Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Inovar as metodologias de trabalho interdisciplinar, interprofissional e em rede /parceria, entre a unidade prestadora de cuidados de saúde e as unidades de cuidados sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
a) Aprofundar as perspetivas teóricas- metodológicas do Serviço Social na Saúde ao nível dos modelos de intervenção, seus fundamentos e suas possibilidades de articulação nos diferentes contextos da prática profissional; b) Identificar as estratégias de intervenção individual, com famílias, comunidades e organizações, consolidando o conhecimento acerca da operacionalização das metodologias de intervenção integrada. c) Treinar competências teóricas e práticas integradas e avançadas nas áreas hospitalares, cuidados primários, RNCC e, saúde mental, no diagnóstico social e encaminhamento. d) Integrar atividades de sustentabilidade ecológica e ambiental nos planos de intervenção do Serviço Social na Saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Intervenção em Serviço Social: teorias e práticas. Modelos e Metodologias especializadas do Serviço Social na Saúde. 2. Abordagens centradas no sujeito (psicossocial, centrada na tarefa, comportamental, intervenção em crise). 3. Abordagem crítica e radical (modelo sistémico e ecologista; desenvolvimento social e comunitário). 4. Capacitação, advocacia social, empowerment e Intervenção em rede. 5. Experienciação do exercício de rede avançada em Serviço Social. 6. Complexidade da prática do assistente social na saúde
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Pretende-se que este seminário seja de natureza interativa, e com natureza essencialmente prática. Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais Teórico-metodológicos e instrumentais.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos do seminário aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista á compreensão e assimilação dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados no exercício profissional.
Observações / Observations
Esta UC, funciona com aulas práticas nas unidades de saúde (hospital, centros de saúde, outros), em grupos. Realização de exercícios com historias sociais e discussão formal de casos sociais, para além da interação com as equipas multidisciplinares.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mclaughlin, J. (2015), ?Social work in acute hospital settings in Northern Ireland: The views of service users, carers and multi-disciplinary professionals?, Journal of social work, Vol 16 (2) 135-154 Guerra, Inês (2015), O que é o caso social? Estudo sobre a construção do caso social em contexto hospitalar, Tese de Doutoramento em Serviço Social, Lisboa, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa Coppock, Vicki e Bob Dunn (2010) Understanding Social Work Practice in Mental Health, SAGE. Publications Ltd. Castro, M., Oliveira, L. (2012), ?Serviço Social e saúde: Os instrumentos e técnicas em questão, Intervenção Social, Lusíada, nº39, Lisboa Beder, Joan (2006), Hospital Social Work ? The Interface of Medicina and Caring, Routledge, Taylor and Francis Group. Adams, Robert, (2008) ?Empowerment, participation and social work? (4th edition), Palgrave Macmillan
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Monteiro, M. (2010), Vivências dos cuidadores familiares em internamento hospitalar ? o início da dependência, Dissertação de Mestrado em Ciências da Enfermagem, Porto, Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar Cowles, L. (2003), Social Work in Health Field ? A Care Perspective. Nova Iorque, The Haworth Social Work Practice Press. Dumoulin, Philipp; Dumont, Régis; Bross, Nicole; Masclet, Georges, (2006 ) « Travailler en réseau, méthodes et pratiques en intervention sociale », Ed Dunod, de Trabajo Social social y plural. Actas del VII Congreso Estatal de las Escuelas Universitarias lo social?. P. 145-153, em RODRIGUEZ, A. RAYA, E.E. (Coords.) Una Europa Úcar, X. (2010) ?El trabajador social entre la complejidad social y las profesiones de Power, S., Gronen, M. (2016), ?Pediatric Healthcare Social Work Practice?, em Allen, K e Spitzer, W. (2016) Social Work Practice in Healthcare: Advanced Approaches and Emerging Trends, SAGE Publications, Inc., pp. 315-356
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16