Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ação Humanitária
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não requer prévia formação no domínio da saúde.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Saúde Pública em Ação Humanitária tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes (do Mestrado de Ação Humanitária ou outros), o conhecimento e uma visão integrada de Saúde Pública das populações afetadas por desastres (tanto desastres naturais como conflitos) nas diferentes teorias, princípios e práticas, numa perspectiva multidisciplinar e multidimensional. Esta UC articula as componentes teórica e prática, destacando constrangimentos à ação na perspetiva de agências humanitárias, do/a trabalhador/a humanitário/a profissional no campo, e centraliza as experiências dos/as afetados/as pelas crises. Esta UC é orientada por uma visão global e local sobre a natureza de desastres e crises humanitárias; como estas afetam vidas e meios de subsistência; as doenças que ocorrem decorrentes destas crises e como responder às necessidades básicas de saúde pública de uma população (água e saneamento, abrigo, nutrição e proteção, etc), para o desenvolvimento e implementação de programas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1:Discutir a história, os princípios e as principais áreas de prática em saúde pública e aplicar este conhecimento a questões de saúde contemporâneas e contextos de ação em Emergência Humanitária. OA2:Aplicar perspectivas multidisciplinares como estruturas sociais, epidemiologia, prática clínica, desenvolvimento comunitário, governança e políticas de saúde, para explorar questões e práticas de saúde pública. OA3:Demonstrar domínio na seleção, análise, avaliação e uso de informações relevantes para questões e ações de saúde pública com compreensão contextual de métodos específicos de pesquisa. OA4:Conhecer as principais necessidades e cuidados inerentes a Emergências Medico-Humanitárias, mostrando as suas especificidades e as dinâmicas que as atravessam. OA5:Planear, desenvolver e propor respostas eficazes a questões de saúde pública, que demonstrem domínio dos princípios da saúde pública e seus principais campos de prática.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Emergências Humanitárias e Saúde Pública 1. O papel da Saúde Pública em emergência: História, Determinantes e Prioridades 2. Emergências Medico-Humanitárias: coordenação e atores CP2: Informação de Saúde Pública em Emergências Humanitárias: 1. Epidemiologia, Vigilância e Indicadores de Saúde Pública 2. Avaliação em Emergência: Desenho de um programa de Saúde CP3: Cuidados de Saúde em Emergências Humanitárias 1. Saúde Infantil e Neonatal 2. Saúde Mental, Apoio Psicossocial e Proteção 3. Saúde Materna, Sexual e Reprodutiva CP4: Saúde e Emergências Humanitárias Complexas –Necessidades das Populações Afetadas 1. Desastres Naturais, Conflitos e Desnutrição e Segurança Alimentar 2. Saúde de Migrantes e Refugiados 3. Epidemias em contextos humanitários 4. Água, Saneamento, Higiene e Promoção da Saúde CP5: Riscos, Desafios e oportunidades para futuras Emergências Humanitárias 1. Inovação em Saúde e Nexo Humanitário -desenvolvimento-paz 2. Alterações climáticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre os CP e os OA: No CP1 procura-se localizar a saúde pública no contexto de Emergência humanitária e debater o seu papel, princípios, conceitos e prioridades, numa perspetiva holística e integrada. Responde aos OA1 e 2. No CP2 privilegia-se a compreensão sobre o uso de dados de saúde e doença, para entender as mudanças nas características da população e estilos de vida decorrentes de crises, contribuindo para o OA3. O CP3 foca-se no estudo do impacto das emergências sobre a prestação e recursos de serviços de saúde, examinando padrões de doença nas populações afetadas. Contribui para os OA2 e 4. No CP4, aborda-se as necesidades e cuidados de saúde pública de populações afetadas por emergências complexas, explorando a natureza das crises e os impactos comunitários. Responde aos OA2,4 e 5. No CP5 discutem-se desafios e direções futuras em assistência humanitária, nomedamente novos recursos e abordagens, numa visão sistémica. Responde aos OA2,3 e 5.
