Métodos de Ensino e Avaliações
O estudo individual basear-se-á na documentação indicada nas aulas (bibliografia especializada, obras de ficção, documentários áudio-visuais) e na pesquisa realizada pelos alunos em bibliotecas, na internet e nos media. Este trabalho será orientado durante as 14 aulas teóricas previstas no programa. Os seus resultados serão apresentados em seminários (6 aulas) ou nos tempos dedicados à discussão dos trabalhos em curso, documentários e documentos vários (4 aulas). | As aulas funcionam como um espaço de apresentação de temas e de discussão de textos, na qual a participação dos alunos é um elemento de avaliação essencial. Para além dos textos teóricos discutidos em regime de seminário, procura-se integrar na discussão a visão sobre as sociedades africanas que são apresentadas em obras de ficção, entendendo que a reflexão literária tem uma abordagem à realidade social que enriquece o debate sociológico. Os alunos são convidados a apresentar, em regime de seminário, um texto de ciências sociais (artigo ou capítulo de livro) e a participar numa discussão sobre uma obra de ficção. Participação em seminário, com apresentação de outline: 25% Discussão de obra de ficção com ficha de leitura (2 páginas): 25% Ensaio final (5 páginas): 50% Os alunos podem optar, em alternativa à avaliação periódica, pela avaliação por exame.