Métodos de Ensino e Avaliações

A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. Espera-se dos alunos o comprometimento com o processo de aprendizagem, nomeadamente, através da leitura atempada dos materiais propostos, de iniciativas de pesquisa própria e da participação activa nas aulas. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa ? para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. | Cada estudante é responsável pelo seguinte: 1) Realização das leituras seleccionadas para cada aula; 2) Realização de dois trabalhos, um individual baseado nas leituras e visionamentos solicitadas e outro resultante de um trabalho de grupo. Ambos os trabalhos com apresentação em aula); No quadro da cadeira ocorrerá um trabalho individual e um trabalho de grupo, este último deverá permitir situar os contributos individuais dos membros do grupo de modo a que os mesmos se reflictam na avaliação final. O primeiro trabalho, de carácter individual, consta de um relatório de contextualização de leitura(s)e comentário de um documentário de vídeo. Uma síntese do relatório será apresentada em aula. O trabalho final, de perfil mais aprofundado, segundo uma das seguintes modalidades: a) Ensaio; b) Trabalho de aprofundamento temático; c) Projecto de pesquisa; d) Dossier documental; e) Análise de documento, caso, situação ou problema; f) Projecto de intervenção. Este trabalho terá também apresentação em aula, em grupo. O trabalho de grupo no seu formato escrito deverá ser entregue no fim do semestre em data a ser definida em conselho de ano. A nota final terá como base o seguinte cálculo: Trabalho Individual: 45% Trabalho de Grupo: 45% Participação/apresentações: 10%