Métodos de Ensino e Avaliações
As sessões lectivas desta unidade serão, na medida do possível, de tipo seminarial, isto é: com participação oral activa dos mestrandos, cabendo ao docente sobretudo uma função de orientação e comentário crítico. Nestes termos, o calendário (a fixar definitivamente com os mestrandos logo na 1ª sessão) incluirá três ou quatro sessões iniciais preenchidas essencialmente com exposições do docente seguidas de debate e esclarecimentos (para ajudar à mútua socialização), entrando-se depois numa rotina em que, sob cada tema do programa, o docente apenas fará uma apresentação mais sintética, seguindo-se comentários de dois ou três mestrandos. Esta modalidade permitirá treinar a capacidade de raciocínio e argumentação científica em espaço de interacção verbal. Está prevista também, pelo menos uma sessão com especialista(s) convidado(s). Existirão ainda sessões tutoriais de acompanhamento. | A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objectivos. Os elementos concretos em que se baseia a avaliação são: a participação nas aulas, o desenvolvimento das actividades nelas previstas, e a elaboração de um Trabalho Final.