Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04594
Acrónimo :
STS
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
282.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais: 1. Proporcionar o contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade. 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento. 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias. 4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Além da apresentação de investigação desenvolvida nas Unidade de Investigação pelos docentes do curso e de investigadores e outros convidados, a UC seminário proporcionará a apresentação e discussão da investigação preparada pelos alunos no seu projeto de doutoramento (e na UC projeto). A organização dos seminários é da responsabilidade dos estudantes do doutoramento e dos docentes associados à UC.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A definição do conteúdo da UC em função da agenda de investigação relativa aos temas do ambiente e da sustentabilidade através da apresentação de investigação dos docentes do curso bem de investigadores convidados permite: 1. O contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade. 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento. 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias. 4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.

Avaliação / Assessment


• Organização e participação (definição das problemáticas a apresentar, contacto com os investigadores/docentes, aspetos logísticos) nas sessões de seminário (30%): • Apresentação em aula de seminário do processo e resultados preliminares de investigação de doutoramento em curso (50%). • Comentário crítico sobre as apresentações dos conferencistas internacionais (20%). A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem consiste em sessões de apresentação de investigação na área do ambiente e da sustentabilidade por parte dos docentes do curso e de investigadores (nacionais e internacionais) convidados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões de apresentação de investigação recente (docentes do curso e convidados) bem como a apresentação e a discussão dos projetos de investigação em curso.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-30