Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03530
Acrónimo :
TAPDFGQS
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC o estudante deverá ter adquirido competências que permitam atuar em contexto de tomada de decisão de forma consciente salvaguardando as vontades do doente/cidadão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Descrever e discutir os conceitos da literacia em saúde; 2. Compreender e aplicar os modelos de apoio à tomada de decisão; 3. Compreender e aplicar a avaliação da funcionalidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Literacia em saúde e autonomia do doente 2. Modelos de apoio à tomada de decisão na perspetiva do doente, do profissional e do gestor 3. Processo de tomada de decisão partilhada 4. Condições clínicas agudas, subagudas, crónicas e degenerativas 5. Envelhecimento 6. Função, recuperação e reabilitação ? Conceitos 7. Funcionalidade, independência e dependência funcional 8. Classificação Internacional de Funcionalidade - Conceito de atividade e participação 9. Tabela Nacional de Funcionalidade 10. Avaliação da funcionalidade a. Importância para a decisão b. Exemplos de instrumentos de avaliação da funcionalidade c. Escala de Barthel d. Medida de Independência Funcional e. Índice de Katz f. EASYCare 11. Avaliação da qualidade das decisões 12. Questões bioéticas que guiam o processo de tomada de decisão 13. Satisfação do doente e tomada de decisão

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais Teórico-metodológicos e instrumentais.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nesta UC são utilizadas aulas expositivas para a exploração de conceitos teóricos e aulas ativas que envolvem a participação dos alunos na resolução de problemas com vista a explorar os aspetos relacionados com o saber fazer e colocação em prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e incluídos nos conteúdos programáticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A utilização de aulas expositivas e ativas no processo de aprendizagem permite exemplificar a aplicação dos conceitos teóricos transmitidos aos alunos. Durante as aulas os alunos são chamados a intervir na resolução de problemas havendo preocupação de fazer a ligação entre as matérias leccionadas nesta unidade curricular e as matérias leccionadas em unidades curriculares anteriores.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Guadagnoli E, Ward P. Patient participation in decision-making. Soc Sci Med 1998;47(3):329-39. Kaplan SH, Greenfield S, Ware JE Jr. Assessing the effects of physician-patient interactions on the outcomes of chronic disease. Med Care 1989;27(3 Suppl):S110-27. Greenfield S, Kaplan SH, Ware JE Jr., et al. Patients? participation in medical care: effects on blood sugar control and quality of life in diabetes. J Gen Intern Med 1988;3(5):448-57. Greenfield S, Kaplan S, Ware JE Jr. Expanding patient involvement in care. Effects on patient outcomes. Ann Intern Med 1985;102(4):520-8. Coulter A. The autonomous patient: ending paternalism in medical care. London: Nuffield Trust; 2002. Guadagnoli E, Ward P. Patient participation in decision-making. Soc Sci Med 1998;47(3):329-39. Deber RB, Kraetschmer N, Irvine J. What role do patients wish to play in treatment decision making? Arch Intern Med 1996;156(13):1414-20.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mette Kaltoft, Michelle Cunich, Glenn Salkeld and Jack Dowie Assessing decision quality in patient-centred care requires a preference-sensitive measure, Journal of Health Services Research &Policy 2014, Vol. 19(2) 110?117 Clinical Decision Support. Content last reviewed August 2018. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD. http://www.ahrq.gov/professionals/prevention-chronic-care/decision/clinical/index.html Building a Future for Shared Clinical Decision Support. Content last reviewed March 2018. Agency for Healthcare Research and Quality, Rockville, MD. http://www.ahrq.gov/news/blog/ahrqviews/buildiing-a-future-for-shared-cds.html

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16