Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04452
Acrónimo :
TADAP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
27.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
20.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
47.0h/sem
Trabalho Autónomo :
253.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


Tem como objetivo principal fornecer aos estudantes os instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para o desenho de um projeto de pesquisa e/ou intervenção em ciências sociais. Tratando-se de uma unidade curricular comum a vários mestrados, está desenhada para o cumprimento de um objetivo final: apetrechar os estudantes para a elaboração de um projeto próprio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da u.c. os estudantes deverão estar aptos a: 1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas; 2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou aplicação, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto; 3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O trabalho proposto diz respeito á transferência das aprendizagens realizadas e sua aplicação em conformidade com as necessidades organizacionais identificadas na Administração Pública. O trabalho de projecto é realizado a partir de uma perspectiva de investigação-acção pelo que assenta numa lógica de interacção com as actividades de diagnóstico e caracterização dos contextos e de desenho/desenvolvimento de um Projecto Aplicado que será decorrente das necessidades observadas no terreno. Conteúdos Programáticos: 1.Concepção de um projecto individual de investigação/aplicado 2.Organização e desenvolvimento de um Projecto Aplicado que promova o desenvolvimento organizacional na Administração Pública. 3.Apresentação de um Projecto Aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1.Concepção de um projecto individual de investigação/aplicação (Objetivos 1, 2 e 3) 2.Organização e desenvolvimento de um Projecto de aplicação que promova o desenvolvimento organizacional na Administração Pública (Objetivos 2,e 3 ) 3.Apresentação de um Projecto de Intervenção.(Objetivo 3)

Avaliação / Assessment


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes. | O Projecto de Aplicação será objecto de apreciação e discussão pública por um júri, que terá em consideração indicadores como a inovação, qualidade e organização do Projecto de Aplicação apresentado. Será tido também em consideração a coerência interna, pertinência, clareza e precisão do discurso. A avaliação consta de duas partes, e é realizada da seguinte forma: ?Relatório do Projecto de Aplicação. ?Apresentação e Discussão do Relatório do Projecto de Aplicação

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O reconhecimento e capacidade de utilização de diferentes tipos de estratégias metodológicas é fundamentalmente promovido por sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos e debate, sempre com recurso à ilustração empírica. A identificação concreta de problemas num ciclo de pesquisa e/ou intervenção, bem como a elaboração de uma proposta de projeto são objetivos a concretizar através de sessões práticas de apresentação dos projetos dos estudantes e de orientação tutorial.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bell, J. (1997). Como Realizar um Projecto de Investigação. Lisboa: Gradiva Barbier, J. M. (1993). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Lisboa: Pactor

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van, (1992) Manual de Investigação em Ciências Sociais, «Colecção Trajetos», 1ª Edição, Lisboa, Gradiva Hill, M. E Hill, A. (2000). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16