Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03546
Acrónimo :
SPAH
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular disponibiliza aos estudantes uma visão integrada de como as diferentes teorias e perspectivas disciplinares levam à alteração de princípios e práticas de saúde pública, tanto no passado como no presente. A unidade fornece as bases para uma compreensão contextual de métodos específicos de pesquisa em saúde pública, desenvolvimento de políticas e planeamento e implementação de programas. Esta unidade visa também fornecer aos alunos uma visão geral da saúde pública como um esforço tanto global como local, organizado para promover e proteger a saúde pública. Os alunos serão incentivados a participarem criticamente em discussão de temas na área da saúde pública.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Discutir a história, os princípios subjacentes e as principais áreas de prática em saúde pública e aplicar este conhecimento a questões de saúde contemporâneas e aos contextos de ação sobre essas questões. OA2: Aplicar diferentes perspectivas, como estruturas sociais, epidemiologia, prática clínica, desenvolvimento comunitário e governança e políticas, para explorar questões e práticas de saúde pública. OA3: Demonstrar o domínio na seleção, análise, avaliação e uso de informações relevantes para questões e ações de saúde pública contemporâneas selecionadas OA4: Propor respostas eficazes a questões de saúde pública que demonstrem o domínio dos princípios subjacentes da saúde pública e seus principais campos de prática.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


São os seguintes os Conteúdos programáticos (CP) desta UC: CP1: fundamentos históricos da saúde pública; CP2: determinantes da saúde e doença das populações; CP3: dados de saúde e vigilância em saúde; CP4: proteção à saúde: controlo de doenças transmissíveis e saúde ambiental; CP5: promoção da saúde; CP6: prática baseada em evidências em saúde pública; CP7: ética, direitos humanos e saúde pública; CP8: questões globais em saúde pública; CP9: saúde internacional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP 1, CP2 OA2 - CP 2, CP3, CP4, CP5 OA3 - CP 6 OA4 ? CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Discussão de casos e textos de apoio. 3. Realização de trabalho individual. 4. Realização de trabalho de grupo 5. Auto-estudo 6. Participação em sala de aula | OPÇÃO 1: Avaliação periódica 40% Assiduidade e elaboração de trabalhos de grupo (30%), teste individual 70% OPÇÃO 2: Exame 100% exame final individual

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Discussão de casos e textos de apoio. 3. Realização de trabalho individual. 4. Realização de trabalho de grupo 5. Auto-estudo 6. Participação em sala de aula

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA).? ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA4 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA4 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA4 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA4 ME 5 - OA 1, OA 2, OA 3, OA4

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Save the KidsUK. Toolkits: A practical guide to planning, monitoring, evaluation and impact assessment. Downloadable at: http://www.savethechildren.org.uk/resources/online-library/toolkits-practical-guideplanning-monitoring-evaluation-and-impact The Sphere Project. Humanitarian Charter and Minimum Standards in Humanitarian Response. Available online: http://www.spherehandbook.org/en/the-humanitariancharter/ Teller, Siri and Roche, Niall (eds). Public Health in Humanitarian Action. University of Copenhagen, Copenhagen, 2016. ? downloadable at http://globalhealth.ku.dk/phha/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16