Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03667
Acrónimo :
TAPAGE
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
18.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral do Seminário é a promoção de um debate aberto, atualizado e competente sobre linhas mestras da Administração e Gestão Escolares

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A investigação e a prática da administração e gestão escolar implicam o domínio de um conjunto de temas centrais, cujo respetivo tratamento só pode ser atingido através do debate em torno desses temas com especialistas de mérito reconhecido. Assim, o objetivo da presente UC é o de apresentar visões periciais aprofundadas de linhas-mestras da administração e gestão escolar aos estudantes, ao mesmo tempo que se promovem entre estes competências de debate baseado no conhecimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O Programa consiste em oito sessões temáticas, com a duração de duas horas cada, a primeira das quais dedicada à exposição de um tema por parte de um perito, e a segunda ao debate com e entre os estudantes. São os seguintes os oito temas: - Autonomia escolar e gestão do currículo - Gestão financeira das organizações escolares no quadro das regras da Administração Pública - Critérios e políticas de seleção, recrutamento, avaliação e gestão de pessoal, incluindo docentes, no quadro das regras da Administração Pública - Gestão de redes e parcerias escolares - O papel das Escolas e o papel das Autarquias na descentralização da educação - Gestão da comunicação interna e externa das organizações escolares - Projeto de escola, gestão estratégica e cultura organizacional - Estilos de liderança e gestão do conhecimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os temas a abordar em oito sessões seminariais são centrais para o desempenho ao mais alto nível de funções de Administração e Gestão Escolar com elevado teor de competências técnicas, em particular no que respeita à capacidade de basear a liderança na produção de conhecimento e nas evidências. O debate entre os estudantes e especialistas convidados para apresentar os temas e gerir o debate tem um importante espaço explicitamente reservado no programa, respondendo assim de forma direta aos objetivos da UC.

Avaliação / Assessment


A avaliação inclui a presença nos oito seminários e o nível de envolvimento nos debates. Como resultado dessa participação os alunos devem apresentar uma síntese (por escrito) respeitante a cada sessão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação entre a transmissão de conhecimento por parte de peritos externos ao corpo docente afeto ao curso e o debate com os estudantes e entre eles em torno dos temas apresentados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino sobrepõem-se totalmente aos objetivos de aprendizagem, dadas as duas componentes presentes em ambos os parâmetros: transmissão de conhecimentos de ponta e debate em torno desses conhecimentos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A apresentar por cada um dos animadores dos oito Seminários

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16