Métodos de Ensino e Avaliações

Actividades envolvendo aulas (teóricas e teórico-práticas, seminários), trabalho de campo, orientação tutorial (tempo de contacto com o docente) e trabalho dos estudantes. Dada a natureza teórica-prática e de iniciação à investigação desta cadeira, as aulas consistem sobretudo em aulas de exposição pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas) e pelos discentes (seminários). Durante as aulas e a orientação tutorial serão também dadas orientações sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação em política comparada. As várias actividades são conduzidas pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas), requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, ou realizadas sob orientação do docente (seminários e trabalho de campo). As orientações sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do trabalho a realizar pelos estudantes. | A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados previstos nos objectivos e tem quatro componentes. Primeiro, a assiduidade e participação nas aulas (20% da média final). Segundo, uma exposição oral de um dos textos programados para as aulas práticas (25%). Terceiro, um comentário de um dos textos programados para as aulas práticas ? diferente do texto exposto (10%). Quarto, organizados em grupos, os discentes terão de estruturar uma pequena pesquisa empírica comparando dois países da Europa. Para a realização de tal pesquisa, os alunos deverão sempre incorporar dados empíricos referentes a cada um dos países em análise. (45%). Este trabalho terá discussão obrigatória com o docente. Os alunos que não obtiverem aproveitamento na avaliação contínua poderão sempre recorrer ao exame escrito nas condições legais usuais. Para permanecerem na avaliação contínua os alunos tem que frequentar pelo menos 60% das aulas.