Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conhecer os principais tópicos de tendência futura da gestão de projetos 2. Saber investigar sobre uma matéria ou problemática na área de gestão de projetos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Conhecer as principais limitações, problemáticas e tendências do corpo de conhecimento da gestão de projetos 2. Saber pesquisar, enquadrar e documentar o estado da arte de áreas de conhecimento na gestão de projetos 3. Saber pesquisar e enquadrar tendências sobre o futuro da gestão de projetos 4. Conhecer as principais metodologias de pesquisa e investigação em gestão de projetos
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Limitações e problemáticas da atualidade da gestão de projetos 2. Tendências e perspetivas sobre o futuro da gestão de projetos 3. Principais metodologias de investigação em gestão de projetos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 3 OA3 - CP 2 OA4 - CP 3
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho em grupo sobre o estado da arte do conhecimento científico sobre um subdomínio da gestão de projetos, com a ponderação de 80% - Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores Alternativamente pode ser feito exame final, de 1.ª ou de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 4. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1,2,3 ME 2 - OA 2,3,4 ME 3 - OA 2,3,4 ME 4 - OA 2,3,4 ME 5 - OA 2,3,4
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Ron Basu, 2016. Managing Projects in Research and Development. Routledge - Pamela Schindler, 2018. Business Research Methods, 13th Edition. McGraw-Hill Education
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Project Management Institute, 2017. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16