Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04429
Acrónimo :
SSF
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
66.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
67.0h/sem
Trabalho Autónomo :
158.0
Horas de Trabalho Total :
225.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Obterá compreensão sobre a aplicação da teoria do serviço social; Será capaz de seleccionar estratégias e métodos de investigação ao analisar e lidar com questões de protecção dos direitos das crianças e dos jovens. Será capaz de aplicar a legislação e o princípio da protecção dos direitos da criança e da juventude quando prestar a assistência, o apoio e a protecção mais adequados. Será capaz de aplicar os conhecimentos e competências no trabalho de equipa multi-profissional e na gestão de recursos. Obterá conhecimentos e competências para a prática em comunidades multiculturais rurais e urbanas com crianças e jovens no contexto das suas famílias, que enfrentam desafios resultantes de questões como a pobreza, injustiça social, falta de educação, insucesso escolar, falta de emprego e de competências laborais, doenças mentais, sem-abrigo, abuso e negligência de crianças, violência doméstica, violência comunitária, abuso de substâncias, questões de imigração, ou luto e perda, etc.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. introdução do serviço social com a família. Resultados teóricos do serviço social com a família, Teorias avançadas, história, paradigma no serviço social e intervenções com crianças, adolescentes e famílias; 2. O contexto jurídico e político do Serviço social com Crianças e Famílias; Aplicar conhecimentos de Ciências Sociais, Direito e teoria da prática do Serviço social; Principais programas e estratégias a nível global; 3. Valores e Ética no Serviço social com as crianças e a família. Princípios éticos do serviço social para orientar a prática profissional; 4. Reflexão sobre a experiência prática (em grupo) 5. O apoio familiar no serviço social com crianças e famílias; Perspectiva ecológica do apoio familiar; A teoria de Bronfenbrenner da ecologia do desenvolvimento humano; Definições de apoio familiar; O papel do assistente social no apoio à família; Prestação de apoio familiar 6. As características e necessidades de intervenção das famílias com vários problemas sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1 OA2: CP6 OA3:CP2 OA4: CP1; CP3; CP4; CP5; CP6 OA5: CP1; CP3; CP4; CP5; CP6

Avaliação / Assessment


Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; e visitas de estudo. Discussões, aprendizagem activa, apoio on-line, supervisão | Participação activa em seminários: 50% Formação prática / Prática / Estágio: 10% Exame: 40%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; e visitas de estudo. Discussões, aprendizagem activa, apoio on-line, supervisão

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Trata-se de atingir os objetivos de aprendizagem numa dinâmica de metodologias compreensivas e reflexivas em contacto coma realidade social que permitam o desenvolvimento e consolidação da aprendizagem

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


6. Ribbens McCarthy, Jane. Key concepts in family studies. London : Sage Publications, 2011. 247 p. ISBN 9781412920056 5. Rusn?kov?, M.:Social Work with Families in Slovakia : Social Work Representation in Slovakia /Markovi?, Barabasov?, Markéta Rusn?kov?, 2015. In: Revue Internationale des Sciences humaines et naturelles. ? ISSN 2235-2007, Année 2015, Num. 4 (2015), p. 9-21. 4. O´Loughlin, M., O´Loughlin, S.: Social Work with Children and Families. SAGE ? Publications Ltd. 4th ed.,2016, 216 p. 3. Houston Stan (2003) Moral Consciousness and Decision-Making in Child and Family Social Work // Adoption & Fostering, October 2003; vol. 27, 3: pp. 61-70. 2. Sta?ova L. et als (2020) Contemporary Family Lifestyles in Central and Western Europe. Springer 1. Butler, Ian George. Social work with children and families: getting into practice. 2nd ed. London; Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers, 2004. 364 p. ISBN 9781843101086.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16