Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem em vista fomentar a discussão rigorosa e cientificamente fundamentada de alguns tópicos relevantes no debate público e académico internacional, em forte articulação com a investigação realizada nos Centros de Investigação das instituições associadas ao programa doutoral (CIES-Iscte, DINAMIA,CES/UCOIMBRA, CSG/UL e UECE/UL - designadamente no âmbito de projetos e atividades de investigação desenvolvidos nestes Centros) procurando identificar pistas de investigação futura. Esta UC complementa o programa e objectivos de Projeto de Investigação e Escrita Académica, abrindo perspectivas sobre temas, tópicos e projetos de investigação transdisciplinar envolvendo a Economia Política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Familiarizar os doutorandos com questões e desafios societais da atualidade nos contextos internacional, europeu e português (designadamente, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, da financeirização, do trabalho, das desigualdades e inclusão sociais, da era digital, da regulação e governação,...) à luz de programas de investigação existentes e de projetos de investigação recentes ou em curso em cada um dos Centros de Investigação parceiros deste programa doutoral. 2.Pôr, especificamente, em evidência a relevância da transdisciplinaridade para uma melhor compreensão das questões e desafios mencionados em 1. 3.Familiarizar os doutorandos com métodos e práticas da investigação transdisciplinar à luz dos casos de estudo mencionados em 1. 4.Dar a oportunidade aos doutorandos de debater pesquisa transdisciplinar com os investigadores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Em que consiste a investigação científica transdisciplinar? 1.1. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade. 1.2. Oportunidades e desafios da investigação trans- e interdisciplinar. 2. Desafios da investigação em Ciências Sociais e Humanas numa sociedade em mudança. 2.1. Temas e tópicos de investigação em que a Economia Política dialoga com outras CSH (v.g. sociologia, história, filosofia, antropologia, direito, ciência política). 2.2. Programas, projetos e atividades de investigação, e outras iniciativas científicas transdisciplinares.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos articulam-se com os objetivos apontados uma vez que se procura dotar os estudantes de conhecimentos sobre a importância, oportunidades e dificuldades inerentes ao desenvolvimento de investigação envolvendo o contributos e perspectivas de diferentes disciplinas científicas. A aprendizagem é promovida por meio da discussão da problemática da trans- e interdisciplinaridade no plano teórico à luz de questões centrais da atualidade económica e social susceptíveis de beneficiar de investigação e análise transdisciplinares articulada com o exame de ilustrações concretas de projetos de investigação e estudos transdisciplinares realizados ou em desenvolvimento nos Centros de Investigação parceiros deste programa doutoral.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 1. Intervenção regular e participada nas sessões de seminário, que decorrerão ao longo do semestre, com questões que os estudantes tenham preparado a partir de leituras feitas (20%); 2. Ensaio escrito contendo uma apresentação sumária e um comentário a respeito de dois dos projetos/atividades de investigação apresentados nas sessões do Seminário (escolhidos livremente pelo doutorando), evidenciando o contributo específico da transdisciplinaridade para o desenvolvimento do projeto e os seus resultados (80%). O ensaio deverá ter entre 4000 e 6000 palavras, incluindo eventuais notas de rodapé e excluindo bibliografia.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC incluirá aulas (3) de introdução e problematização da investigação transdisciplinar, seguidas de aulas (11) de apresentação de projetos de investigação transdisciplinar, envolvendo contributos da Economia Política, realizados ou em curso em cada um dos Centros de Investigação envolvidos. Conta-se com o contributo, para esta apresentação, de investigadores responsáveis pelos projetos em causa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC inclui uma componente teórica, dedicada à introdução do conceito, problemas e práticas da investigação transdisciplinar. A UC envolve também uma componente prática de análise crítica de experiências de investigação transdisciplinar. Este esforço deverá levar em devida conta os conhecimentos adquiridos nas aulas quer no que se refere aos critérios de identificação de tópicos de investigação que requerem investigação e análise transdisciplinares, quer no que se refere aos inerentes desafios metodológicos. As apresentações dos comentários e sua discussão em aula serão de molde a facilitar a apreensão das oportunidades e desafios do diálogo entre perspectivas da Economia Política e de outras CSH.
Observações / Observations
N.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia introdutória: Bernstein, J. H. (2015), Review: Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, 11 (1); Brandão, T., Gonçalves, M. E., e Reis, J, (2023), A economia política do mundo contemporâneo: revisitando um campo multidisciplinar, Análise Social, LVII, 3, 248, 460-472; Carmo, R. M. (2021), Social inequalities: theories, concepts and problematics, SN Social Sciences, 1:116; Klein, J. T. (2014). Discourses of Transdisciplinarity: Looking back to the future. Futures, 65, pp. 10-16; Stock, P., R. J.F. Burton (2011), Defining Terms for Integrated (Multi-Inter-Trans-Disciplinary) Sustainability Research Sustainability, 3, 1090-1113; Osborne, P. (2015) Problematizing disciplinarity, transdisciplinary problematics. Theory, culture & society, 32(5-6), pp. 3-35.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bibliografia de apoio sobre a temática da transdisciplinaridade: A bibliografia de apoio a esta UC será fundamentalmente a que vier a ser indicada pelos Investigadores Responsáveis pela apresentação dos projetos e atividades científicas dos Centros de Investigação.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25