Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03238
Acrónimo :
STR (PG)
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos gerais (OG) centram-se em capacitar o aluno a adquirir competências para: OG1. Saber identificar e utilizar de forma adequada as várias formas de contar histórias com dados. OG2. Compreender a dimensão visual das estruturas narrativas. OG3. Construir narrativas tendo em conta os objetivos comunicacionais em diferentes contextos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Definir uma narrativa. OA2. Identificar as diferentes formas de utilização do Storytelling. OA3. Distinguir as principais diferenças e pontos de contacto das narrativas em diferentes suportes. OA4. Aplicar as categorias de contextualização para construção de narrativas com base em dados. OA5. Conhecer as características fundamentais das estruturas narrativas em termos da dimensão visual (infografias e banda desenhada). OA6. Definir uma narrativa no contexto de infografias e banda desenhada. OA7. Identificar e definir data stories no contexto de business intelligence e dos sistemas de apoio à decisão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem. CP1. Definição de narrativa e Storytelling CP2. Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital CP3. Contar histórias com dados: categorias de contextualização CP4. Infografia CP5. Banda desenhada CP6. Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA.) da UC através das seguintes dependências: OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP2 OA4: CP3 OA5: CP4, 5 OA6: CP4, 5 OA7: CP6

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Para avaliar a capacidade de comunicar graficamente a informação serão realizados dois momentos de avaliação: - Apresentação de um trabalho em grupo na área de Jornalismo de Dados (50%). - Exercício individual (50%). Nota mínima de 10 valores em cada componente. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos. ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1: OA1, 2, 3, 5, 7 ME2: OA4, 6 ME3: OA2, 5, 6, 7 ME4: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Segel, E., & Heer, J. (2010). Narrative visualization: Telling stories with data. IEEE transactions on visualization and computer graphics, 16(6), 1139-1148. Lankow, J., Ritchie, J., & Crooks, R. (2012). Infographics: The power of Visual Storytelling. John Wiley & Sons. Kosara, R., & Mackinlay, J. (2013). Storytelling: The next step for visualization. IEEE Computer (Special Issue on Cutting-Edge Research in Visualization), 46 (5), 44-50, 2013. Klanten, R., Ehmann, S., & Schulze, F. (2011). Visual storytelling: Inspiring a new visual language. Gestalten. Corr, L., & Stagnitto, J. (2011). Agile Data Warehouse Design. Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press. Cairo, A. (2013). The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization (Voices That Matter). New Riders

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wong, D. (2013). The Wall Street Journal Guide to Information Graphics: The Dos and Don'ts of Presenting Data, Facts, and Figures. W. W. Norton & Company. Ware, C. (2008). Visual Thinking for Design. Morgan Kaufmann, Elsevier. Ma, K.-L., Liao, I., Frazier, Hauser, J. H., & Kostis, H.-N. (2012). Scientific Storytelling Using Visualization, Computer Graphics And Applications (CG&A), Visualization Viewpoints, 32, (1), 12-19.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16