Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução às diferentes teorias e categorizações relacionadas com o campo do património, de forma a permitir aos alunos uma noção de conjunto sobre o campo do património contemporâneo, e uma capacidade de reflexão, intervenção e argumentação em torno dos diferentes ?tipos? de património.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - noção de conjunto sobre o "campo" do património nas suas diferentes vertentes (natural, cultural, material/imaterial, i/móvel, etc.); OA2 - capacidade de reconhecer os processos históricos, sociais e políticos que permitiram o aparecimento e implementação dessas categorias; OA3 - identificar a complexificadade dos novos regimes materiais (digitais, virtuais, "líquidos") e os desafios que representam para os atores no campo do património; OA4 - mapear e debater de forma crítica as principais teorias e abordagens ?em? e ?sobre? o património; e OA5 - entender as diferentes trajetórias epistemológicas do conceito de património através das distintas disciplinas relevantes (Antropologia Social; Arqueologia; Estudos Culturais; Museologia; etc.).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1: Introdução Os "campos" do Património: background histórico e mapeamento A UNESCO e a definição contemporânea de Património Património ? perspetivas disciplinares e interdisciplinares e novos desafios tecnológicos Módulo 2: Campos do património e Estudos Críticos do Património Património Cultural Património Natural Património Imaterial Outros Patrimónios Módulo 3: Teorias ?em? e ?do? Património Folclorismo e etnologia Conservação e restauro Performance e património Património e identidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos pretendem conferir aos alunos uma visão de conjunto do campo do património, especificamente sobre a sua natureza complexa, a nível nacional e internacional. Terão igualmente um conhecimento científico interdisciplinar sobre a dimensão multifacetada do Património, incluindo as vertentes cultural, histórica, social, económica e política. OA1 ? Módulos 1 e 2 OA2 ? Módulos 1, 2 e 3 OA3 ? M1 OA4 ? M1, 2 e 3
Avaliação / Assessment
A avaliação será composta por: 1) Frequência e participação nos momentos pedagógicos (aulas teóricas, teórico-práticas) 2) Participação no seminário 3) Realização de um ensaio (3000 palavras) de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas, respondendo ao desafio: ?Categoriza e justifica a identificação do objeto ?X? a uma categoria de património?.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas combinarão momentos expositivos (ex-cátedra) com momentos teórico-práticos (com a apresentação e discussão de estudos de caso) e com seminário, onde será realizado um exercício prático de proposição e discussão de ?tipos de património?.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia aplicada combina a aquisição de conhecimentos científicos teórico-conceptuais, assim como o desenvolvimento de instrumentos práticos de identificação e formulação de estudos de caso, objetos e problemas no campo do património.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Silverman, Helaine. 2014. ?Heritage Theory.? In Encyclopedia of Global Archaeology, edited by Claire Smith, 3332?37. New York, NY: Springer. Meskell, Lynn ed. 2015. Global Heritage: A Reader. Oxford: John Wiley & Sons. Lowenthal, David. 2005. Natural and cultural heritage. International Journal of Heritage Studies 11 (1): 81-92 Harrison, Rodney. 2012. Heritage. Critical Approaches. London & New York: Routledge. Graham, Brian & P. Howard eds.2008. The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Ashgate. Coombe, Rosemary J., and Melissa F. Baird. 2015. ?The Limits of Heritage.? In A Companion to Heritage Studies, edited by William Logan, Máiréad Nic Craith, and Ulrich Kockel, 337?54. Wiley Books. Brumann Christoph & D Berliner eds. 2016. World Heritage on the Ground. Ethnographic Perspectives. Berghahn. Bortolotto, Chiara. 2010. ?Globalising Intangible Cultural Heritage? Between International Arenas and Local Appropriations.? In Heritage and Globalisation, 111?28. Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16