Sumários

Seminário- palestra Etnografando Corporalidades

6 Dezembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Palestra com Prof. Scott Head (UFSC, Brasil)

Gestos etnográficos e textos performáticos.

O título, ao conjugar duas figurações conversas - a etnografia figurada como gesto e o texto figurado como performance - aponta para os processos de recontextualização e entextualização implicados no fazer da etnografia (ou antropologia, ou 'antropografia') que pretendo discutir neste seminário. Tomo duas referências como ponto de partida. A primeira é de João Pina-Cabral (2007: 191), ao afirmar que o gesto etnográfico consiste no "movimento tanto físico quanto intelectual que leva o cientista a descontextualizar-se socialmente para poder re-contextualizar-se no 'terreno'." O segundo é de Karin Barber (2005), ao afirmar que as poesias orais africanas por ela pesquisadas implicam necessariamente processos dinâmicos de entextualização, no sentido de que tornam trechos de discurso separáveis de seu contexto imediato e portanto passíveis de repetição e de recontextualização como componentes inerente à performance em si. Mais do que apontar para os deslocamentos (conceituais, corporais, ou mesmo performáticos) implicado no fazer da etnografia ou para a dimensão 'textual' de uma performance cultural ou outra prática encontrada no campo, o que busco ressaltar e pôr em discussão neste seminário são alguns dos variados modos com que essas dimensões podem ser articuladas, e algumas de suas implicações conceituais, poéticas e políticas.

Scott Head


Doutor em antropologia (2004) pela Universidade do Texas em Austin. Atua como antropólogo e co-coordenador do Grupo de Estudos em Oralidade e Performance (GESTO) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, há mais de uma década. Anteriormente, brincava tempo semelhante nas rodas de Capoeira Angola do Rio de Janeiro, onde também brincava de ser fotógrafo. Alguns de seus interesses recorrentes: performance, gesto, imagem, corpo, história e temporalidade. Cada vez mais, entende a 'raça' (e no caso, sua própria branquitude) como condição social e histórica que atravessa, interrompe e transforma os variados cenários etnográficos e performativos sobre os quais e desde os quais vem buscando refletir.

A sessão decorreu de modo online porque muitos participantes se encontram fora do país ou de Lisboa e para diminuir os riscos de propagção da pandemia.

Seminário -Palestra Etnografia Online e Pandemia

15 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Palestra com o Prof. Jean Segata da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o título "Entre esclaas globais e experiências situadas. Etnografia Online e Pandemia

A palestra foi presencial e a sessão foi hibrida com alunos na sala e outros online.