Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral do Seminário é a promoção de um debate aberto, atualizado e competente sobre linhas mestras da Administração e Gestão Escolares
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A investigação e a prática da administração e gestão escolar implicam o domínio de um conjunto de temas centrais, cujo respetivo tratamento só pode ser atingido através do debate em torno desses temas com especialistas de mérito reconhecido. Assim, o objetivo da presente UC é o de apresentar visões periciais aprofundadas de linhas-mestras da administração e gestão escolar aos estudantes, ao mesmo tempo que se promovem entre estes competências de debate baseado no conhecimento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O Programa consiste em oito sessões temáticas, com a duração de duas horas cada, a primeira das quais dedicada à exposição de um tema por parte de um perito, e a segunda ao debate com e entre os estudantes. São os seguintes os oito temas: - Autonomia escolar e gestão do currículo - Gestão financeira das organizações escolares no quadro das regras da Administração Pública - Critérios e políticas de seleção, recrutamento, avaliação e gestão de pessoal, incluindo docentes, no quadro das regras da Administração Pública - Gestão de redes e parcerias escolares - O papel das Escolas e o papel das Autarquias na descentralização da educação - Gestão da comunicação interna e externa das organizações escolares - Projeto de escola, gestão estratégica e cultura organizacional - Estilos de liderança e gestão do conhecimento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os temas a abordar em oito sessões seminariais são centrais para o desempenho ao mais alto nível de funções de Administração e Gestão Escolar com elevado teor de competências técnicas, em particular no que respeita à capacidade de basear a liderança na produção de conhecimento e nas evidências. O debate entre os estudantes e especialistas convidados para apresentar os temas e gerir o debate tem um importante espaço explicitamente reservado no programa, respondendo assim de forma direta aos objetivos da UC.
Avaliação / Assessment
A avaliação inclui a presença nos oito seminários e o nível de envolvimento nos debates. Como resultado dessa participação os alunos devem apresentar uma síntese (por escrito) respeitante a cada sessão.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação entre a transmissão de conhecimento por parte de peritos externos ao corpo docente afeto ao curso e o debate com os estudantes e entre eles em torno dos temas apresentados
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino sobrepõem-se totalmente aos objetivos de aprendizagem, dadas as duas componentes presentes em ambos os parâmetros: transmissão de conhecimentos de ponta e debate em torno desses conhecimentos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
A apresentar por cada um dos animadores dos oito Seminários
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16