Métodos de Ensino e Avaliações
Esta disciplina presume alguma familiaridade com as principais correntes teóricas ditas clássicas na antropologia: funcionalismo, estruturalismo, marxismo estrutural, interaccionismo, teorias de acção e processo, etc. Efectuar-se-á uma tentativa de equilíbrio entre aulas teóricas e seminários de discussão de textos, lidos pela turma previamente aos debates. A bibliografia será disponibilizada sempre em dois formatos: fotocópias e PDFs. Os discentes deverão utilizar as três bibliotecas próximas especializadas em antropologia: as do ISCTE/IUL (biblioteca geral), do CEAS/CRIA e do ICS. | 1. Ensaio (3-4 pp) ou discussão de um texto em seminário [33%]; 2. Ensaio final (7-8 pp) [67%]. O exame final recai apenas sobre a Bibliografia Básica e os tópicos principais tratados e discutidos nas aulas. Será oportunamente distribuído um Guião indicando com pormenor a estrutura recomendada do ensaio final. Uma parte da avaliação final inclui uma ponderação mínima da assiduidade do/da discente e da sua participação activa nas aulas.