Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Multimédia, Visão e Computação Gráfica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
São desejáveis alguns conceitos básicos de multimedia digital
Objetivos Gerais / Objectives
Apreensão dos conceitos e práticas associados à captura, processamento e criação de som e vídeo digitais em contexto de autoria de conteúdos digitais, desde os requisitos técnicos de suporte aos requisitos de conteúdo, com realce para a componente de criação de conteúdos coerentes do ponto de vista de mensagem a comunicar, do suporte e do público-alvo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No fim da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1: Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo; OA2: Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual; OA3: Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais; OA3: Optimizar a codificação e compressão final do projecto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Storyline/Sinopse, guião, storyboard, etapas de produção, planificação. CP2: Técnica: Aquisição, suportes, fita/DVD, HD, SSM, implicações; imagem e enquadramento, 4/3, 16/9, "safe area" em aquisição; varrimento progressivo e entrelaçado; tipos de microfones, ruído; Transcrição de áudio e vídeo, largura de banda, dropped frames e implicações; edição à frame, NLE. CP3: Conteúdo: Sequências e Planos, travelings, panorâmicas, picado e contra-picado, plano e contra-plano; Enquadramento e espaço imagem: cinema, vídeo, vídeo para multimédia, implicações; Linguagem e narrativa vídeo e áudio; Tipos de som; mistura, equalização, filtragem; redução/remoção de ruído. CP4: Montagem e pós-produção; Repicagem de som, montagem à banda sonora, sincronização e pós-sonorização; Ritmo; Transições, corte, Chromakey, transparência, motion, titulagem e "safe area" em montagem CP5: Codificação e compressão, selecção do CODEC, "Constant Bit Rate", "Variable Bit Rate", "1 pass / 2 pass coding", implicações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos teóricos e teorico-práticos encontram-se associados ao OA1 e ao OA2: - o OA1 refere “Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo”; - o OA2 refere “Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual”. Os conteúdos programáticos associados ao desenvolvimento e concretização do projecto estão associados ao OA3 e ao OA4: - o OA3 refere “Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais”; - o OA4 refere " Optimizar a codificação e compressão final do projecto"
Avaliação / Assessment
Avaliação por Exame (100%) – 1ª Época, 2ª Época e Época Especial, – ou Avaliação ao longo do semestre composta por: Projeto em Grupo (80% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (20% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final da Avaliação ao longo do semestre tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. O Projeto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projeto, acompanhado, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica obrigatoriamente estar integrado num grupo para realizar o Projeto em Grupo até à 2ª semana de aulas. A não integração em Grupo implica realizar a avaliação da UC por Exame. O Projeto em Grupo finalizado é entregue no último dia de aulas do semestre. A Avaliação Individual por Teste ocorre na mesma data do Exame 1 / 1ª Época. A nota do Projeto em Grupo não serve para MN Melhoria de Nota. A MN Melhoria de Nota realiza-se apenas por Exame de 2ª Época caso o aluno tenha passado em 1ª Época. A avaliação semanal do Projeto em Grupo implica uma assiduidade mínima às aulas, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Caso um aluno não cumpra a assiduidade mínima às aulas passa automaticamente para Avaliação por Exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
EA1: aulas teórico-prática, expositivas e de exercícios com resolução em aula, utilizando papel/lápis e aplicações específicas de áudio, vídeo e autoria; EA2: apresentações práticas interactivas baseadas em aulas vídeo para e-learning e b-learning produzidos e realizados pelo professor, sobre os tópicos da UC; EA3: acompanhamento e avaliação semanal de projecto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, necessários para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, e nas aulas teóricas abordam-se as matérias para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teórico-práticas permitem a exercitação prática e a aplicação de conhecimentos em contexto de desenvolvimento do projecto de grupo, implicando trabalho autónomo por parte dos estudantes. O acompanhamento e avaliação semanal dos projectos, grupo a grupo, permite optimizar a curva de aprendizagem dos estudantes, identificando-se eventuais componentes de desenvolvimento que possam ser críticas para o projecto, criando uma dinâmica de progressão de trabalho de grupo para a concretização final do projecto. Em termos de correlação temos: OA1: EA1, EA3; exemplos/aprendizagem na especificação de projecto, especificação do projecto de avaliação; acompanhamento semanal OA2: EA1, EA3; construção de plano de trabalho com base em exemplos, validação do plano de trabalho, ajustes no plano de trabalho se necessário com análise de custos/benefícios, acompanhamento semanal OA3: EA1, EA2, EA3; escolha de equipamento, análise da quantidade e qualidade do material de vídeo e som recolhido durante a semana em função do projecto, acompanhamento semanal OA4: EA1, EA3; etapas de finalização de projecto, acompanhamento semanal
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gerald Millerson, Video Production Hand Quantel, "The Digital Fact Book, Converged media, 20th anniversary edition", B. Pank editor, 20th Edition, 2008 PF Lopes, Digital Video for Multimedia: Good Practices for Acquisition and Processing, Portuguese Journal of Computer Graphics - Advances in Computer Graphics in Portugal, Special Edition, 2004 WHAT DO EDITORS DO, The Cutting Edge - The Magic of Movie Editing, Director W Apple; TCEP Inc, ACE, NHK Enterprises, BBC, 2004 PF Lopes, Sound Recording, INOCOP, Ref INOCOP-ADETTI-D-2-P-SOA, Issue 1.0RC1, Contract Ref. 2004/EQUAL/A2/AD/235, Nov 2005 PF Lopes, Digital audio recording, editing and manipulation (5 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Digital video editing and manipulation (4+2 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Som e vídeo digital, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever) PF Lopes, Digital Content Authoring, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16