Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de ensino-aprendizagem assenta na combinação de aulas teóricas e teórico práticas, com exposição por parte do professor do enquadramento do tema, de acordo com os diferentes pontos do programa, e desenvolvimento em sala de aula de pequenos exercícios de pesquisa pelos alunos. Em ambos os casos haverá lugar a momentos de discussão colectiva. O desenvolvimento de competências cognitivas, de pesquisa exploratória e trabalho em equipa, bem como de debate e comunicação oral, são objectivos subjacente a esta estratégia de ensino-aprendizagem. A coerência do processo será sustentada pela orientação das aulas teóricas, que serão concebidas por forma a promover a reflexão e suscitar dúvidas e discussão. Para que esta estratégia seja bem sucedida é fundamental a presença dos alunos nas aulas e a sua participação activa. O teste individual tem como objectivo a consolidação das aprendizagens acerca de aspectos teóricos centrais desta UC. Por outro lado, o trabalho escrito, para além do desenvolvimento de competências cognitivas, visa também a promoção de capacidades de investigação e análise das problemáticas inerentes a esta UC, o seu conhecimento e o desenvolvimento de competências de expressão escrita, com base em critérios como a capacidade de análise, de síntese, de objectividade e de reflexão crítica. | A avaliação da UC tem como suporte os seguintes elementos: a) Assiduidade e participação nas aulas (25%); b) Dossier com o resultado dos exercícios práticos realizados em sala de aula, em grupo (25%); c) Trabalho escrito (máximo 8 páginas) sobre um tema seleccionado do programa, tendo por base bibliografia relevante. Este trabalho pressupõe uma componente de investigação empírica e será feito em grupo (25%). d) Teste escrito individual sobre aspectos teóricos do programa (25%)