Métodos de Ensino e Avaliações

Actividades envolvendo aulas (teóricas e teórico-práticas, seminários), trabalho de campo, orientação tutorial (tempo de contacto com o docente) e trabalho dos estudantes. Dada a natureza teórica-prática e de iniciação à investigação desta cadeira, as aulas consistem sobretudo em aulas de exposição pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas) e pelos discentes (seminários). Durante as aulas e a orientação tutorial serão também dadas orientações sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação em política comparada. As várias actividades são conduzidas pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas), requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, ou realizadas sob orientação do docente (seminários e trabalho de campo). As orientações sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do trabalho a realizar pelos estudantes. | A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados previstos nos objectivos e tem quatro componentes. Primeiro, a assiduidade e participação nas aulas (20% da média final). Segundo, uma exposição oral de um dos textos programados para as aulas práticas (25%). Terceiro, um comentário de um dos textos programados para as aulas práticas ? diferente do texto exposto (10%). Quarto, organizados em grupos, os discentes terão de estruturar uma pequena pesquisa empírica comparando dois países da Europa. Para a realização de tal pesquisa, os alunos deverão sempre incorporar dados empíricos referentes a cada um dos países em análise. (45%). Este trabalho terá discussão obrigatória com o docente. Os alunos que não obtiverem aproveitamento na avaliação contínua poderão sempre recorrer ao exame escrito nas condições legais usuais.