Programa

Curso Institucional em ISCTE-IUL

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão de Marketing

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Licenciatura em Psicologia

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial

Licenciatura em Marketing

Licenciatura em Sociologia

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática

Licenciatura em Antropologia

Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (PL)

Licenciatura em Engenharia Informática

Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL)

Licenciatura em Finanças e Contabilidade

Licenciatura em Economia

Programa

1. O Orador - Perceber a diferenciação entre competência e atitude. - Compreender a importância de competências e atitudes específicas para o sucesso de uma apresentação. - Compreender e aplicar a metodologia de análise SWOT no diagnóstico das competências e atitudes pessoais. - Compreender os efeitos do stress positivo e negativo e desenvolver competências de regulação do stress. 2. A Comunicação em sala - Adquirir conhecimento geral acerca da importância da comunicação no decorrer da apresentação. - Desenvolver competências verbais de comunicação e compreender o seu impacto no sucesso da apresentação. - Desenvolver competências não verbais de comunicação e compreender o seu impacto no sucesso da apresentação. - Ser capaz de identificar os erros mais frequentes associados à comunicação verbal e não verbal. 3 Preparação da apresentação - Perceber a importância da definição do objectivo da apresentação, garantindo o seu ajustamento aos conteúdos da apresentação e à audiência. - Adquirir competências e estratégias de planeamento e organização da apresentação. - Compreender a utilização de Mapas Mentais enquanto ferramenta de suporte à apresentação. - Desenvolver competências técnicas de elaboração de Mapas Mentais. 4. Condução da apresentação: O Orador em sala - A importância da Abertura da Apresentação. - O papel e a atitude do apresentador e o seu efeito na audiência. - Explorar a diversidade dos elementos de suporte em sala e as suas diferentes aplicações. 5. Conduzir e concluir a apresentação: O Público em sala - A importância da monitorização da audiência. - Estratégias de persuasão e de captação da atenção. - Perceber o impacto de metáforas, exemplos práticos e citações. - Compreender os efeitos que diferentes finalizações da apresentação poderão ter na audiência.