Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03370
Acrónimo :
STICsoc
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
219.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a

Objetivos Gerais / Objectives


1 Apresentação das principais diferenças entre as metodologias qualitativas e as quantitativas. 2 - Apresentação sistemática de uma panóplia de métodos e técnicas disponíveis na investigação teórica e empírica nas ciências sociais e, em particular, em Economia Política, a partir de exemplos de pesquisas concretas levadas a cabo pelos docentes. 3 Análise crítica dos métodos e técnicas apresentadas em aula.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1 Compreender as principais diferenças entre as metodologias qualitativas e as quantitativas. 2 Aprofundamento do conhecimento sobre metodologias e técnicas de pesquisa considerados relevantes para o trabalho de dissertação. 3 Aplicação do conhecimento sobre metodologias e técnicas de pesquisa aos objetivos de investigação dos alunos, tendo em conta a preparação do projeto de dissertação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 ? Metodologias qualitativas e quantitativas: duas tradições distintas? 1.1 Características distintivas e diversidade interna das metodologias qualitativas. 1.2 Características distintivas e diversidade interna das metodologias quantitativas. 1.3 As principais controvérsias entre as duas tradições. 2 - Módulo específico sobre métodos e técnicas de investigação, a escolher de entre as seguintes possibilidades (cada uma correspondendo a 5 ETCS e compreendendo seis sessões). 2.1 Análise de Redes. 2.2. Entrevista e análise de conteúdo qualitativo. 2.3 Análise estatística multivariada e econométrica. 3 Módulo específico sobre métodos e técnicas de investigação, a escolher de entre as seguintes possibilidades (cada uma correspondendo a 5 ETCS e envolvendo seis sessões). 3.1 Análise Qualitativa Comparada. 3.2 Estudos de caso e o método comparativo. 3.3 Metodologias participativas. 3.4 Análise input-output: descrição e aplicações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A cadeira combina uma introdução geral de índole teórica e reflexiva com uma sequência de dois módulos teórico-práticos independentes, cada um versando sobre métodos e técnicas de investigação concretos (ora mais quantitativos, ora mais qualitativos). A oferta de módulos tem em conta diferentes modalidades de investigação em Economia Política e a experiência dos docentes enquanto investigadores, devendo os mesmos módulos ser escolhidos em função dos interesses de investigação dos alunos. Esta conjugação da liberdade de escolha dos alunos com as competências práticas dos docentes permite um aprofundamento dos conhecimentos relacionados com a projeção e execução de investigação científica, tanto a nível da abordagem teórico-metodológica mais geral como a nível do uso de técnicas e instrumentos mais precisos, inclusive a partir da simulação de situações de pesquisa.

Avaliação / Assessment


A avaliação leva em conta o desempenho dos alunos nos módulos optativos, de acordo com os seguintes parâmetros: Primeiro módulo independente: participação nas aulas e leitura da bibliografia de trabalho (20%); realização de um exercício relacionado com os objetivos de pesquisa (30%); Segundo módulo independente: participação nas aulas e leitura da bibliografia de trabalho (20%); realização de um exercício relacionado com os objetivos de pesquisa (30%);

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1 - O módulo inicial de três aulas tem um carácter essencialmente expositivo, visando reforçar os conhecimentos e a reflexão crítica sobre as principais diferenças entre as metodologias qualitativas e as quantitativas. 2 - Cada um dos módulos optativos independentes é composto por seis sessões teórico-práticas, sendo os alunos envolvidos em exercícios e ensaios com instrumentos e técnicas de investigação concretos, os quais devem ser adaptados aos seus interesses de pesquisa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC assenta no princípio de que as competências de investigação se aprendem, essencialmente, na prática, através de exercícios concretos e, sempre que possível, aproximados aos interesses de pesquisa dos alunos, permitindo assim que estes comprovem pessoalmente a viabilidade ou inviabilidade de determinadas abordagens e, dessa forma, avancem na definição do seu projeto de pesquisa. Considera-se, porém, necessário que a aprendizagem destas competências seja devidamente enquadrada por um módulo introdutório comum, composto por 3 aulas de carácter mais expositivo, destinadas a estimular a reflexão em torno das principais diferenças entre as metodologias qualitativas e as quantitativas. A ramificação subsequente da UC em duas séries de módulos optativos independentes destina-se a evitar a dispersão por temáticas pouco relevantes para os alunos, acentuando, ao invés, a sua autonomia em termos da escolha dos caminhos de pesquisa. A dimensão teórico-prática dos módulos optativos desta UC pressupõe um envolvimento ativo tanto por parte dos alunos como dos próprios docentes, os quais deverão disponibilizar-se para participar nalguns dos exercícios e atividades de descoberta propostos, contribuindo assim para um ambiente de partilha de questões, dúvidas e incertezas concomitantes à implementação de qualquer pesquisa científica. Com base nestes pressupostos, espera-se que os alunos terminem a UC em condições de usarem, na sua pesquisa de doutoramento, as técnicas e instrumentos que optaram por experimentar nos módulos optativos teórico-práticos.??

