Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03878
Acrónimo :
TAIGP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


1. Conhecer os principais tópicos de tendência futura da gestão de projetos 2. Saber investigar sobre uma matéria ou problemática na área de gestão de projetos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão ser capazes de: 1. Conhecer as principais limitações, problemáticas e tendências do corpo de conhecimento da gestão de projetos 2. Saber pesquisar, enquadrar e documentar o estado da arte de áreas de conhecimento na gestão de projetos 3. Saber pesquisar e enquadrar tendências sobre o futuro da gestão de projetos 4. Conhecer as principais metodologias de pesquisa e investigação em gestão de projetos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Limitações e problemáticas da atualidade da gestão de projetos 2. Tendências e perspetivas sobre o futuro da gestão de projetos 3. Principais metodologias de investigação em gestão de projetos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 3 OA3 - CP 2 OA4 - CP 3

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho em grupo sobre o estado da arte do conhecimento científico sobre um subdomínio da gestão de projetos, com a ponderação de 80% - Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores Alternativamente pode ser feito exame final, de 1.ª ou de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura 4. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1,2,3 ME 2 - OA 2,3,4 ME 3 - OA 2,3,4 ME 4 - OA 2,3,4 ME 5 - OA 2,3,4

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Ron Basu, 2016. Managing Projects in Research and Development. Routledge - Pamela Schindler, 2018. Business Research Methods, 13th Edition. McGraw-Hill Education

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Project Management Institute, 2017. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16