Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05126
Acrónimo :
SMCA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
- Síncrono à distância (TP) :
18.0h/sem
- Assíncrono à distância (TP) :
6.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Síncrono à distância (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Matemática

Departamento / Department


Departamento de Matemática

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular aborda os principais conceitos e fases do processo de elaboração de uma tese e artigos científicos. Os estudantes irão conhecer diferentes métodos de trabalho com vista à obtenção de contribuições originais para o conhecimento de uma área em geral e na área da matemática aplicada em específico. Os estudantes irão conhecer a forma usual dos textos para comunicação científica, algumas fontes de pesquisa bibliográfica e aprender como as consultar de forma eficaz. Serão discutidos e estudados casos específicos de aplicações nomeadamente na área da matemática computacional aplicada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer diferentes métodos de trabalho com vista à obtenção de contribuições originais e reconhecer a sua importância no contexto da aplicação da matemática à resolução de problemas reais em áreas diversas. OA2. Conhecer algumas fontes de pesquisa bibliográfica e como as consultar. OA3. Analisar o sistema internacional de avaliação pelos pares e a correspondente publicação de contribuições originais. OA4. Aplicar os conhecimentos adquiridos a um problema de investigação e na revisão da literatura. OA5. Adquirir autonomia e pensamento crítico na utilização destes e de outros conceitos, nomeadamente na escrita de uma proposta de investigação."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC1. As estapas do processo de investigação I. Tipos de tese II. Identificação de problemas de investigação III. Planeamento das fases de trabalho PC2. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia PC3. Identificar e utilizar ferramentas de matemática computacional adequadas ao problema de investigação PC4. Temas de investigação em matemática computacional aplicada PC5. Elaboração e apresentação do projeto de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas práticos. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas desenvolvidas ao longo do semestre. Os estudantes irão realizar um projeto onde, com orientação do docente, os estudantes analisam e discutem possíveis áreas de pesquisa relacionados com os temas abordados, aplicam conhecimentos teóricos e desenvolvem competências de resolução de problemas e pensamento crítico. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a tutoria entre pares ao longo do semestre, onde os estudantes se apoiam mutuamente, partilham conhecimentos e desenvolvem sentido de pertença de comunidade entre si.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - análise de quatro estudos de caso ao longo do semestre: dois individuais e dois em grupo. Cada estudo de caso (cuja análise será desenvolvida com estrutura pré-definida pelo docente) e respetiva discussão tem o peso de 25% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores (escala 0-20). A média da análise dos estudos de caso terá de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala 0-20). Não existe avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Seminário de Investigação em Matemática Computacional Aplicada II adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, Aprendizagem Baseada em Projetos, combinadas com a Aprendizagem Colaborativa. A Tutoria entre Pares será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Os estudantes colaboram entre si, onde um dos estudantes com mais conhecimento numa temática irá apoiar o(s) outro(s) colega(s), em modo síncrono ou assíncrono (mensagens, fóruns de discussão). Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, a aprendizagem constrói-se na relação com os pares e docentes, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. A abordagem de cada tema dos conteúdos programáticos seguirá a seguinte estrutura: I) conhecimento das estapas do processo de investigação; II) elaboração da revisão da literatura; III) identificação das ferramentas de matemática computacional adequadas; IV) elaboração de apresentação do projeto de investigação. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase compreender as etapas do processo de investigação. Posteriormente, os estudantes irão explorar diferentes fontes de bibliografia e compreender o sistema internacional de avaliação pelos pares. Os estudantes irão ainda compreender as aplicações da ferramentas de matemática computacional a problemas de investigação aplicados a contextos reais. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas realizadas pelos alunos ao longo do semestre. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos. Paralelamente os estudantes irão realizar um trabalho de investigação (em grupo) onde, com orientação do docente, os estudantes analisam e discutem possíveis áreas de pesquisa para serem desenvolvidos no trabalho, aplicam conhecimentos teóricos e desenvolvem competências de resolução de problemas. Os estudantes irão adquirir autonomia e pensamento crítico na utilização destes e de outros conceitos e na sua utilização em contexto de aula. A interação e colaboração entre os estudantes permite construir conhecimento em conjunto. A participação ativa é incentivada através de discussões e reflexão sobre problemas, visando à criação de uma compreensão partilhada pelo grupo. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a tutoria entre pares ao longo do semestre, onde os estudantes se apoiam mutuamente, partilham conhecimentos e desenvolvem sentido de pertença de comunidade entre si.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-12-03