do diálogo entre perspectivas da Economia Política e de outras CSH.

Observações / Observations


N.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


5. Stock, P., R. J.F. Burton (2011), ?Defining Terms for Integrated (Multi-Inter-Trans-Disciplinary) Sustainability Research Sustainability?, 3, 1090-1113; doi:10.3390/su3081090. 4. Nicolescu, B. (ed.) (2008), Transdisciplinarity: Theory and Practice, New York, Hampton Press. 3. Bernstein, J. H. (2015), Review: Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, 11 (1), http://jrp.icaap.org/index.php/jrp/article/view/510/412. 2. Sobre a temática da Transdiscplinaridade: 1. A bibliografia de apoio a esta UC será fundamentalmente a que vier a ser indicada pelos Investigadores Responsáveis pela apresentação dos projetos dos Centros de Investigação.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


N.a.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16