Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para: OG1. Saber identificar e utilizar de forma adequada as várias formas de contar histórias com dados. OG2. Compreender a dimensão visual das estruturas narrativas. OG3. Construir narrativas tendo em conta os objetivos comunicacionais em diferentes contextos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Definir uma narrativa. OA2. Identificar as diferentes formas de utilização do Storytelling. OA3. Distinguir as principais diferenças e pontos de contacto das narrativas em diferentes suportes. OA4. Aplicar as categorias de contextualização para construção de narrativas com base em dados. OA5. Conhecer as características fundamentais das estruturas narrativas em termos da dimensão visual (infografias e banda desenhada). OA6. Definir uma narrativa no contexto de infografias e banda desenhada. OA7. Identificar e definir data stories no contexto de business intelligence e dos sistemas de apoio à decisão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem. CP1. Definição de narrativa e Storytelling CP2. Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital CP3. Contar histórias com dados: categorias de contextualização CP4. Infografia CP5. Banda desenhada CP6. Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA.) da UC através das seguintes dependências: OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP2 OA4: CP3 OA5: CP4, 5 OA6: CP4, 5 OA7: CP6
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Para avaliar a capacidade de comunicar graficamente a informação serão realizados dois momentos de avaliação: - Apresentação de um trabalho em grupo na área de Jornalismo de Dados (50%). - Exercício individual (50%). Nota mínima de 10 valores em cada componente. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos. ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1: OA1, 2, 3, 5, 7 ME2: OA4, 6 ME3: OA2, 5, 6, 7 ME4: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Segel, E., & Heer, J. (2010). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEE transactions on visualization and computer graphics, 16(6), 1139-1148. Lankow, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics: The power of Visual Storytelling. John Wiley & Sons. Kosara, R., & Mackinlay, J. (2013). Storytelling: The next step for visualization. IEEE Computer (Special Issue on Cutting-Edge Research in Visualization), 46 (5), 44-50, 2013. Klanten, R., Ehmann, S., & Schulze, F. (2011). Visual storytelling: Inspiring a new visual language. Gestalten. Corr, L., & Stagnitto, J. (2011). Agile Data Warehouse Design. Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press. Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization (Voices That Matter). New Riders
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wong, D. (2013). The Wall Street Journal Guide to Information Graphics: The Dos and Don'ts of Presenting Data, Facts, and Figures. W. W. Norton & Company. Ware, C. (2008). Visual Thinking for Design. Morgan Kaufmann, Elsevier. Ma, K.-L., Liao, I., Frazier, Hauser, J. H., & Kostis, H.-N. (2012). Scientific Storytelling Using Visualization, Computer Graphics And Applications (CG&A), Visualization Viewpoints, 32, (1), 12-19.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16