Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Multimédia, Visão e Computação Gráfica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
São desejáveis alguns conceitos básicos de multimedia digital
Objetivos Gerais / Objectives
Apreensão dos conceitos e práticas associados à captura, processamento e criação de som e vídeo digitais em contexto de autoria de conteúdos digitais, desde os requisitos técnicos de suporte aos requisitos de conteúdo, com realce para a componente de criação de conteúdos coerentes do ponto de vista de mensagem a comunicar, do suporte e do público-alvo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No fim da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1: Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo; OA2: Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual; OA3: Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais; OA3: Optimizar a codificação e compressão final do projecto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Storyline/Sinopse, guião, storyboard, etapas de produção, planificação. CP2: Técnica: Aquisição, suportes, fita/DVD, HD, SSM, implicações; imagem e enquadramento, 4/3, 16/9, "safe area" em aquisição; varrimento progressivo e entrelaçado; tipos de microfones, ruído; Transcrição de áudio e vídeo, largura de banda, dropped frames e implicações; edição à frame, NLE. CP3: Conteúdo: Sequências e Planos, travelings, panorâmicas, picado e contra-picado, plano e contra-plano; Enquadramento e espaço imagem: cinema, vídeo, vídeo para multimédia, implicações; Linguagem e narrativa vídeo e áudio; Tipos de som; mistura, equalização, filtragem; redução/remoção de ruído. CP4: Montagem e pós-produção; Repicagem de som, montagem à banda sonora, sincronização e pós-sonorização; Ritmo; Transições, corte, Chromakey, transparência, motion, titulagem e "safe area" em montagem CP5: Codificação e compressão, selecção do CODEC, "Constant Bit Rate", "Variable Bit Rate", "1 pass / 2 pass coding", implicações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos teóricos e teorico-práticos encontram-se associados ao OA1 e ao OA2: - o OA1 refere “Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo”; - o OA2 refere “Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual”. Os conteúdos programáticos associados ao desenvolvimento e concretização do projecto estão associados ao OA3 e ao OA4: - o OA3 refere “Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais”; - o OA4 refere " Optimizar a codificação e compressão final do projecto"
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre com componente de Projecto em Grupo (70% da Nota Final, avaliado semanalmente, sem nota mínima) e Avaliação Individual por Teste (30% da Nota Final, sem nota mínima). A Nota Final tem de ser igual ou superior a 9.5 valores. A componente de Projecto em Grupo baseia-se no desenvolvimento faseado de Projecto, analisado e avaliado todas as semanas, etapa a etapa. O Projecto finalizado é entregue na data do Estado de Projecto EP12 (definido no e-learning como o último dia de aulas do semestre) ou, por opção do Grupo de Projecto, na data de Estado de Projecto Extra, data a definir com Delegado de Turma para o período da 2ª Época. A avaliação semanal implica uma assiduidade às aulas mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas: para um total de 24 aulas, implica presença obrigatória em 16 aulas, 2/3 das aulas totais. Os alunos assinam uma Folha de Registo de Presenças FRP em cada aula. Pela natureza da UC com Avaliação de Projecto semanal, não há avaliação por Exames, nem Exame 1, nem Exame 2. A Avaliação semanal implica obrigatoriamente estar integrado em Grupo de Projecto até à 2ª semana de aulas. Época Especial EE: - Nota final composta por Projecto Especial, 70% da Nota Final, sem nota mínima, e Teste Escrito individual na data da EE, 30% da Nota Final, com nota mínima de 9.5 valores (nota inferior a 9.5 valores no Teste Escrito individual implica reprovar na UC). - Projecto Especial: Projecto de avaliação individual com características, entregáveis, métricas/critérios de avaliação e nível de dificuldade/esforço idênticos ao Projecto de avaliação de 1a Época, com enunciado que pode ser diferente do Projecto de 1a Época; para realizar o Projecto Especial da EE o estudante solicita o enunciado por email dois meses e meio antes do início da EE; o Projecto Especial é sujeito a Oral presencial numa data a definir no período da EE, sendo a entrega realizada obrigatoriamente antes da data da Oral; para os alunos que tenham obtido nota no Projecto de avaliação realizado ao longo do semestre em 1a Época, a nota pode ser atribuída directamente ao Projecto Especial da EE.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
EA1: aulas teórico-prática, expositivas e de exercícios com resolução em aula, utilizando papel/lápis e aplicações específicas de áudio, vídeo e autoria; EA2: apresentações práticas interactivas baseadas em aulas vídeo para e-learning e b-learning produzidos e realizados pelo professor, sobre os tópicos da UC; EA3: acompanhamento e avaliação semanal de projecto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, necessários para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, e nas aulas teóricas abordam-se as matérias para alcançar os objetivos de aprendizagem definidos. As aulas teórico-práticas permitem a exercitação prática e a aplicação de conhecimentos em contexto de desenvolvimento do projecto de grupo, implicando trabalho autónomo por parte dos estudantes. O acompanhamento e avaliação semanal dos projectos, grupo a grupo, permite optimizar a curva de aprendizagem dos estudantes, identificando-se eventuais componentes de desenvolvimento que possam ser críticas para o projecto, criando uma dinâmica de progressão de trabalho de grupo para a concretização final do projecto. Em termos de correlação temos: OA1: EA1, EA3; exemplos/aprendizagem na especificação de projecto, especificação do projecto de avaliação; acompanhamento semanal OA2: EA1, EA3; construção de plano de trabalho com base em exemplos, validação do plano de trabalho, ajustes no plano de trabalho se necessário com análise de custos/benefícios, acompanhamento semanal OA3: EA1, EA2, EA3; escolha de equipamento, análise da quantidade e qualidade do material de vídeo e som recolhido durante a semana em função do projecto, acompanhamento semanal OA4: EA1, EA3; etapas de finalização de projecto, acompanhamento semanal
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gerald Millerson, Video Production Hand Quantel, "The Digital Fact Book, Converged media, 20th anniversary edition", B. Pank editor, 20th Edition, 2008 PF Lopes, Digital Video for Multimedia: Good Practices for Acquisition and Processing, Portuguese Journal of Computer Graphics - Advances in Computer Graphics in Portugal, Special Edition, 2004 WHAT DO EDITORS DO, The Cutting Edge - The Magic of Movie Editing, Director W Apple; TCEP Inc, ACE, NHK Enterprises, BBC, 2004 PF Lopes, Sound Recording, INOCOP, Ref INOCOP-ADETTI-D-2-P-SOA, Issue 1.0RC1, Contract Ref. 2004/EQUAL/A2/AD/235, Nov 2005 PF Lopes, Digital audio recording, editing and manipulation (5 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Digital video editing and manipulation (4+2 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Som e vídeo digital, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever) PF Lopes, Digital Content Authoring, ISCTE-IUL, 2019 (a escrever)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30