Avaliação / Assessment
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação previstas na UC: 1) avaliação ao longo do semestre; 2) avaliação por exame. - A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) Componente individual - realização de um teste escrito, em aula; 2) Componente de grupo - elaboração de um trabalho de grupo para apresentação em sala de aula (com entrega do respetivo suporte da apresentação), correspondente a um projeto de pesquisa com desenho de um programa de saúde adaptado a um contexto específico. A nota final resulta de uma média ponderada dos dois momentos de avaliação: projeto de grupo (60%); teste escrito individual (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as estudantes que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e ficarão admitidos/as à avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 50% das aulas. A participação em aula e através da plataforma Moodle é valorizada. - A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Consiste numa prova escrita individual. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem desta Unidade Curricular estão alinhadas com o Modelo Pedagógico do Iscte, são diversificadas e, tratando-se de uma UC Teórico-Prática, procuram combinar a formação teórica com a componente prática dos conhecimentos. Para esse efeito, adotam-se metodologias de ensino plurais, incluindo metodologias expositivas, participativas, demonstrativas e ativas. Concretamente estas metodologias traduzem-se em: - Exposição de conteúdos: apresentação dos principais tópicos e conceitos, apoiada em bibliografia de apoio e apresentação de áreas temáticas por especialistas em áreas da Saúde com experiência de campo. - Discussão de exemplos e casos de Estudo: apresentação de exemplos de pesquisas que operacionalizam os conteúdos teóricos e discussão de Casos de estudo contemporâneos, para a promoção da reflexão e intervenções dos/as estudantes em torno desses casos, individualmente ou em grupo. - Acompanhamento de trabalhos em aula: constituição de alguns períodos, em aula, para a realização dos trabalhos de grupo e respetivo acompanhamento por parte dos/as docentes. - Sessões tutoriais: sempre que necessário, podem ser realizadas sessões tutoriais (online) de grupo para apoio adicional aos trabalhos de grupo. - Auto-Estudo: A UC pressupõe a realização de trabalho autónomo por parte dos/estudantes. Esse trabalho inclui participação no Moodle – pontos de reflexão, leituras, visualização de vídeos e filmes recomendados, realização do trabalho de grupo para apresentação em sala de aula e trabalho de preparação de textos para o teste escrito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e os métodos de avaliação estão estruturados de forma a garantir a coerência com os objetivos da UC, especificamente do seguinte modo: - A exposição de conteúdos atravessa todos os objetivos da UC, fornecendo as bases teóricas e conceptuais para o desenvolvimento de uma perspetiva crítica e argumentativa dos fenómenos do campo da saúde publica, em particular das necessidades e particularidades em Emergências e Ação Humanitária. - A discussão de exemplos de casos de estudo e a participação de especialistas em diferentes áreas de Ação Humanitária em Saúde, complementa e consolida a estratégia expositiva, permitindo uma participação ativa dos/as estudantes e proporcionando-lhes ainda experiência acrescida em práticas aplicadas aos objetos do campo da saúde pública. Neste sentido, contribuem também para todos os objetivos de aprendizagem da UC. - O acompanhamento de trabalhos em aula e as eventuais sessões tutoriais permitem um apoio mais individualizado e progressivo dos projetos de grupo dos/as estudantes, consolidando as suas aprendizagens teóricas – Objetivos 1 a 5 -, mas contribuindo sobretudo para o OA5. - O teste individual escrito permite avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais, sendo um teste realizado no final do semestre, está articulado com os todos os Objectivos da UC. - O projeto de grupo é um elemento central da UC, pois constitui uma estratégia para que os/as estudantes ponham em prática, de forma faseada e progressiva, os conhecimentos que vão adquirindo ao longo da UC. A informação de retorno dada aos/às estudantes, por parte dos/as docentes permite que avancem para o teste final com conhecimentos mais consolidados. Este projeto contribui para o cumprimento de todos os objetivos da UC.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
• Save the KidsUK. Toolkits: A practical guide to planning, monitoring, evaluation and impact assessment. Downloadable at: http://www.savethechildren.org.uk/resources/online-library/toolkits-practical-guideplanning-monitoring-evaluation-and-impact • Teller, Siri and Roche, Niall (eds). Public Health in Humanitarian Action. University of Copenhagen, Copenhagen, 2016. – downloadable at http://globalhealth.ku.dk/phha/ • The Sphere Project. Humanitarian Charter and Minimum Standards in Humanitarian Response. Available online: http://www.spherehandbook.org/en/the-humanitariancharter/ ; https://spherestandards.org/handbook/editions/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
• FAO (2020) Impacts of COVID-19 on food security and nutrition: developing effective policy responses to address the hunger and malnutrition pandemic. http://www.fao.org/3/cb1000en/cb1000en.pdf • Integrated Food Security Classification. Technical Manual Version 3.0 (2019): http://www.ipcinfo.org/fileadmin/user_upload/ipcinfo/manual/IPC_Technical_Manual_3_Final.pdf • International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies, Geneva (2019). The cost of doing nothing. https://media.ifrc.org/ifrc/wp-content/uploads/sites/5/2019/09/2019-IFRC-CODN-EN.pdf • MSF (2012). Assessment toolkit: practical steps for the assessment of health and humanitarian crises: https://evaluation.msf.org/sites/evaluation/files/assessment_toolkit.pdf • MSF (1997) Refugee Health. http://refbooks.msf.org/msf_docs/en/refugee_health/rh.pdf • MSF (2006) Rapid Health Assessment of refugee or displaced populations: http://refbooks.msf.org/msf_docs/en/rapid_health/rapid_health_en.pdf • MSF (2013) Management of a measles epidemic: https://medicalguidelines.msf.org/viewport/mme/english/management-of-a-measles-epidemic-30542833.html • MSF (2011) The Priorities. https://evaluation.msf.org/sites/evaluation/files/the_priorities_uk_2011.pdf • MSF (2018) Management of a cholera epidemic: https://medicalguidelines.msf.org/viewport/CHOL/english/management-of-a-cholera-epidemic-23444438.html • WHO Prevention and control of cholera outbreaks: WHO policy and recommendations: https://www.who.int/cholera/technical/prevention/control/en/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-06