Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04046
Acrónimo :
STEA II
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
276.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC divide-se em quatro módulos, que, em conjunto, contribuem para que os estudantes (O1) adquiram uma visão compreensiva de temas relevantes sobre o continente africano. O 1º tem como objetivo geral (O2) debater criticamente temas atuais de economia política do desenvolvimento em África. O 2º visa (O3) fornecer uma perspetiva histórica dos regimes políticos em África, (O4) aprofundando casos atuais. O 3º módulo tem como objetivo (O5) compreender o papel de estados africanos em redes internacionais. O 4º módulo pretende (O6) explorar diversos tipos de movimentos sociais em África.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Demonstrar conhecimento sobre aspetos políticos e económicos africanos contemporâneos OA2 - Aplicar conceitos para a análise dos processos políticos e económicos em África OA3 - Compreender diversos quadros de relações internacionais em África OA4 - Analisar criticamente processos de desenvolvimento em África OA5 - Compreender a construção histórica de regimes políticos em África OA6 - Compreender características definidoras de regimes políticos e aplicá-las a casos africanos OA7 - Explorar o quadro institucional atual de países africanos OA8 - Explicar processos de mudança social através do estudo de movimentos sociais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 - Temas atuais de economia política do desenvolvimento em África Falhanço do Consenso de Washington e procura de uma nova via Relações Europa-África, China-África e EUA-África A promessa do empreendedorismo e os determinantes institucionais na ASS Análise crítica dos principais modelos de desenvolvimento pós-colonial Módulo 2 - Regimes políticos em África: uma perspetiva histórica Tipologias de regimes políticos Diversidade de regimes políticos em África Regimes autoritários, híbridos e democráticos: casos Módulo 3 - Lugares de África nas relações internacionais Estreia do documentário ?Via Bissau. Uma porta de entrada em África para o narcotráfico?, de Micael Pereira e Carlos Isaac, seguido de debate Módulo 4 - Movimentos sociais e mudança política e social Movimentos sociais em África ou movimentos sociais africanos? Tipologias de movimentos sociais Protesto para a mudança: casos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao O1 correspondem os conteúdos dos módulos 1 a 4 do programa. Ao O2 correspondem os conteúdos do módulo 1 do programa, Temas atuais de economia política do desenvolvimento em África. Aos O3 e O4 correspondem os conteúdos do módulo 2 do programa, Regimes políticos em África: uma perspetiva histórica Ao O5 correspondem os conteúdos do módulo 3 do programa, Lugares de África nas relações internacionais Ao O6 correspondem os conteúdos do módulo 4 do programa, Movimentos sociais e mudança política e social A coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma Módulo 1. OA1, OA2, OA3, OA4 Módulo 2. OA1, OA2, OA5, OA6 Módulo 3. OA1, OA2, OA3, OA7 Módulo 4. OA1, OA2, OA8

Avaliação / Assessment


1 Avaliação contínua: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 40%; c) Ensaio sobre um dos módulos (1000 a 1500 palavras) - 60%. 2. Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com a transmissão de conceitos básicos e de ferramentas analíticas sobre os conteúdos. É fundamental que os estudantes leiam os textos antes das aulas. Materiais de outra natureza também serão usados (como mapas ou pequenos vídeos), permitindo explorar com mais detalhe os casos em análise nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da unidade curricular são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados como bibliografia obrigatória, bem como os que se indicam como bibliografia acessória e que consistem em textos sobre os módulos específicos. Através da discussão de textos e de outros materiais sobre a análise de questões políticas, sociais e culturais em África, permite-se uma visão abrangente sobre temas contemporâneos do continente. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino visam, no essencial, possibilitar aos alunos a capacidade de abordar problemáticas diversas do continente africano.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rodrigues Sanches, E. (Ed.) (2022). Popular Protest, Political Opportunities, and Change in Africa. London: Routledge Obadare, E. and Adebanwi, W. (Eds.) (2016). Governance and the crisis of rule in contemporary Africa. Leadership in transformation. New York: Palgrave Macmillan Obadare, E. (Ed) (2014). The Handbook of Civil Society in Africa. New York: Springer Beugré, C. D. (2017). Building entrepreneurial ecosystems in Sub-Saharan Africa ? A quintuple helix model. Palgrave Macmillan. Adebanwi, W. (Ed.) (2017). The Political Economy of Everyday Life in Africa, Beyond the Margins. Suffolk: Boydell & Brewer

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mueller, L. (2020). What is African About African Protests?. SAIS Review of International Affairs, 40(2), 65-75 Mateos, O. and Bajo Erro, C. (2021). Protest, Internet Activism, and Sociopolitical Change in Sub-Saharan Africa. American Behavioral Scientist, 65(4), 650-665 Mamdani, M., Mkandawire, T. and Wamba-dia-Wamba (1988). Social Movements, Social Transformation and Struggle for Democracy in Africa. Economic and Political Weekly, 23(19), 973-981 Abebe, T. (2020). Lost futures? Educated youth precarity and protests in the Oromia region, Ethiopia. Children's Geographies, 18(6), 584-600 Módulo 4 Uzuegbu-Wilson, E. (2019). A Critical Review of Evolutionary Trends of Drug Trafficking in Guinea- Bissau Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=3467484 Shaw, M. (2015). Drug trafficking in Guinea-Bissau, 1998?2014: The evolution of an elite protection network. The Journal of Modern African Studies, 53(3), 339-364 Green, T. and Chabal, P. (2016). Guinea-Bissau: Micro-State to 'Narco State', London, Hurst Módulo 3 Sá, A. L. and Sanches, E. R. (2021) The politics of autocratic survival in Equatorial Guinea: Co-optation, restrictive institutional rules, repression, and international projection. African Affairs, 120(478), 78-102 Gyimah-Boadi, E. 2015. Africa?s waning democratic commitment" Journal of Democracy, 26(1), 101-113 Dias, A. L. (2018). Uma vaga de democratização em África?. Relações Internacionais, 59, 29-42 Carboni, A. and Raleigh, C. (2021). Regime cycles and political change in African autocracies. The Journal of Modern African Studies, 59(4), 415-437 Módulo 2 Naudé, W. (2013). Entrepreneurship and economic development: Theory, evidence and policy. IZA DP No. 7507, Institute for the Study of Labor, Bonn, Germany. Naudé, W. (2011). Entrepreneurship is not a binding constraint on growth and development in the poorest countries. World Development, 39(1), 33?44. Naudé, W. (2010). Entrepreneurship, developing countries, and development economics: New approaches and insights. Small Business Economics, 34, 1?12. Hessels, J., & Naudé, W. (2019). The intersection of the fields of entrepreneurship and development economics: A review towards a new view. Journal of Economic Surveys, 33(2), 389?403. Gries, T., & Naudé, W. (2010). Entrepreneurship and structural economic transformation. Small Business Economics, 34, 13?29. Friederici, N., Wahome, M., & Graham, M. (2020). Digital entrepreneurship in Africa: How a continent is escaping Silicon Valley?s long shadow. The MIT Press. Ács, Z. J., & Varga, A. (2005). Entrepreneurship, agglomeration and technological change. Small Business Economics, 24(3), 323?334. Módulo 1

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16