Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular avalia a importância das infrastruturas de Sistemas de Informação, analisando diversas tipologias de infraestrutura comuns que se podem encontrar na indústria, que podem incluir infraestruturas próprias (on-premises), na cloud, comunitárias, híbridas, ou distribuídas, assim como as redes de comunicação associadas a estas infraestruturas, incluindo mecanismos de virtualização, VPNs entre outros. A unidade curricular irá também identificar, para cada uma delas, os riscos, vulnerabilidades e ameaças de cibersegurança associadas, descrevendo ainda quais são os mais típicos mecanismos, algoritmos e protocolos de cibersegurança utilizados, e os impactos associados aos mesmos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Analisar as diferenças entre as várias infraestruturas on-premises, cloud-based, comunitárias, híbridas e distribuídas. OA2: Analisar diferentes tipos de redes de comunicação utilizados pela indústria. OA3: Analisar tipos de ameaças de cibersegurança de uma forma holística, e especificando os desafios associados aos mesmos. OA4: Analisar para cada tipo de infraestrutura e rede de comunicação os riscos e ameaças de cibersegurança associados. OA5: Analisar para cada tipo de infraestrutura e rede de comunicação as técnicas mais comuns para mitigar os riscos associados a cibersegurança
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Infraestruturas de Sistemas de Informação e Redes de Comunicação. CP2: Tecnologias de Segurança de Redes. CP3: Segurança de Sistemas Distribuídos. CP4: Sistemas de Controlo Industriais (ICS). CP5: Segurança de Sistemas Operativos, Cloud e Virtualizados. CP6: Segurança de Sistemas de Internet das Coisas (IoT) CP7: Novas tendências para Segurança de Infraestruturas e Redes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, realizar vários problemas (laboratórios), aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico, e realizar um projeto final. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas desenvolvidas. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que as diferentes tarefas propostas aos alunos forem sendo concluídas com sucesso.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Realização de 2 mini-testes de avaliação ao longo do semestre, cada um com nota mínima de 8 valores, cada um deles a contar com 15% para a nota final. Realização de 4 laboratórios em grupo, cada um deles a contar com 10% para a nota final. Realização de projeto final colaborativo (em grupo) com apresentação final. O projeto terá uma ponderação total de 30%, em que a apresentação terá uma ponderação de 10%. Avaliação por exame (1ª Época, 2ª Época): Exame presencial (100% da nota final)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, combinada com Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A gamificação será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, realizar vários problemas (laboratórios), aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico, e realizar um projeto final. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas desenvolvidas. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que as diferentes tarefas propostas aos alunos forem sendo concluídas com sucesso.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Josyula, V., Orr, M., Page, G., Cloud Computing: Automating the Virtualized Data Center, 2012, Cisco Press Smith, J., Nair, R., The Architecture of Virtual Machines, 2005, IEEE “Elasticity in Cloud Computing: What It Is, and What It Is Not”, in Proceedings of the 10th International Conference on Autonomic Computing (ICAC 2013), San Jose, June 24–28 Buyya, R., Broberg, J, Goscinski, A., Cloud Computing Principles and Paradigms, 2011, Wiley & Sons, 2011 Prentice-Hall, Cloud Computing: Concepts, Technology & Architecture, 2014, Earl, T., Puttini, R., Mahmood, Z. Hwang, K., Fox, G., and Dongarra, J., Distributed and Cloud Computing (From Parallel Processing to the Internet of Things), 2011, Elsevier
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16