Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Inovar as metodologias de trabalho interdisciplinar, interprofissional e em rede /parceria, entre a unidade prestadora de cuidados de saúde e as unidades de cuidados sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
a) Aprofundar as perspetivas teóricas- metodológicas do Serviço Social na Saúde ao nível dos modelos de intervenção, seus fundamentos e suas possibilidades de articulação nos diferentes contextos da prática profissional; b) Identificar as estratégias de intervenção individual, com famílias, comunidades e organizações, consolidando o conhecimento acerca da operacionalização das metodologias de intervenção integrada. c) Treinar competências teóricas e práticas integradas e avançadas nas áreas hospitalares, cuidados primários, RNCC e, saúde mental, no diagnóstico social e encaminhamento. d) Integrar atividades de sustentabilidade ecológica e ambiental nos planos de intervenção do Serviço Social na Saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Intervenção em Serviço Social: teorias e práticas. Modelos e Metodologias especializadas do Serviço Social na Saúde. 2. Abordagens centradas no sujeito (psicossocial, centrada na tarefa, comportamental, intervenção em crise). 3. Abordagem crítica e radical (modelo sistémico e ecologista; desenvolvimento social e comunitário). 4. Capacitação, advocacia social, empowerment e Intervenção em rede. 5. Experienciação do exercício de rede avançada em Serviço Social. 6. Complexidade da prática do assistente social na saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Pretende-se que este seminário seja de natureza interativa, e com natureza essencialmente prática. Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais Teórico-metodológicos e instrumentais.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.
Observações / Observations
Esta UC, funciona com aulas práticas nas unidades de saúde (hospital, centros de saúde, outros), em grupos. Realização de exercícios com historias sociais e discussão formal de casos sociais, para além da interação com as equipas multidisciplinares.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mclaughlin, J. (2015), ?Social work in acute hospital settings in Northern Ireland: The views of service users, carers and multi-disciplinary professionals?, Journal of social work, Vol 16 (2) 135-154 Guerra, Inês (2015), O que é o caso social? Estudo sobre a construção do caso social em contexto hospitalar, Tese de Doutoramento em Serviço Social, Lisboa, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa Coppock, Vicki e Bob Dunn (2010) Understanding Social Work Practice in Mental Health, SAGE. Publications Ltd. Castro, M., Oliveira, L. (2012), ?Serviço Social e saúde: Os instrumentos e técnicas em questão, Intervenção Social, Lusíada, nº39, Lisboa Beder, Joan (2006), Hospital Social Work ? The Interface of Medicina and Caring, Routledge, Taylor and Francis Group. Adams, Robert, (2008) ?Empowerment, participation and social work? (4th edition), Palgrave Macmillan
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Monteiro, M. (2010), Vivências dos cuidadores familiares em internamento hospitalar ? o início da dependência, Dissertação de Mestrado em Ciências da Enfermagem, Porto, Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar Cowles, L. (2003), Social Work in Health Field ? A Care Perspective. Nova Iorque, The Haworth Social Work Practice Press. Dumoulin, Philipp; Dumont, Régis; Bross, Nicole; Masclet, Georges, (2006 ) « Travailler en réseau, méthodes et pratiques en intervention sociale », Ed Dunod, de Trabajo Social social y plural. Actas del VII Congreso Estatal de las Escuelas Universitarias lo social?. P. 145-153, em RODRIGUEZ, A. RAYA, E.E. (Coords.) Una Europa Úcar, X. (2010) ?El trabajador social entre la complejidad social y las profesiones de Power, S., Gronen, M. (2016), ?Pediatric Healthcare Social Work Practice?, em Allen, K e Spitzer, W. (2016) Social Work Practice in Healthcare: Advanced Approaches and Emerging Trends, SAGE Publications, Inc., pp. 315-356
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16