Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03446
Acrónimo :
TA (DA-FCSH)
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
32.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
68.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4432.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o estudante deverá ser capaz de: OA1 - Aprofundar o conhecimento e a compreensão crítica dos referenciais teóricos e das metodologias da Antropologia, aplicando-os num contexto de investigação determinado, incluindo, quando relevante, conexões interdisciplinares; OA2 - Enquadrar o problema de investigação num estado da questão aprofundado do conhecimento antropológico e interdisciplinar OA3 - Identificar métodos e técnicas da prática cientifica e nomeadamente os referentes ao método etnográfico. OA4 - Fazer trabalho autónomo de investigação em Antropologia OA5 - Produzir uma tese original

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Implementação do projeto de pesquisa P2 - Trabalho empírico P3 - Estado da arte, discussão teórica P4 - Articulação teoria/etnografia e produção de análise. P5 - Inclui seminários bimensais, num total de 6 sessões por ano, com apresentação pelos estudantes do estado das suas pesquisas ou escrita, e principais problemas sentidos, de modo a assegurar: Critica dos resultados da pesquisa; Debate sobre os capítulos da tese; Participação em conferências e seminários

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os P - Todos os OA

Avaliação / Assessment


- Avaliação com base no seminário e um relatório de progresso a apresentar no final da cada ano. - Avaliação final da tese por júri.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M1 - Acompanhamento do progresso nos seminários de acompanhamento M2 - Trabalho com orientador em tutoria M3 - Apresentação de capítulos e sua discussão M4 - Avaliação com base no seminário e um relatório de progresso a apresentar no final da cada ano. M5 - Avaliação final da tese por júri

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O treino das capacidades e das competências nas várias técnicas e métodos de investigação é o objectivo de aprendizagem desta UC. A coerência entre as Metodologias de ensino (ME) e os objectivos de aprendizagem é a seguinte: ME1 - expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2 e OA3 ME2 - Participativas OA2 ME3 - trabalho autónomo do discente - OA1 e OA3 ME 4 e ME 5 - OA 4 e OA 5

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stocking, G.W. 2001. Delimiting Anthropology. Madison: The University of Wisconsin Press. Sperber, D. 1992. O saber dos antropólogos. Lisboa: Edições 70. Sankek, R. 1990. Fieldnotes. The Making of Anthropology. Ithaca & London: Cornell University Press. Ingold, T. 2013. Making, London and New York: Routledge. Bourdieu, P. 2002 (1972). Esquisse d'une théorie de la pratique. Paris : Seuil. Bloch. M. 2005. Essays on Cultural Transmission. Oxford : Berg

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16