Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00405
Acrónimo :
SP-I (Piudhist)
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
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Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
306.0
Horas de Trabalho Total :
336.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2007/2008

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


O Seminário de Projecto I tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Seminário de Projecto I tem como objectivo principal acompanhar e apoiar os alunos de Doutoramento na elaboração do seu projecto de tese de doutoramento. No Seminário de Projecto I pretende-se que os estudantes: OA1. Definam as questões centrais da sua investigação e a motivação intelectual. OA2. Demonstrem a exequibilidade e características inovadoras da sua pesquisa. OA3. Delimitem o quadro conceitual, problemáticas, questões e hipóteses de trabalho. OA4. Identifiquem a literatura principal do campo de pesquisa e o corpo documental de suporte da investigação. OA5. Escrevam um Estado da Arte sobre o respectivo tema de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Critérios para a definição do tema de investigação; CP2. Construir um projecto de investigação. Objectivos, novidade e exequibilidade; CP3. A definição da problemática e o quadro conceitual. Como definir as questões e as hipóteses de investigação; CP4. Revisão da literatura. Quem citar, o que citar e como citar. Comunidades vivas de diálogo historiográfico; CP5. Potencialidades da interdisciplinaridade; CP6. Critérios para a identificação e delimitação da base documental.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A articulação entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) pode esquematizar-se assim: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5

Avaliação / Assessment


A)Participação activa nos debates, apresentação oral da 1ª versão da revisão da literatura e do universo documental;ponderação da parte oral A: 30%. B)Relatório inicial fundamentando a selecção do tema com revisão da literatura na área (até 5000 palavras) C)Relatório demonstrando a exequibilidade da proposta com caracterização do corpus documental (até 5000 palavras) D)Redacção de um Estado da Arte; ponderação da parte escrita (B, C e D): 70%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A avaliação é contínua, requer um mínimo de 75% de presenças (9 sessões), e assenta em três componentes principais, com ponderações diferenciadas na nota final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos do 3º ciclo.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


WILLIAMS, R - The Historian's Toolbox. A Student's Guide to the Theory and Craft of History, Londres-NY, 2.ª ed., 2007 VINCENT, J. - An Intelligent Person's Guide to History, Londres, 1995 THOMPSON, W. - Postmodernism and History, Nova York, 2004 STOREY, W.K - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed., 2008 KOCKA, J., "Comparison and Beyond", History and Theory, vol. 42, no. 1, 2003, pp. 39-44 LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY, 2004 LEVI, G. - «Sobre microhistoria» in Formas de hacer Historia, ed. Peter Burke, Madrid, 1993, pp. 119-3 HAUPT, Heinz-Gerhard - «Comparative history - a contested method», HistoriskTidskrift, 127:4, 2007, pp. 697-714 CARRINGTON, Peter, Models and methods in social network analysis, Cambridge-NY, 2005 BURKE, P. - What is Cultural History?, Cambridge, 2004 ARÓSTEGUI, Julio - La Investigación Historica. Teoria y Método, Barcelona, 2.ª ed., 2003

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16