Observações / Observations


Não está previsto um exame escrito final.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


9. Schreier, M. (2012). Qualitative Content Analysis in 8. Schneider, C.Q. & Wagemann, C. (2012) Set-theoretic Methods for the Social Sciences: A Guide to Qualitative Comparative Analysis. Cambridge: Cambridge University Press. 7. Miller, R. and Blair, P. (2009) Input-Output Analysis. Cambridge: Cambridge University Press. 6. Kadushin, C. (2012) Understanding Social networks : theories, concepts and findings, Cambridge 5. Greene, W.H. (2012) Econometric Analysis. New Jersey, Prentice Hall (7th Edition). 4. Goertz, G. & Mahoney, J. (2012) A Tale of Two Cultures: Qualitative and Quantitative Research in the Social Sciences. Princeton: Princeton University Press. 3. Byrne, D. & Ragin, C. (eds.) (2009) The SAGE Handbook of Case-Based Methods. Londres: SAGE. 2. Borgatti,S. P., Everett, M., Johnson, J.C., (2013), Analysing Social Networks, SAGE 1. Becker, H. S. (1998). Tricks of the Trade: How to Think about Your Research while You?re Doing It. Chicago: The University of Chicago Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


19. Zuckerman, H. (1972). Interviewing an ultra-elite. The Public Opinion Quartely, 36, 159-175. 18. World Bank (1996). The World Bank Participation Sourcebook. Washington: Environmental Department. 17. Wooldridge, J.M. (2006) Introductory Econometrics: A Modern Approach. USA, Thomson South-Western. 16. Winthereik, B. R. & Verran, H. (2012). Ethnographic stories as generalizations that intervene. Science Studies, 25(1), 37-51. 15. Wasserman, S., Faust, K., (1994) Social network analysis: methods and apllications, Cambridge, MA, Cambridge University Press 14. Stake, R. (1995). The Art of Case-Study Research. Londres: Sage. 13. Scott, J., Social network analysis: a handbook, London, Sage, 2000 12. Rowe, G. & Frewer, L.J. (2004). Evaluating public participation exercises: a research agenda. Science, Technology and Human Values, 29(4), 512-556. 11. Ragin, C. ([1987] 1989) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley: University of California Press. 10. Prell, C., (2012) Social Network Analysis : history, theory and methodology, SAGE 9. Poirier, J., Clapier-Valladon, S. & Raybaut, P. [1983] (1995). Histórias de Vida: Teoria e Prática. Oeiras: Celta. 8. Piette, A. (1996). Ethnographie de l?action: l?observation des details. Paris: Métaillié. 7. Marques, P. and Salavisa, I. (2016) ?Young People and Dualization in Europe: A Fuzzy Set Analysis?, Socio-Economic Review, 0(0): 1-26. Advance Access. 6. Knoke, D. e Yang,2008, S. Social Network Analysis, 2nd ed.,SAGE 5. Hardy, M. & Bryman, A. (2009) The Handbook of Data Analysis. London, Sage Publications. 4. Hanneman, Robert A. and Mark Riddle ( 2005) Introduction to social network methods. Riverside, CA: University of California, Riverside (http://faculty.ucr.edu/~hanneman/ ) 3. Glaser, B. G. & Strauss, A. [1967] (2002). The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. Londres: Aldine. 2. Fine, G. A. (1993). Ten lies of ethnography: moral dilemmas of field research. Journal of Contemporary Ethnography, 22, 167-294. 1. Deakin, H. & Wakefield, K. (2014). Skype interviews: reflections of two PhD researchers. Qualitative Research 14, 603-616.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16