Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03370
Acrónimo :
STICsoc
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
219.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Compreender as diferenças e as complementaridades entre as metodologias qualitativas e as quantitativas Explorar as metodologias usadas em investigações atuais Aplicar técnicas de investigação no processo de investigação dos estudantes

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os estudantes devem ter adquirido competências para - desenhar e planear o seu projeto de investigação em termos metodológicos - escolher a metodologia mais adequada para a sua dissertação -aplicar metodologias e técnicas de pesquisa específicas tendo em conta a natureza dos dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 – Metodologias qualitativas e quantitativas: distinção e complementaridade 2-Análise estatística multivariada e econométrica 3- Análise Qualitativa Comparada 4-Análise input-output: descrição e aplicações 5- Análise de Redes 6- Etnografia, entrevistas e metodologias participativas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A cadeira introduz os estudantes de forma mais focada às questões metodológicas. Organiza-se numa sequência de módulos teórico-práticos, cada um versando sobre métodos e técnicas de investigação concretos (ora mais quantitativos, ora mais qualitativos). A oferta de módulos tem em conta diferentes modalidades de investigação em Economia Política e a experiência dos docentes enquanto investigadores, permitindo um aprofundamento dos conhecimentos relacionados com a projeção e execução de investigação científica, tanto a nível da abordagem teórico-metodológica mais geral como a nível do uso de técnicas e instrumentos mais precisos, inclusive a partir da simulação de situações de pesquisa.

Avaliação / Assessment


A avaliação baseia-se em dois momentos: -na entrega de dois ensaios escritos, cada um com o peso de 50%, associados a dois dos seis módulos lecionados, tendo a escolha que incidir em dois tipos diferentes de metodologia (um ensaio numa metodologia quantitativa e outro numa metodologia qualitativa). -na discussão presencial numa sessão conjunta (mesma hora, mesmo dia para todos os módulos) na qual todo/as aluno/as discutem individualmente com o/a respetiva docente o trabalho entregue. Esta parte vale 20% da ponderação final do ensaio. Não está previsto um exame escrito final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os módulos subsequentes são compostos por sessões teórico-práticas, sendo os alunos envolvidos em atividades variadas: alguns módulos assentam mais no comentário de textos e ensaios versando sobre instrumentos e técnicas de investigação concretos, outros (aqueles com mais sessões) assentam em atividades como exercícios de aplicação das metodologias.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC assenta no princípio de que as competências de investigação se aprendem, essencialmente, na prática, através de exercícios concretos e, sempre que possível, aproximados aos interesses de pesquisa dos alunos, permitindo assim que estes comprovem pessoalmente a viabilidade ou inviabilidade de determinadas abordagens e, dessa forma, avancem na definição do seu projeto de pesquisa. Considera-se, porém, necessário que a aprendizagem destas competências seja devidamente enquadrada havendo espaço nas aulas para momentos de carácter expositivo, destinados a estimular a reflexão e a compreensão das metodologias qualitativas e quantitativas. A dimensão teórico-prática dos módulos desta UC pressupõe um envolvimento ativo tanto por parte dos alunos como dos próprios docentes, contribuindo assim para um ambiente de partilha de questões, dúvidas e incertezas concomitantes à implementação de qualquer pesquisa científica. Com base nestes pressupostos, espera-se que os alunos terminem a UC em condições de compreenderem o potencial e as limitações de diversas técnicas e instrumentos e de adaptá-los aos seus interesses de pesquisa.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Amaral, J. F. e Lopes , J. C., (2018) Análise Input-Output. Almedina. Borgatti,S. P., Everett, M., Johnson, J.C., (2013), Analysing Social Networks, SAGE. Borgatti,S. P., Everett, M., Johnson, J.C., (2013), Analysing Social Networks, SAGE. Byrne, D. & Ragin, C. (eds.) (2009) The SAGE Handbook of Case-Based Methods. Londres: SAGE. Jeffrey M. Wooldridge (2025) Introductory Econometrics: A Modern Approach. CENGAGE, 8ª edição. Greene, W.H. (2012) Econometric Analysis. New Jersey, Prentice Hall (7th Edition). Lareau, Annette (2021). Listening to people. University of Chicago Press. Miller, R. and Blair, P. (2009) Input-Output Analysis. Cambridge: Cambridge University Press. Oana, I.-E., Schneider, C. Q., & Thomann, E. (2021).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Goertz, G. & Mahoney, J. (2012) A Tale of Two Cultures: Qualitative and Quantitative Research in the Social Sciences. Princeton: Princeton University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-11-27