Programa
Mestrado em Antropologia
Programa
Aula nº 1 – 8 de Fevereiro Introdução. O processo de categorização e suas implicações, ‘looping effect’ ( Hacking 1995). Aula nº2 – 15 de Fevereiro Análise de ‘Madness: biological or constructed?’ ( Hacking 1999) e ‘Labelled bodies’ ( Lowy 2011). Aula nº3 – 29 de Fevereiro A noção de endangerment: mapeamento, conceitos, valores e práticas associados. As técnicas relativas à preservação de objectos considerados ameaçados. A constituição de gene banks, Svalbard Global Seed Vault, DNA Barcode. (Strasser 2011) Aula nº4 – 7 de Março A imagem do ‘ecologically noble savage’. O mito do último representante de uma cultura. ( Gruber 1970; Hames 2007; Kuper 2003). Aula nº 5 – 14 de Março A noção de extinção; a emergência do interesse pelo meio ambiente. (Delors 2007; Grove 1992). Aula nº6 – 21 de Março As línguas em vias de desaparecimento; o Atlas of the World’s Languages in Danger da Unesco. Conservar as línguas ou os falantes? ( Dobrin and Berson 2011; Mufwene 2005). Aula º 7 – 28 de Março A preservação de monumentos e de lugares em perigo; o World Report on Heritage in Peril de 2000)( Kirshenblatt-Gimblett 2006). Aula nº8 – 18 de Abril As espécies naturais em perigo; a Red List of Threatened Species (1963) e o US Endagered Species Act ( 1973). A quem compete a re-introdução de espécies em perigo? A identificação entre o wild e o natural. Aula n’ 9 – 25 de Abril Quem fala em nome da natureza? Porque razão a diversidade é valorizada? (Descola 2008; Sober 1986) Aula nº10 – 2 de Maio As consequências do endangerment; o looping effect – quais as espécies naturais que são privilegiadas ( Bowker 2000) Aula nº11 – 9 de Maio Risco e em perigo. Como diferentes tipos de cultura seleccionam diferentes tipos de perigos ( Douglas 1992).