Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00400
Acrónimo :
SM (Piudhist)
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
138.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2007/2008

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


- Aprofundar o enquadramento epistemológico e historiográfico das problemáticas e o raciocínio teórico; - Discutir os contributos da historiografia recente para o modo de fazer História hoje; - Potenciar a capacidade de fazer História em convergência multidisciplinar; - Estimular a capacidade de organizar criticamente a informação e planificação do trabalho; - Potenciar a aprendizagem autónoma e o repto de actualização permanente; - Desenvolver o sentido de responsabilidade e a rectidão intelectual; - Desenvolver competências que permitam inovar no plano internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Aprofundar o enquadramento epistemológico e historiográfico das problemáticas e o raciocínio teórico; - Discutir os contributos da historiografia recente para o modo de fazer História hoje; - Potenciar a capacidade de fazer História em convergência multidisciplinar; - Estimular a capacidade de organizar criticamente a informação e planificação do trabalho; - Potenciar a aprendizagem autónoma e o repto de actualização permanente; - Desenvolver o sentido de responsabilidade e a rectidão intelectual; - Desenvolver competências que permitam inovar no plano internacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I ? Teoria da História e Historiografia: 1. A História das Nações no século XIX. 2. A História social em meados do século XX. 3. A viragem linguístico-cultural nas décadas de 1980 e de 1990. 4. A História Global no século XXI. 5. Teoria e métodos em história (o caso da prosopografia). 6. Escrita e retórica da história. II ? Metodologias aplicadas: 1. Sistema de gestão semi-automática de bibliografia: - Zotero / Endnote: exercícios de aplicação; - Vantagens, problemas e limites destes aplicativos. 2. As bases de dados e a organização / criação do conhecimento: - Problemas do saber histórico e o desenho de um modelo de dados; - Exercícios práticos. 3. Do texto ao tratamento informático do discurso. 4. Análise de redes: - Fundamentos teóricos; - Principais medidas e exercícios de aplicação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os conteúdos programáticos estão orientados para desenvolver nos estudantes um conhecimento informado sobre temas relevantes da produção historiográfica na área deste seminário.

Avaliação / Assessment


- Apresentação e debate sobre textos (5% em cada uma das partes); - Um trabalho individual para a parte I (45%); - Um trabalho individual respeitante à parte II (45% -terá de incidir nos pontos 2, 3 ou 4).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


LEMERCIER, Claire. 2005. "Analyse de réseaux et histoire", Revue d'histoire moderne et contemporaine, 2 (52- 2) IGGERS, George, The Theory and Practice of History, London, Routledge, 2010 HEXTER, J.H., ?The Rhetoric of History?, History and Theory, vol.6, 1967 FRIEMEL, Thomas, Why context matters applications of social network analysis, Wiesbaden, VS, Verl. für Sozialwiss, 2008 FINNEY, Patrick, ?Beyond the Postmodern Moment??, Journal of Contemporary History, vol.40, n.1, 2005 BURKE, Peter (ed), Formas de Hacer Historia, Madrid, Alianza, 2003 Brewer, John, ?Microhistory and the histories of everyday life?, Cultural and Social History, vol.7, n.1, 2010 BERRY, David M., «The Computational Turn: Thinking about the Digital Humanities», Culture Machine, vol.12, 2011

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


As restantes referências incluem nomes como: Cachero Vinuesa, Dedieu, Gruzinski, Hopkins, López Noguero, Munslow, Pomeranz, Stone, Struck e Subrahmanyam.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16