Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03531
Acrónimo :
SPDCISSS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
64.0h/sem
Trabalho Autónomo :
86.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Inovar as metodologias de trabalho interdisciplinar, interprofissional e em rede /parceria, entre a unidade prestadora de cuidados de saúde e as unidades de cuidados sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) Aprofundar as perspetivas teóricas- metodológicas do Serviço Social na Saúde ao nível dos modelos de intervenção, seus fundamentos e suas possibilidades de articulação nos diferentes contextos da prática profissional; b) Identificar as estratégias de intervenção individual, com famílias, comunidades e organizações, consolidando o conhecimento acerca da operacionalização das metodologias de intervenção integrada. c) Treinar competências teóricas e práticas integradas e avançadas nas áreas hospitalares, cuidados primários, RNCC e, saúde mental, no diagnóstico social e encaminhamento. d) Integrar atividades de sustentabilidade ecológica e ambiental nos planos de intervenção do Serviço Social na Saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Intervenção em Serviço Social: teorias e práticas. Modelos e Metodologias especializadas do Serviço Social na Saúde. 2. Abordagens centradas no sujeito (psicossocial, centrada na tarefa, comportamental, intervenção em crise). 3. Abordagem crítica e radical (modelo sistémico e ecologista; desenvolvimento social e comunitário). 4. Capacitação, advocacia social, empowerment e Intervenção em rede. 5. Experienciação do exercício de rede avançada em Serviço Social. 6. Complexidade da prática do assistente social na saúde

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Pretende-se que este seminário seja de natureza interativa, e com natureza essencialmente prática. Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais Teórico-metodológicos e instrumentais.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.

Observações / Observations


Esta UC, funciona com aulas práticas nas unidades de saúde (hospital, centros de saúde, outros), em grupos. Realização de exercícios com historias sociais e discussão formal de casos sociais, para além da interação com as equipas multidisciplinares.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mclaughlin, J. (2015), ?Social work in acute hospital settings in Northern Ireland: The views of service users, carers and multi-disciplinary professionals?, Journal of social work, Vol 16 (2) 135-154 Guerra, Inês (2015), O que é o caso social? Estudo sobre a construção do caso social em contexto hospitalar, Tese de Doutoramento em Serviço Social, Lisboa, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa Coppock, Vicki e Bob Dunn (2010) Understanding Social Work Practice in Mental Health, SAGE. Publications Ltd. Castro, M., Oliveira, L. (2012), ?Serviço Social e saúde: Os instrumentos e técnicas em questão, Intervenção Social, Lusíada, nº39, Lisboa Beder, Joan (2006), Hospital Social Work ? The Interface of Medicina and Caring, Routledge, Taylor and Francis Group. Adams, Robert, (2008) ?Empowerment, participation and social work? (4th edition), Palgrave Macmillan

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Monteiro, M. (2010), Vivências dos cuidadores familiares em internamento hospitalar ? o início da dependência, Dissertação de Mestrado em Ciências da Enfermagem, Porto, Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar Cowles, L. (2003), Social Work in Health Field ? A Care Perspective. Nova Iorque, The Haworth Social Work Practice Press. Dumoulin, Philipp; Dumont, Régis; Bross, Nicole; Masclet, Georges, (2006 ) « Travailler en réseau, méthodes et pratiques en intervention sociale », Ed Dunod, de Trabajo Social social y plural. Actas del VII Congreso Estatal de las Escuelas Universitarias lo social?. P. 145-153, em RODRIGUEZ, A. RAYA, E.E. (Coords.) Una Europa Úcar, X. (2010) ?El trabajador social entre la complejidad social y las profesiones de Power, S., Gronen, M. (2016), ?Pediatric Healthcare Social Work Practice?, em Allen, K e Spitzer, W. (2016) Social Work Practice in Healthcare: Advanced Approaches and Emerging Trends, SAGE Publications, Inc., pp. 315-356

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16