Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A unidade curricular tem os seguintes objetivos fundamentais: 1. Proporcionar o contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade. 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento. 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias. 4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Além da apresentação de investigação desenvolvida nas Unidade de Investigação pelos docentes do curso e de investigadores e outros convidados, a UC seminário proporcionará a apresentação e discussão da investigação preparada pelos alunos no seu projeto de doutoramento (e na UC projeto). A organização dos seminários é da responsabilidade dos estudantes do doutoramento e dos docentes associados à UC.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A definição do conteúdo da UC em função da agenda de investigação relativa aos temas do ambiente e da sustentabilidade através da apresentação de investigação dos docentes do curso bem de investigadores convidados permite: 1. O contato dos alunos com investigação recente sobre o tema do ambiente e da sustentabilidade. 2. Proporcionar um espaço de debate da investigação realizada no âmbito dos projetos de doutoramento. 3. Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de investigação própria e para a participação ativa e crítica no debate de ideias. 4. Realizar sessões com conferencistas convidados (internacionais e nacionais) com investigação na área do ambiente e da sustentabilidade.
Avaliação / Assessment
• Organização e participação (definição das problemáticas a apresentar, contacto com os investigadores/docentes, aspetos logísticos) nas sessões de seminário (30%): • Apresentação em aula de seminário do processo e resultados preliminares de investigação de doutoramento em curso (50%). • Comentário crítico sobre as apresentações dos conferencistas internacionais (20%). A avaliação da UC não contempla a realização de exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem consiste em sessões de apresentação de investigação na área do ambiente e da sustentabilidade por parte dos docentes do curso e de investigadores (nacionais e internacionais) convidados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões de apresentação de investigação recente (docentes do curso e convidados) bem como a apresentação e a discussão dos projetos de investigação em curso.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-30