Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Relações Internacionais
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2010/2011
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há Pre-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos da disciplina são: (1) dominar os principais conceitos da disciplina e saber aplicá-los na exposição oral e escrita (2) compreender os processos de mudança política na época contemporânea; (3) saber comparar os pontos de partida e as assumpções de base teóricas das as principais correntes de pensamento
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Descrever as etapas fundamentais na história do século XX. OA2 - Identificar e avaliar as principais explicações para os fenómenos de mundança política. OA3 - Comparar os processos nacionais e internacionais de mudança politica
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1-A 1ª Vaga de Democratizações na Europa CP2-A Crise, Queda e Sobrevivência das Democracias no Período entre as duas Guerras CP3-O Fascismo e as Ditaduras de Direita nos anos 30 CP4-O Regime Soviético e as Ditaduras Socialistas do após Guerra CP5-Antifascismo, Guerra Fria e Consolidação Democrática na Europa Ocidental CP6-As Transições Democráticas na Europa do Sul CP7-O fim da Guerra Fria e a 3 Vaga de Democratizações na Europa de Leste CP8-Teoria e praxis da União Europeia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1-AO123 CP2-AO123 CP3-AO123 CP4-AO123 CP5-AO123 CP6-AO123 CP7-AO123 CP8-AO1
Avaliação / Assessment
Esta unidade curricular poder ser realizada através de avaliação periódica ou de um exame final. A avaliação periódica assenta em dois elementos: a realização de um ensaio, durante o período letivo (ponderação: 80%), e a participação dos alunos nos debates nas aulas (ponderação: 20%). Quem não obtiver nota positiva nesta avaliação deverá fazer um exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: As Aulas Teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As Aulas Teórico-Práticas consistem na discussão de textos academicos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Ensaio, Participação oral nas aulas de debate
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Juan Linz and Alfred Stepan, Problems of Democratic Transition and Consolidation, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1996. Christian Haerpfer, Patrick Bernhagen, Ronald F Inglehart, and Christian Welzel (ed. By), Democratization, Oxford, Oxford University Press, 2009. Tony Judt, Pós Guerra. Historia da Europa após 1945, Lisboa, Edições 70, 2007. Obras de Referência:
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Philippe C. Schmitter, Portugal: Da Ditadura à Democracia, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 1999. Michael Mann, Fascistas, Lisboa, edições 70, 2011. Pedro Tavares de Almeida, António Costa Pinto e Nancy Bermeo (Org.), Quem Governa a Europa do Sul? O Recrutamento Ministerial, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2006. António Costa Pinto (Org. De), Governar em Ditadura. Elites e decisão politica nas Ditaduras da Época do Fascismo, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2012. Alexandra Barahona de Brito, Cármen Gonzales-Enríquez, e Paloma Aguilar (Orgs.), A Política da Memória. Verdade e Justiça na Transição para a Democracia, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2004. Gunther, Richard, P. Nikoforos Diamandouros, and Hans-Jürgen Phule, eds. 1995. The Politics of Democratic Consolidation: Southern Europe in Comparative Perspective, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1995. Levitsky and Lucas A. Way (Ed. By), Competitive Authoritarianism. Hybrid Regimes after the Cold War, Cambridge, MA, Harvard University Press, 2010.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16