Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04430
Acrónimo :
SSD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Obter compreensão sobre as intervenções de serviço social com crianças e jovens apoiadas pelas TIC. Será capaz de utilizar os resultados da investigação e as orientações a fim de aplicar inovações e melhorar a qualidade dos serviços num campo de protecção dos direitos da criança e da juventude. Será capaz de fornecer a avaliação das necessidades específicas das crianças e dos jovens, de utilizar instrumentos de avaliação e identificação das TIC para identificar os problemas do cliente e o diagnóstico social, utilizar os métodos de prevenção e reabilitação psicossocial. Será capaz de aplicar os conhecimentos e competências no trabalho de equipa multi-profissional e/ou internacional e através dos canais das TIC.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Serviço social e tecnologias - um novo canal para trabalhar com os jovens""; Porque é que os clientes escolhem o trabalho em linha? Aconselhamento de forma síncrona e assíncrona Aconselhamento à distância (ex. através de chamada telefónica, videochamada, online); Blogging e vídeo-blogging para profissões de ajuda. serviço social e meios de comunicação social Chatbots para aconselhamento e terapia; Tecnologias assistivas e robôs sociais Literacia digital e capacidades digitais para assistentes sociais; Tecnologia de educação à distância; Segurança na Internet - protecção da juventude contra predadores, manipulações e embustes. Verificação de factos; Responsabilidades éticas na utilização da tecnologia digital.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1;CP7;CP8 OA2: CP2;CP3;CP4;CP5;CP6 OA3:CP9;CP10

Avaliação / Assessment


Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; visitas de estudo (virtuais). | Desempenho de tarefas em seminários: 10% Projecto (projecto individual): 10% Tarefas: 10 % Ensaio: 10% Exame: 60%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; visitas de estudo (virtuais).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, com a abordagem a situações concretas, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolução de problemas

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


López Pel?ez, A. (Ed.). (2014). The robotics divide. A new frontier in the 21st century? New York: Springer. Hill, A., Shaw, I. (2011). Social work and ICT. London: Sage Aramburu, L., & Marcuello-Servós, C. (2018). Digital generation, emotions and social movements: A conceptual framework. In M. Lisboa, & D. Cerejo (Eds.), Complexity sciences: Theoretical and empirical approaches to social action (pp. 65?78). Newcastle, UK: Cambridge Scholars Publishing Jones, G., Stokes, A (2008). Online Counselling: A Handbook for Practitioners. London: Macmillan International Higher Education

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16